A cidade de Ceará é conhecida por seu clima seco e quente, essas características podem trazer diversos malefícios para a saúde da população. O tempo seco contribui para o ressecamento da mucosa das vias aéreas, o que facilita o surgimento de alergias, asma, bronquite e outras doenças respiratórias.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará enfrenta um cenário de seca em 2024. A seca no Ceará pode ter um impacto significativo na rotina da população, a umidade do ar no estado pode chegar a 15%, o que é similar ao deserto do Saara.
É importante que a população se atente aos cuidados necessários para evitar problemas de saúde relacionados ao clima seco, como desidratação e problemas respiratórios.
De forma a minimizar os impactos do tempo seco, característico da cidade, foi disposto um espelho de água que além da piscina, são alternativas que favorecem a umidificação do ar. Ajudando a controlar a temperatura do ambiente, reduzindo o calor e criando um clima mais agradável.
O maior desafio desse projeto foi o de aproveitar ao máximo a grande área disponível, dispendendo de um orçamento limitado para as plantas. Dessa forma foi utilizado o coqueiro existente como ponto de destaque do projeto, ornando com o entorno.
Logo na fachada, a primeira espécie que foi disposta com objetivo de trazer volume e "toque de cor", foi a Colocasia esculenta, conhecida popularmente no Brasil como Inhame-preto, é uma espécie de hortaliças na qual tem grande uso no paisagismo, devido a sua vistosa folhagem em tom escuro. Além disso, é uma planta que tolera sol pleno e clima semiárido, que é o caso da região.
Outra planta que foi alocada no caminho com o mesmo objetivo da anterior, foi a Heliconia psittacorum, ela é uma planta nativa com origem no cerrado, caatinga e mata atlântica, sendo também de sol pleno.
Pensando na parte interna, para a área da piscina foi escolhida a Alpinia zerumbet, uma herbácea que cresce até 3m e que tolera meia-sombra, por tanto ela foi inserida de forma a ficar no muro, o qual a protege do sol do norte, recebendo a quantidade adequada de iluminação.
O cliente solicitou uma área com gramado para que as crianças e os seus cachorros pudessem brincar e correr livremente, para esse fim foi utilizado a grama esmeralda, conhecida por sua enorme resistência a pisoteamento e ao mesmo tempo conferir maciez, características ideais que puderam atender as necessidades da família.
Para garantir a eficiência do projeto, foram utilizados os softwares AutoLANDSCAPE e VisualPLAN. O AutoLANDSCAPE, um plugin do CAD, automatiza processos, otimiza a organização do escritório e aumenta a produtividade, facilitando desde o estudo inicial até o detalhamento. Já o VisualPLAN, focado na apresentação, gera plantas baixas humanizadas e modelos 3D automaticamente, tornando a comunicação com o cliente mais clara e intuitiva. A integração entre os dois softwares permite a exportação de dados do AutoLANDSCAPE para o VisualPLAN, otimizando o fluxo de trabalho.