A Paisagista Maria Júlia Ferreira fala sobre projetos de irrigação

Autor: Aue Soluções - Data: 26/07/2013

AuE Soluções: Sabemos que você é Paisagista e agrônoma, conte-nos sobre o trabalho que você desenvolve. Como foi sua escolha da profissão?

Maria Júlia Quando criança sempre gostei de brincar no quintal da casa de minha mãe em meio a grandes arvores frutíferas e a ajudava a cultivar algumas hortaliças, desta maneira decidi em 2004 cursar a faculdade de agronomia, onde no ano de 2007 me formei Engenheira Agrônoma. Durante a faculdade realizei alguns estudos técnicos em cultivo de flores, dai nasceu meu interesse no paisagismo.

Após a faculdade fiz especialização no Instituto Brasileiro de Paisagismo - Ibrap para aprimorar meus conhecimentos, onde em seguida comecei a atuar como paisagista no município de Botucatu/SP. Com o passar do tempo fui observando as dificuldades na gestão do meu negócio, onde foi o momento que decidi cursar na FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, o curso tecnólogo em Gestão do Agronegócio.

Ao fim do curso aprendi a manejar de forma correta a gestão do meu negocio, desde a compra de insumos (plantas e fertilizantes), até a estocagem, venda e o mais importante à formulação de preços de produtos e serviços.

Ao fim da minha formação profissional e já inserida no mercado regional como paisagista, percebi que o resultado pretendido no paisagismo somente seria possível se o cliente realmente seguisse as recomendações técnicas quanto às frequências de regas e adubações, algo que poucos realizavam.

Desta maneira, estudei o mercado local quanto a fornecedores de sistemas de irrigação automatizados para incluir em meus projetos paisagísticos e, para minha surpresa, não havia ninguém que realizasse tal serviço. Assim, estudei os princípios de funcionamento dos diferentes sistemas e comecei a projetar alguns sistemas, foi quando nasceu minha paixão pela irrigação, foi um momento de divisor de águas em minha carreira profissional, pois rapidamente cresceu a demanda por projetos de irrigação automatizados em Botucatu/SP e região o que me levou a trabalhar exclusivamente neste mercado, deixando o mercado de paisagismo, pois o mesmo já se encontra saturado. Já fazem três anos que venho trabalhando neste seguimento exclusivamente.




AuE Soluções: Você faz a implantação e manutenção de seus projetos de irrigação?

Maria Júlia Sim, comercializamos todas as etapas de um projeto de irrigação, deixamos nossos clientes bem à vontade, onde podem adquirir de nossa empresa qualquer produto ou serviço como, por exemplo, pode adquirir somente o projeto de irrigação, ou somente as peças, ou somente o serviço de instalação ou manutenção, mas o comum é adquirirem o pacote completo.



AuE Soluções: De que forma você projeta a irrigação?

A irrigação é projetada a partir do projeto paisagístico definido, pois de acordo com a planta (arvore, arbusto, palmeira, etc) utilizada pelo paisagista existe um tipo especifico de aspersor a ser utilizado, como por exemplo, se tenho que colocar uns aspersor em um canto do jardim e existe um arbusto que impeça que o aspersor jogue água por cima do arbusto teremos que colocar aspersores maiores ou mesmo extensores para que o objetivo seja alcançado, porém são mudanças que alteram consideravelmente tanto o valor do investimento pelo cliente como a eficiência do sistema de irrigação, onde o resultado é a beleza do paisagismo ao longo de todo o ano.



AuE Soluções: Há algum projeto feito por você que lhe tenha dado mais alegrias?

Maria Júlia Costumo ser muito profissional neste sentido, onde trabalho sempre para que todo projeto traga não só alegrias para mim como também para meus clientes, lógico que existem projetos que profissionalmente nos empolgam, como por exemplo quando grandes empresários, celebridades, condomínios residenciais ou industriais contratam meus serviços, isso significa um reconhecimento profissional por parte da sociedade e isso me deixa muito feliz.



AuE Soluções: Quais as dificuldades que você apontaria no exercício da profissão.

Maria Júlia Existem diferentes pontos sobre a dificuldade de se trabalhar neste mercado de irrigação, uma é a dificuldade de gestão das equipes de instalação e manutenção dos sistemas de irrigação, onde muitas vezes os colaboradores não aceitam as tarefas ordenadas por alguém do sexo feminino.



