A paisagista Iza Monteiro fala como faz projetos paisagísticos

Autor: Anita Cid - Data: 05/10/2009

paisagista Iza Monteiro

Iza Monteiro é paisagista e trabalha na área há 4 anos. Já realizou diversos cursos entre eles Técnico em edificações, diversos cursos de Paisagismo, Designer de interiores, cursos de desenho arquitetônico e de AutoCAD.

AuE Soluções: Como você se tornou paisagista?

Iza: Meu primeiro contato com as plantas, foi no meu sítio quando decidi participar de um projeto de fruticultura com a intenção de aumentar nossa renda familiar, projeto este que era destinado exclusivamente para pequenas propriedades. Escolhi a cultura de amoras pretas e fui assistida por dois engenheiros agrônomos para aprender a formar um pomar passo a passo. Ganhamos as 250 primeiras mudas da Emater, as próximas 4.000 eu mesma fiz e plantei. Colhemos hoje 6 toneladas por ano de amoras...Essa experiência com a fruticultura, foi a base de tudo. Hoje aplico estes conhecimentos nos meus jardins e tem dado muito certo. Amo o que eu faço!

AuE Soluções: Qual é a receita para um bom projeto de paisagismo, que atenda a todas as expectativas do cliente?

Iza: Em primeiro lugar entender o que o cliente quer. Temos que ter cuidado e sensibilidade para entender o que ele precisa e espera do projeto. Depois, desenvolver um projeto dentro do que ele pode pagar. Obedecer todos os procedimentos e técnicas na hora de implantar o projeto: análise de solo, levantamento planialtimétrico, mapeamento das sombras, drenagem, mudas saudáveis, substrato bem preparado e um bom finalizador...aquele jardineiro que olha para traz e vê que falta rastelar o canteiro, tirar a folha seca da árvore, regar, alinhar a palmeira que está torta...é o famoso detalhista, este não pode faltar nunca...acho que é um bom começo para dar certo...e se ainda assim alguma coisa sair errado, o segredo é o comprometimento, jamais deixar o cliente com a bomba na mão.

AuE Soluções: Você segue algum conceito na construção de seus jardins?

Iza: Procuro sentir o lugar. Perceber o que irá realça-lo...o que é necessário colocar ali para trazer vida, alegria, tranquilidade, sensações e aconchego para quem vai usufruir deste espaço. Bancos de jardim, por exemplo, estão sempre nos meus projetos...tem como você apreciar um jardim o tempo todo de pé?

AuE Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas? Quais fatores você leva em consideração no processo da escolha?

Iza: Procuro observar o entorno: as plantas que vão bem, tão bonitas, passa pra cá. Ixoras, por exemplo, todo mundo por aqui quer ter uma. O inverno aqui é rigoroso, tem até geada. No verão os dias são quentes e as noites frias. Assim as coitadinhas das plantas não vão pra frente nunca. Claro que inovar é sempre bom, mas quando tenho dúvida se determinada espécie vai se adaptar por aqui ou não, levo para o meu sítio e a planto. Se der certo trago para os projetos.
Quando estou projetando sempre levo em consideração o tipo climático, o porte de cada planta, o diâmetro de copa da planta adulta, a quantidade de horas de sol que a planta necessita, a época de florescimento e a combinação de cores.

AuE Soluções: Como você integra arquitetura com projeto paisagístico?

Iza: Este é um assunto complicado, pois sabemos que o paisagista só chega quando a obra está pronta, com todos os canteiros definidos, os acessos prontos, a caixa de inspeção no meio do canteiro. E isso tudo dificulta esta integração, mas nada que uma paisagista com aquele jeitinho mineiro não conserte. Assim, utilizando traçados orgânicos, determinados maciços, trabalhando bem os muros altos, conseguimos chegar a resultados satisfatórios no qual trazemos esta casa para o jardim e não simplesmente um jardim para a casa.

AuE Soluções: Como o paisagismo pode ser usado como elemento de integração entre o homem e a natureza, contribuindo assim, na qualidade de vida da população?

Iza: O paisagismo traz a natureza para perto da gente, traz seu verde, suas cores, o corre-corre dos beija-flores, traz a vida de um jeito tocante e suave, tudo tão perfeito e em funcionamento que ajuda o homem a buscar harmonia e sempre o encoraja a fazer algum bem! Ajuda o ser humano a se interiorizar e achar seu elo com Deus. Tudo isso traz grande bem estar.

AuE Soluções: Como o paisagismo pode ser uma ferramenta para a recuperação e proteção do meio ambiente?

Iza: Acho que nós paisagistas devemos ter sempre este compromisso com o meio ambiente, e uma maneira bem fácil e bem eficiente é trabalhar com plantas nativas em nossos projetos. Tenho usado com bastante frequência o Ipê branco, Tamboril (ótimo para fazer balanços para a criançada), Aroeira salsa, Callistemon, Palmito juçara, obviamente, levando em conta o espaço que temos pra isso.

AuE Soluções: Como é o setor de paisagismo em Poços de Caldas - MG? A profissão de paisagista é valorizada?

Iza: Poços de Caldas é uma cidade turística muito limpa, bem planejada e muito bem preservada, conhecida por suas águas termais...temos praças muito bem cuidadas. O hábito de cidade do interior de se encontrar na praça, para um bate-papo ou pra uma pipoca, ou para dançar envolta do coreto, ou ainda escutar a bandinha no domingo de manhã...essa herança cultural ainda está muito viva dentro de nós poços caldenses, isso se reflete de maneira muito positiva na nossa profissão. Temos um mercado crescendo bastante e com poucos profissionais especializados, embora em termos financeiros não é uma profissão bem remunerada. Infelizmente disputamos espaço com os jardineiros, com o vendedor de grama (que também planta a grama). Acho que tem espaço pra todo mundo, mas cada um no "seu quadrado".

