Luciene Santos Andrade iniciou sua jornada como profissional em 1996, vendendo mudas de pingo de ouro. Ao longo dos seus 30 anos de carreira, pouco a pouco foi conquistando seu espaço, se aperfeiçoando na área, e é hoje dona da empresa Paisagem Brasil, que trabalha com paisagismo e irrigação paisagística. Formada em administração, ela começou a trabalhar com projetos em 1999, após completar seu curso em paisagismo.
Ela e seu esposo Luís (também seu sócio), moram em Uberlândia, Minas Gerais. Eles dois juntamente com mais 15 colaboradores prestam um serviço completo para seus clientes, que engloba: atendimento, visitas, execução, implantação, acompanhamento pós-obra, manutenção de irrigação e consultoria paisagística. Sua clientela varia desde grandes condomínios e projetos comerciais a chácaras, fazendas e residências e faz mais de 10 anos que a AuE auxilia esses trabalhos. O AutoLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE são utilizados diariamente por Luciene, e sobre eles, ela comenta:
“Eu acho um sucesso, facilita muito a vida do projetista. Nos projetos de paisagismo o melhor entendimento pro cliente é a visualização, você consegue explicar melhor, a qualidade de apresentação fica excelente! Para nós paisagistas é ganhar muito tempo, você consegue fazer contagem de plantas, gerar os orçamentos, tudo muito rápido.”
O Projeto
Na opinião de Luciene, é de extrema importância que os projetos arquitetônicos, paisagísticos e de irrigação trabalhem em conjunto. Por isso, em seu serviço ela procura sempre fazer um elo com o arquiteto e o cliente, para que seu projeto seja desenvolvido de acordo com uma ideia inicial de todos. Este projeto foi feito em parceria com uma arquiteta da cidade de Luciene.
A casa está situada em um terreno de 1000m², com um paisagismo é bastante tropical. Alguns dos elementos presentes no projeto são: o uso de helicônias, jardineiras suspensas, espelho d’água, piscina, cortinas verdes e muitas jabuticabeiras (a pedido do cliente). Por ser um paisagismo já pronto, as plantas precisaram da ajuda até mesmo de guindaste para serem implantadas, de forma que não é necessário esperar o crescimento de nenhuma planta para compor o paisagismo por completo.
Curiosidades
Faz quase 30 anos que Luciene fundou a sua empresa “Paisagem Brasil” e, de acordo com ela, no início a aceitação do paisagismo era mais difícil, por ser algo novo, sua importância ainda não era muito compreendida. Felizmente, tal questão não desmotivou Luciene, que continuou a investir em estudo, na sua equipe e em colaboradores, possibilitando hoje que ela seja recompensada pela sua dedicação ao longo dos anos.
Nos dias atuais, projetos com jardins contemporâneos e tropicais estão em alta no paisagismo. De acordo com Luciene, após da pandemia da COVID-19 o paisagismo começou a ser mais valorizado, e a procura por ambientes mais aconchegantes e espaços verdes aumentou. Tal fato beneficia não somente uma estética melhor nas casas, como também impacta positivamente a natureza.
Confira mais imagens do projeto:
Assista a entrevista completa