Arquiteto Paisagista Luiz Portugal e suas realizações

Autor: Aue Soluções - Data: 19/10/2013

O Arquiteto Paisagista Luiz Portugal é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1981, desde então vem trabalhando com projetos, planejamento e execução de jardins. É inegável a sua contribuição para o Paisagismo no Brasil, uma profissão que vem a cada ano se consolidando tanto no mercado como no Ensino.

Aue Paisagismo: Primeiramente gostaríamos de ressaltar o prazer que temos em entrevistá-lo, pois sua contribuição neste momento é de suma importância, tanto para nós que acompanhamos o seu trabalho, como para muitas pessoas ligadas à profissão. Para começarmos, gostaria que nos contasse como surgiu sua escolha pela profissão de paisagista, quais as dificuldades encontradas na época e o que mudou.

Luiz Portugal - O interesse pela arquitetura e paisagem começou em casa, pois meu avô paterno e meu pai eram arquitetos, meu avô materno era engenheiro mas gostava muito de jardim e chegou a ter na casa dele, aqui em São Paulo, uma grande coleção de palmeiras, nativas e exóticas. O interesse na profissão, ou melhor, ver a possibilidade de trabalhar nessa área apareceu na faculdade em 1980.


Haras Fazenda Bela

A cadeira de paisagismo tinha os professores: Maria Cecília Barbieri Gorski,Célia Kawai, Benedito Abbud e Vladimir Bartalini que descortinaram essa possibilidade.
Logo procurei um estágio na área, fiz alguns cursos na ABAP - Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, assisti a alguns cursos como ouvinte no Curso de Botânica na Faculdade de Biologia na USP. Assim me preparei e comecei a atuar no campo de arquitetura paisagística.

No início da minha carreira, ao abrir o meu escritório, fazia os projetos de arquitetura paisagística e executava a obra: a obra civil e o plantio do jardim. Esse especificidade de trabalhar tanto no escritório como na obra, trouxe um conhecimento muito útil para o meu trabalho.


Concurso Paço de Osasco - 1o Lugar

As dificuldades do início da carreira e as de agora continuam a ser grandes. Muda muito o tipo de dificuldade, a complexidade do serviço e como resolvê-lo. Outros tempos e outros problemas e soluções.

Aue Paisagismo: Acompanhamos alguns debates em relação a pouca visibilidade que a disciplina de paisagismo exerce no contexto acadêmico. Talvez os próprios alunos desconheçam este campo tão importante e próximo da Arquitetura. Na sua opinião, como esta situação pode vir a refletir no mercado de trabalho?

Luiz Portugal: Sobre a questão de ensino de paisagismo, visibilidade nas escolas e o seu reflexo no mercado de trabalho, não tenho dados para responder. Creio, apenas, que quanto mais cadeiras de arquitetura paisagística tivermos nas nossas escolas, mais bem preparados estaremos, mais trabalhos poderemos desenvolver com qualidade cada vez melhor e assim ao sermos reconhecidos pela sociedade, teremos um maior mercado de trabalho.

Aue Paisagismo: Percebemos hoje o crescimento, principalmente nas grandes cidades, da demanda por áreas de lazer. Isso tem se refletido na demanda por projetos de paisagismo?

Luiz Portugal: Acredito que sim, pois para cada novo conjunto de edifícios residenciais e comerciais, há um projeto de arquitetura paisagística. Existem muitos e alguns grandes escritórios atendendo a esse mercado.


Aue Paisagismo: Qual a área do Paisagismo que lhe dá maior gratificação? Entre obras públicas e privadas, onde melhor se realiza?


Atelier do Paisagista / Praça Amadeu Amaral - Bela Vista

Luiz Portugal: A gratificação do meu trabalho se dá quando o projeto é bem executado e bem usado. Quando o projeto alcança o seu fim, que é criar um espaço para a atividade esperada, é quando há a realização.


Aue Paisagismo: Fale-nos sobre os projetos públicos que realizou e realiza.


Parque do Povo

Luiz Portugal: Fazer um projeto público é um marco na carreira de um profissional, pois é o seu trabalho sendo usufruído por um grande número de pessoas. Tive a oportunidade de desenvolver o projeto de arquitetura paisagística para algumas escolas do SENAI, do projeto de reforma da Praça Amadeu Amaral, da Praça do Restaurante da UNICAMP. Agora desenvolvo projetos para o SESC Guarulhos e para algumas estações de ônibus e trens, aqui em São Paulo. São grandes desafios que tenho pela frente.


Aue Paisagismo: Parece que já existe um consenso entre as empresas do ramo de construção civil de que o paisagismo nos condomínios e prédios é um diferencial na valorização do imóvel. Como o Senhor vê esta questão? Podemos afirmar que "o paisagismo vende o imóvel"?

Luiz Portugal: O que mais escuto é que o paisagismo vende mais rápido. São as regras do mercado que impulsionam o nosso mercado de trabalho.



Residencia São Sebastião / Cobertura

Aue Paisagismo: Como a tecnologia tem ajudado na hora de desenhar e apresentar os seus projetos?

