A paisagista Bettina Landa fala sobre como o paisagismo deve imitar a natureza

Autor: Anita Cid - Data: 05/05/2009

paisagista Bettina Landa

Bettina Landa é natural do Uruguai e radicada no Brasil desde 1980. É formada em paisagismo pelo Senac de Florianópolis e em Permacultura: design e consultoria, pela Escola Latinoamericana de Permacultura. Além disso, realizou uma série de cursos técnicos, visando sempre o não uso de agrotóxicos nem de defensivo químicos. Ao longo de sua carreira se dedicou ao paisagismo ecológico, trabalhado no enriquecimento florestal, estudo e recuperação de matas ciliares, entre outras atividades sempre ligadas ao desenvolvimento orgânico e preventivo de diversas culturas tanto ornamentais como utilitárias.

AuE Soluções: Conte-nos sobre como foi sua escolha pela profissão de paisagista?

Bettina: Sempre gostei de estar em contato com a natureza. Quando coloco a "mão na terra" sinto uma sensação especial e diferente. Sou de uma pequena cidade do interior do Uruguai, cidade de Artigas, um lugar onde ninguém nunca pensou que os jardins podiam ser planificados. Foi mais o menos ai que começou a minha vontade de "imitar a natureza" e foi assim que me tornei paisagista.

AuE Soluções: Você segue algum conceito na construção de seus jardins?

Bettina: Observando a natureza e tentando imita-la de todas as formas, isso não tem como dar errado. Igualmente eu aplico os princípios do Feng Shui, técnica milenar oriental, que me ajuda a encontrar o equilíbrio entre todos os elementos que procuro introduzir, ou representá-los, através de formas, cores e aromas.

AuE Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas?

Bettina: É quase mágico, em cada canto que estou projetando eu consigo visualizar a espécie que mora ali. Quando sinto a necessidade de tal espécie e sigo esse instinto o jardim vira paisagem. O que dá esse toque mágico é o intercâmbio de energias, desejos e de sonhos com e os meus clientes, saber o que eles sentem quando estão na área que será projetada.

AuE Soluções: Qual é a receita para um bom projeto de paisagismo, que atenda todas as expectativas do cliente?

Bettina: Como já falei antes "imitar a natureza", com as suas formas, suas cores e seus perfumes. Mostrar ao cliente que eu não estou só fazendo o seu jardim e sim que estou "criando a sua paisagem". Isto é uma responsabilidade muito grande e este processo tem que ser perfeito para nós três - para o meu cliente, para mim como paisagista e para a natureza.

Mostro ao cliente que eu não estou só fazendo o seu jardim e sim que estou "criando a sua paisagem". Isto é uma responsabilidade muito grande e este processo tem que ser perfeito para nós três - para o meu cliente, para mim como paisagista e para a natureza.


AuE Soluções: Na sua opinião, qual a importância do paisagismo na vida cotidiana? Como ele contribui na qualidade de vida da população?

Bettina: Acredito que todos deveríamos plantar mais árvores, colher mais frutos, e cheirar mais as flores, assim seriamos bem menos estressados e mais pacientes. Quando eu comecei a trabalhar com paisagismo ecológico, a maioria das pessoas procuravam somente um jardim bonito. Hoje, a mentalidade das pessoas começa a mudar e elas começam a perceber que o exterior de uma propriedade é tão importante quanto o interior e que vivemos bem melhor se tivermos algumas plantas com quem conversar.

AuE Soluções: Como você utiliza o software PhotoLANDSCAPE no seu dia-a-dia?

Bettina: O PhotoLANDSCAPE veio a facilitar o meu trabalho e facilitar a escolha do meu cliente. Por exemplo, sou responsável pelo paisagismo de grandes lugares que estão sendo modificados constantemente. Hoje utilizando o PhotoLANDSCAPE eu consigo fotografar o canto que será modificado e projeta-lo com rapidez, isso agiliza muito o meu trabalho. O cliente muitas vezes não consegue visualizar uma planta projetada, no entanto com o software ele pode ver a sua própria paisagem, no futuro.

AuE Soluções: Você está desenvolvendo algum projeto atualmente? Conte-nos um pouco sobre ele.

Bettina: Neste momento estou trabalhando em um jardim que foi planejado e executado por mim há mais ou menos 10 anos. Em virtude das mudanças na propriedade, o paisagismo também esta sendo remodelado completamente. Neste trabalho o PhotoLANDSCAPE está sendo minha mão direita, pois estou mantendo algumas estruturas e modificando outros desenhos.

AuE Soluções: Dentre os projetos que você realizou, qual deles você destacaria? Conte-nos um pouco sobre ele.

Bettina: Todos os meus trabalhos são de extrema importância, todos em seus momentos são os mais importantes, ora pela dificuldade, ora pela extensão. Eles são meus filhos, e uma boa mãe não faz diferença entre eles.

A seguir um trabalho da paisagista Bettina Landa realizado com o PhotoLANDSCAPE:

Local antes do projeto

Local antes do projeto de paisagismo



Fotomontagem

Fotomontagem realizado com o PhotoLANDSCAPE



Veja outras fotomontagens da paisagista


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Rodrigo - Data: 12/01/2010

Ola , dona betina eu tbem tenho o programa , mas gostaria de saber como a Sra cobra por projeto no photolanscape, estou meu perdido na hora de cobrar , pode me ajudar sou de Ourinhos -sp , email rodrigoschez@hotmail.com



2 - Autor: daniela - Data: 21/07/2009

adorei esse projeto.começei a me interessar por paisagismo agora..quero ter boas ideias cmo vc...



3 - Autor: marcela - Data: 15/05/2009

Muito bom,parabéns!



4 - Autor: EDGAR - Data: 09/05/2009

MUITO BONITO,PARABENS A PAISAGISTA.



5 - Autor: Ana Marìa Cardozo - Data: 05/05/2009

Maravillosa materia.Tengo el jardìn hecho por Bettina. Mandarè fotos.



6 - Autor: alicia - Data: 05/05/2009

Parabéns!!!!!você é uma profissional de mão cheia!!!



7 - Autor: Enriqueta Ardohain Montevideo Uruguay - Data: 05/05/2009

felicitaciones!!!! excelentes ideas! èxitos!!



8 - Autor: junior rafael - Data: 04/05/2009

Parabéns pela montagem de canto jogando com as cores , ficou impressionante....




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*