A paisagista Sara Palamoni explica como utiliza a técnica Feng Shui em seus projetos de paisagismo

Autor: Anita Cid - Data: 05/10/2010

A paisagista Sara Palamoni e sua sócia Meire Lemes

Sara Palamoni é especializada em projetos de diversos estilos residenciais e comerciais. Na área de design de interiores e paisagismo, possui plena capacitação para desenvolver ambientes funcionais e sofisticados, atendendo sempre o perfil de seus clientes. Vasto conhecimento em plantas ornamentais, reflorestamento e botânica. Consultora em Feng Shui trabalhando em conjunto com design de interiores e paisagismo. Tempo de atividade superior a 5 anos, publicações em revistas e guias relacionados a paisagismo e design de interiores, participação em mostras de paisagismo. Registro na Associação Brasileira dos Designers de Interiores.

AuE Soluções: Como você elabora seus projetos de paisagismo?

Sara: Elaboro meus projetos consultando livros de plantas ornamentais, revistas do seguimento e através da minha experiência e criatividade na escolha das plantas e materiais colocados nos projeto. Procuro sempre estar atualizada com os materiais que surgem no mercado e também estou sempre atenta ao perfil do cliente para quem estou projetando. Além disso é muito importante conhecer o espaço onde o jardim será executado, analisando fatores como ventilação, claridade, direção de sol e vento.

AuE Soluções: Como você faz a seleção de plantas para seus projetos? Qual a vantagem em se usar plantas ornamentais?

Sara: A seleção é feita baseada no perfil do cliente que tem preferência por algum estilo de jardim e através disso vou determinar as plantas que deste estilo melhor se adaptam ao ambiente que receberá o jardim. Usar plantas ornamentais é sempre muito comum na maioria dos jardins. Além delas podemos trabalhar com plantas medicinais e hortaliças, porém todas as plantas têm seu efeito ornamental sempre que colocada em um lugar que complemente a arquitetura da casa e o restante do jardim.

AuE Soluções: Qual a importância de uma manutenção constante e correta em um jardim? Como você desenvolve este trabalho?

Sara: É muito importante fazer a manutenção mensal do jardim, é com ela que podemos acompanhar o desenvolvimento das plantas, o surgimento de pragas, assim como fazer adubação e podas quando necessário. Este trabalho é realizado mensalmente sempre por um jardineiro especializado, e algumas vezes com acompanhamento de um paisagista.

AuE Soluções: Como o trabalho de design de interiores complementa o trabalho de paisagismo que você desenvolve?

Sara: O design de interiores completa o paisagismo no sentido de trazer tendências em móveis, ornamentos como lanternas, almofadas etc. Além disso, o profissional designer de interiores tem como ferramenta de trabalho a criatividade também presente na criação dos projetos de paisagismo, sendo assim, quanto mais qualificação o profissional tiver, melhor será seu projeto de paisagismo. Por isso é sempre bom estar atento a novos cursos e graduações.

Jardim criado com o software AutoLANDSCAPE

Jardim apresentado na Fiaflora ExpoGarden feito com o software AutoLANDSCAPE pela paisagista Sara Palamoni


AuE Soluções: Como é o trabalho de Feng Shui que você desenvolve e como ele agrega valor aos seus projetos de paisagismo?

Sara: O Feng Shui é uma técnica de harmonização chinesa que aplicamos a partir da planta do terreno onde a casa será (ou foi) construída. Nesta aplicação dividimos octogonalmente áreas do bagua como: sucesso, relacionamento, prosperidade, espiritualidade, família, amigos, trabalho e criatividade. Nesta divisão segundo a técnica faremos a harmonização utilizando as cores, plantas e aromas que potencializaram a harmonia dos ambientes e atraíram energias positivas para os moradores da casa. O paisagismo ideal para o Feng Shui será com espécies de grande porte do fundo da residência, espécies de médio porte nas laterais e de pequeno porte na fachada.

AuE Soluções: Como o paisagismo pode ser um importante fator de recuperação e preservação ambiental?

Sara: O paisagismo contribui muito para a renovação e umidificação do ar. Permite maior permeabilidade do terreno (exigência por norma técnica governamental) e sendo assim teríamos menos enchentes nas grandes cidades. Pensando assim, até a qualidade de vida das pessoas é beneficiada, além disso, o paisagismo mostra e impulsiona um instinto de preservação que acaba brotando na consciência das pessoas que desejam ter um espaço arborizado em suas casas.

AuE Soluções: Como esta atividade auxilia na manutenção da biodiversidade?

Sara: Podemos dizer que o paisagismo permite o desenvolvimento de uma grande variedade de espécies de plantas nativas ou não do Brasil e que com este desenvolvimento ele permite que outros seres vivos como insetos e animais possam também se desenvolver buscando seu alimento junto ao jardim, como por exemplo, a abelha que se alimenta do néctar das flores. Desta forma, diversos seres vivos passam a habitar o mesmo ecossistema.

AuE Soluções: Como os softwares da AuE Soluções lhe ajudam em seu dia a dia profissional?

Sara: Os softwares da AuE Soluções facilitam na apresentação de projetos bem definidos, de forma que os clientes possam conhecer melhor as plantas e materiais utilizados. Além de diminuirem o tempo utilizado no desenvolvimento de projeto.

Veja um projeto feito em AutoLANDSCAPE pela paisagista


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Alexandre Magno de Melo Carrijo - Data: 15/03/2011 13:21:01

Oi Sara,

Gostei muito do jardim e parabens pela materia.



Abçs.



Alexandre



2 - Autor: Maria Cleuzade matos - Data: 31/10/2010 22:17:18

Adoro a narureza principalmente as flores e os animais TUDU E MARAVILHOSO .



3 - Autor: ABIGAIL PONTES - Data: 13/10/2010 19:51:01

O projeto tem um combinação de cores muito feliz. Além de harmonizar dá uma alegria ao ambiente.




Entrevista
Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE: Integração com o AutoLANDSCAPE
HydroLANDSCAPE: Integração com o AutoLANDSCAPE

Veja como o HydroLANDSCAPE e o AutoLANDSCAPE trabalham juntos facilitando o dia-a-dia dos projetistas

Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 7 No 76 / Setembro de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Parque Urbano Ibitinga SP

Ulisses Uliana Bething

Praça das Colunas Serra ES

Ulisses Uliana Bething

Parque Capivari

Ulisses Uliana Bething

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*