AuE Soluções: Como você utiliza o software AutoLANDSCAPE para executar seus trabalhos?

Iza: Eu diria que utilizo 50% apenas do seu potencial, os outros 50% ainda não tive tempo de sentar, ler o manual de instruções, entender e aplicar. O que eu uso facilita demais minha vida. É muito prático! Vou na casa do cliente, se é apenas um canteiro pequeno, eu mesmo faço o croqui, fotografo para lembrar detalhes depois, passo o croqui para o AutoCAD, insiro as plantas, mobiliários e pisos, nomeio tudo, insiro meu carimbo, mando plotar e está pronto. Outro recurso que uso bastante na hora de escolher determinada espécie é o filtro, funciona bem.

AuE Soluções: Dentre os projetos que você realizou qual você destacaria? Conte-nos um pouco sobre ele:

Iza: Tem um projeto, embora pequeno, que é bem legal. A história é assim: marquei com uma cliente que estava com um problema sério com um lago que tinha na sua casa e que desde que fora construído estava dando problemas. Este lago foi feito sem nenhum planejamento, não tinha dispositivo de retorno, nem ralo para drenagem e uma bomba muito potente que fazia um barulho que ninguém suportava, além dos gastos com a conta de luz. Para encurtar a história ela me contou que para esvaziar o tal lago retirava a água com balde, uma loucura!!! A gota dágua, foi quando esta senhora chegou no jardim pela manhã e tinha uma carpa enorme virada de barriga pra cima, daí ela decidiu acabar com o lago. Disse a ela que acabássemos com o lago mas não com a cascata linda que tem neste jardim, então decidimos fazer uma parede de contensão deixando o lago com 01 m de distância da cascata, fazendo um tanque apenas para manter a cascata em movimento. Diminuímos a bomba para 1.4 cv com vazão de 2,4 m³.h. Colocamos dispositivo de retorno e um ralo para drenagem. As bordas e o fundo do lago foram mantidos, embora o fundo tenha sido perfurado e colocado brita e areia para ajudar na drenagem, se quebrássemos tudo acabaríamos com um monte de entulho. Cobrimos o restante com terra e fizemos o jardim.

Veja as fotos a seguir:

projeto de paisagismo



projeto de paisagismo



Veja o projeto em AutoLANDSCAPE e mais fotos


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Cláudio Pivoto - Data: 13/12/2012 13:46:41

Prezados, Tenho mudas de Cipreste Italiano e Kaizuka para vender. Ciprestes por volta de de 70 cm de altura (100 mudas) e Kaizuka por volta de 2 metros de altura (200 mudas) Estão muito bem cuidadas. Por favor acesse o site www.florarama.com.br para fotos. Obrigado Cláudio.



2 - Autor: raquel lima - Data: 17/06/2010 17:09:20

Olá Iza, adorei o q vc faz. Acabei de concluir o curso de Auto Cad2d,quem sabe poderia me dar algumas ideias para desenhar paisagens no CAD?



3 - Autor: Claudia Machado - Data: 19/04/2010 18:32:54

Parabéns pela entrevista é sempre bom ouvir comentários de quem realmente gosta da profissão. Gostaria de saber o e-mail da Iza para tirar uma grande dúvuda que ronda minha cabeça na execução de um jardim em minha casa.



4 - Autor: lidinês felhberg de jesus - Data: 10/11/2009

que legal queria aprender mais coisas!
você poderia me ensinar!!!



5 - Autor: Angela Cristina - Data: 05/11/2009

Gostei muito, parabéns Iza, seu trabalho é muito bom, seus comentários foram bem exclarecedores.



6 - Autor: Marta C.Perez Nery - Data: 04/11/2009

Iza é uma pessoa muito competente e consegue, transferir para os clientes (projeto ainda no papel) o ótimo resultado do seu trabalho....depois de pronto então....Imaginem... é muito bonito e agradável.



7 - Autor: CHRISTINA STOCKLER - Data: 04/11/2009

Ela fez um trabalho nota dez pra mim!! Adoro a delicadez dela!! Boa sorte amiga!!



8 - Autor: Cláudia Casella - Data: 03/11/2009

A Iza sempre demostrou talento e capacidade, fora sua extrema sensibilidade. Tive o privilégio de poder colaborar com seu sucesso, passando um pouco dos meus conhecimentos.



9 - Autor: Viunetane (Tuca) Siqueira Alves - Data: 25/10/2009

Gostei bastante da matéria.Sou de SP e moro em Cotia na Granja Viana.Temos um Terreno aí em Poços no Condomínio Pitangueiras - Country Clube. Quando construir gostaria que você fizesse o paisagismo. Como posso fazer contato com você?



10 - Autor: luiz afonso - Data: 08/10/2009

Iza, voce trabalha em são paulo? Onde?



Boa noite, Luiz Afonso!!!
Meu escritório fica em Poços de Caldas-MG.

Att.: Iza Mara



11 - Autor: Daniel Batista - Data: 07/10/2009

Iza parabéns pelo projeto adorei a iédia de tirar as paredes de contenção do lago, mas como voce fez a impermeabilização do local? Poderia postar mais fotos?



12 - Autor: isael - Data: 07/10/2009

Iza parabéns, suas ideias são otimas,e gostei das orientação.



Bom dia, Isael!!
Obrigada pelo carinho.
Att.: Iza Mara Monteiro




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*