Luiz Portugal: A tecnologia hoje em dia faz parte do dia a dia do escritório, é fundamental. O programa de vocês tão bem desenvolvido, AutoLANDSCAPE facilita na hora do desenho, quantificação e apresentação. Ao usar o programa das fotos,PhotoLANDSCAPE, o cliente consegue ver, na hora, a sua casa já com o plantio adulto. É um instrumento imprescindível e importantíssimo.

Aue Paisagismo: Existe alguma dificuldade com fornecimento das espécies escolhidas para o projeto? Pensando em facilitar o trabalho dos paisagistas, a Aue Soluções disponibiliza o http://www.paisagismodigital.com que engloba fornecedores de plantas, insumos e mobiliário. Basta um clique para encontrá-los em todo o Brasil.

Luiz Portugal: Esse site é um instrumento também essencial, pois amplia o leque de especificações. Liga o mercado aos projetistas. Vale aqui também um elogio ao trabalho desenvolvido pelo Harri Lorenzi, que com os seus livros dá parâmetros para a escolha da vegetação e divulga nossas espécies nativas. São instrumentos que auxiliam o desenvolvimento dos projetos, melhoram e ampliam o nosso mercado de trabalho.



Morro Verde / Pacaembu

Aue Paisagismo: Conhecemos seu extenso portfólio com projetos magníficos, poderia nos falar e mostrar aquele que lhe deu maiores alegrias?

Luiz Portugal: Os projetos que me dão grande alegria são os que consegui uma boa solução espacial, tiveram uma boa execução, tanto na obra civil, como no plantio e são bem e muito usados pelos proprietários.

Independem da escala, se uma praça pública, como a reforma da Praça Amadeu Amaral, se um jardim residencial, como o da residência Pacaembu, pois se do projeto à realidade, o jardim sai como projetado, fico emocionado e muito alegre ao ver.

www.luizportugal.com.br


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Leia Raquel Villar Albuquerque - Data: 21/10/2013 17:59:44

Muito boa a matéria, parabéns a revista e ao paisagista.




Lançamentos
Lançamento do DVD 7 Visões da Paisagem
Lançamento do DVD 7 Visões da Paisagem

Aue Soluçoes tem o imenso prazer de anunciar o Lançamento do DVD 7 Visões da Paisagem

Entrevista
Árvores por cidades melhores, o panorama da arborização no Brasil pelo agrônomo Ramis Tetu
Árvores por cidades melhores, o panorama da arborização no Brasil pelo agrônomo Ramis Tetu

Veja a entrevista com o Agrônomo Ramis Tetu, organizador do Congresso de Arborização Urbana.

Arquiteto Paisagista Luiz Portugal e suas realizações
Arquiteto Paisagista Luiz Portugal e suas realizações

É inegável a sua contribuição para o Paisagismo no Brasil, uma profissão que vem a cada ano se consolidando

Botânica
O uso do paisagismo comestível
O uso do paisagismo comestível

Conheça um pouco de como criar um espaço de plantas utilizadas como temperos e condimentos e que agregam espaços no paisagismo.

Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE 2012: Aprenda incluir novos aspersores e associar os bocais
HydroLANDSCAPE 2012: Aprenda incluir novos aspersores e associar os bocais

Vamos incluir novos aspersores e associar os bocais a eles no banco de dados do HydroLANDSCAPE

PhotoLANDSCAPE 2012: Como incluir e recortar fotos de itens no banco de dados
PhotoLANDSCAPE 2012: Como incluir e recortar fotos de itens no banco de dados

Nesta matéria você vai aprender incluir e editar fotos de itens novos de paisagismo para utilizá-los no banco de dados do PhotoLANDSCAPE

AutoLANDSCAPE 2012: Como incluir novos itens no banco de dados
AutoLANDSCAPE 2012: Como incluir novos itens no banco de dados

Nesta matéria vamos aprender incluir novos itens no banco de dados de paisagismo do AutoLANDSCAPE 2012.

Notícias
O Jardim da Especulação Cósmica conta a história do Universo
O Jardim da Especulação Cósmica conta a história do Universo

O Paisagista Charles Jenks cria jardins que contam a história do Universo na Escócia

Parque de Monserrate (Sintra) venceu o European Garden Award
Parque de Monserrate (Sintra) venceu o European Garden Award

O prêmio veio do European Garden Award da European Garden Heritage Network (EGHN) e a Schloss Dyck Foundation

Herbário Virtual Reflora ao alcance de todos
Herbário Virtual Reflora ao alcance de todos

A exuberante flora brasileira está ao alcance de todo o mundo graças a um "herbário virtual"

64° Congresso Nacional de Botânica
64° Congresso Nacional de Botânica

64° Congresso Nacional de Botânica

XVII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana
XVII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

XVII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

Conheça os vencedores do 4º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano-ANP
Conheça os vencedores do 4º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano-ANP

A AuE Soluções patrocinou mais uma edição do Concurso Nacional de Paisagismo Urbano da ANP. Veja como foi a entrega dos prêmios.

Saiba como foi a 16º Fiaflora e o Concurso Nacional de Paisagismo Urbano
Saiba como foi a 16º Fiaflora e o Concurso Nacional de Paisagismo Urbano

Veja como foi a 16 edição da Fiaflora Expogardem em São Paulo

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 10 No 112 / Setembro de 2013

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*