Outra questão é a concorrência desleal com outras empresas, que muitas vezes projetam sistemas com baixa eficiência e utilizam produtos de segunda linha que diferem bastante nos valores de investimento por parte dos clientes, mas sempre explico aos clientes a diferença técnica entre os projetos de irrigação orçados, assim consigo demonstrar os diferenciais do meu serviço.



AuE Soluções: Como você vê a influência do Paisagismo em um projeto de Arquitetura urbana?

Maria Júlia O paisagismo vem ganhando reconhecimento da sociedade brasileira ao longo dos anos, da mesma forma os profissionais que atuam nesta área. A cada dia, principalmente em grandes centros urbanos a utilização do paisagismo é quase que imprescindível, pois o estresse é algo constante na vida das pessoas e com o paisagismo podemos reduzir este mal.

O paisagismo é uma ferramenta que traz muitos benefícios a sociedade, pois além de reduzir a poluição do ar através das trocas gasosas realizadas pelas plantas, diminui a poluição visual, ajuda a amenizar o calor e reduz os problemas com estresse e aumenta o bem estar social.

Aos poucos, no Brasil, a utilização do paisagismo está se tornado algo cultural.

AuE Soluções: Qual a importância do software HydroLANDSCAPE da AuE Soluções em sua vida profissional?

Maria Júlia O software HydroLANDSCAPE facilitou muito o dia a dia da empresa, pois todos os projetos e orçamentos eram confeccionados a mão, onde perdíamos muito tempo para realizar todos os cálculos de dimensionamento das tubulações e moto bomba, alem da demora para escolher os aspersores nos catálogos das empresas distribuidoras.

Hoje um projeto que levávamos até três dias para confeccionar e gerar o orçamento para o cliente é realizado em 2 horas apenas, o que nos proporcionou atender o cliente com maior agilidade e gerar mais orçamentos em um curto espaço de tempo, aumentando assim o giro de negócios da empresa.


AuE Soluções: Deixe uma mensagem para aqueles que estão começando hoje nesta profissão.

Maria Júlia É uma profissão muito importante para o País, pois nossa balança comercial depende em grande parte do agronegócio.



O mercado agrícola brasileiro é enorme e existem vagas disponíveis nas mais diferentes áreas. Na minha área em especifico, o de sistemas de irrigação em paisagismo, existem poucos profissionais no País, existindo uma grande lacuna a ser preenchida e a demanda por este tipo de profissional e tipo de produto/serviço cresce de forma linear. Sou muito feliz e realizada nesta profissão como Engenheira Agrônoma.

Leia também:

A paisagista Maria Julia é premiada com um HydroLANDSCAPE


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Mallu Almeida - Data: 22/08/2013 15:14:49

Essa minha tia é mesmo muito profissional!



2 - Autor: Filipe Cerqueira - Data: 21/08/2013 00:53:39

Gostei muito das colocações e concordo plenamente com o comentário em relação a concorrência desleal e irresponsável, que não se preocupa nem um pouco com a utilização eficiente da água. Queria deixar uma dica em relação a primeira imagem. Quando estamos projetando um sistemas devemos nos atentar a todos os detalhes do local. Por exemplo: 1 - Existem dois tipos de aspersores de características técnicas distintas ligados simultaneamente, que dependendo da precipitação de cada um, poderemos causar uma aplicação de água desuniforme. 2- Os aspersores recomendados para campo aberto próximo a residencia são os rotativos, pois a rega sendo realizada em um horário de vento médio ou forte, sofrerá o efeito de deriva e molhar toda varanda, parede, etc, como podemos visualizar na primeira imagem o aspersor com o bocal tipo spray. Sou usuario do Software Hydrolandscape e já trabalhei com outros softwares como RainCAD, IrrigaCAD, etc. Hoje tenho total confiança neste software nos dimensionamentos hidraulicos dos meus projetos e recomendo para qualquer profissional disposto a atender com maior celeridade os seus clientes. Filipe Cerqueira - www.ecoirrigacaoejardim.com.br



3 - Autor: maria amanda benitez recalde - Data: 20/08/2013 22:23:40

Boa Noite! Excelente material, soy Ing. Agronoma, es cierto que en el ramo de sitemas de irrigacion hay escases mano de obra especializada, tambien estoy incursionando en el campo de paisagismo, como puedo contactarme con Maria Julia. Felicitaciones!!! Saludos Maria Amanda Benitez Recalde Ingeniera Agronoma




Entrevista
Organizador do 3 Congresso da ABAP, Orlando Busarello conta sobre sua trajetória.
Organizador do 3 Congresso da ABAP, Orlando Busarello conta sobre sua trajetória.

Neste mês a AuE Paisagismo conversou com o organizador do 3 Congresso da ABAP, Orlando Busarello que nos falou um pouco de sua trajetória.

A Paisagista Maria Júlia Ferreira fala sobre projetos de irrigação
A Paisagista Maria Júlia Ferreira fala sobre projetos de irrigação

Ganhadora do HydroLandscape fala sobre Projeto de Irrigação

Botânica
Miracle Garden Dubai
Miracle Garden Dubai

Conheça sobre um diferente Jardim Botânico em Dubai.

É tempo de floração dos Ipês
É tempo de floração dos Ipês

Árvores de floração vistosa e encantadora, é a atração por todo os lugares!

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE: Integração com o CalcLANDSCAPE
PhotoLANDSCAPE: Integração com o CalcLANDSCAPE

Aumente as possibilidades utilizando o PhotoLANDSCAPE integrado ao CalcLANDSCAPE, e faça orçamentos a partir da fotomontagem.

AutoLANDSCAPE: Diferentes formas de inserir fotos no projeto
AutoLANDSCAPE: Diferentes formas de inserir fotos no projeto

O AutoLANDSCAPE possui diferentes formas de inserir fotos no projeto. Aprenda a utilizá-las para melhorar seus projetos de paisagismo

HydroLANDSCAPE: Encontrando a válvula ideal
HydroLANDSCAPE: Encontrando a válvula ideal

Aprenda encontrar a válvula ideal para o projeto de irrigação através de filtro por vazão no HydroLANDSCAPE

CalcLANDSCAPE: Trabalhando com insumos e composiçoes
CalcLANDSCAPE: Trabalhando com insumos e composiçoes

Aprenda trabalhar com insumos e composições no CalcLANDSCAPE, seu programa de orçamentos

Novidades
Pre Lançamento do DVD 7 Visões da Paisagem
Pre Lançamento do DVD 7 Visões da Paisagem

Lançamento no 3 Congresso Internacional de Paisagismo da ABAP -Expo Unimed - Curitiba

3º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística da ABAP, em Curitiba
3º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística da ABAP, em Curitiba

Saiba mais sobre o 3º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística da ABAP, em Curitiba.

4º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano - ANP
4º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano - ANP

4º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano - ANP

Notícias
Na Indonésia, para casar tem que plantar árvores!
Na Indonésia, para casar tem que plantar árvores!

Nova lei ambiental da Indonésia muçulmana obriga noivos a plantar árvores nativas

Já ouviu falar em flores robóticas?
Já ouviu falar em flores robóticas?

Uma parceria entre alunos da UNESP e o ITA criou um jardim com flores robóticas

"Popeye" estava certo: Espinafre gera energia
"Popeye" estava certo: Espinafre gera energia

O sistema com maior eficiência de conversão de energia conhecido pelo homem está nas plantas

Fiaflora ExpoGarden 2013 integrará o Jardim Botânico de São Paulo aos demais eventos simultâneos
Fiaflora ExpoGarden 2013 integrará o Jardim Botânico de São Paulo aos demais eventos simultâneos

Parceria entre a Fiaflora ExpoGarden e o Jardim Botânico de São Paulo fazem eventos simultâneos.

Edição 2013  da Garden Fair supera expectativa ao reunir quase 14 mil profissionais
Edição 2013 da Garden Fair supera expectativa ao reunir quase 14 mil profissionais

Edição 2013 da Garden Fair supera expectativa ao reunir quase 14 mil profissionais

AuE Soluções participará do 11° Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes
AuE Soluções participará do 11° Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes

A AuE Soluções participar do 11° Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes, onde haverá uma premiação.

AuE Soluções dá palestra no IV treinamento da Kadox / Hunter
AuE Soluções dá palestra no IV treinamento da Kadox / Hunter

A AuE Soluções participou do treinamento Kadox/ Hunter e apresentou o HydroLANDSCAPE.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 10 No 110 / Julho de 2013

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*