AuE Soluções entrevista ganhadores do 1° Concurso de Fotomontagem

Autor: Anita Cid - Data: 01/11/2007

O engenheiro agrônomo Neto Bestana foi o ganhador do 1° concurso de Fotomontagens com o PhotoLANDSCAPE promovido pela AuE Soluções. Já o segundo lugar ficou empatado entres os paisagistas Leonardo Campos Machado e Dimas Kubo. Confira agora um pouco sobre a trajetória profissional de cada um e os comentários sobre os projetos vencedores.

Neto Bestana é engenheiro Agrônomo, trabalha na área de Paisagismo e Meio Ambiente há 10 anos, é proprietário de uma empresa em Barra Bonita - ABN Paisagismo e Meio Ambiente e desenvolve Projetos Paisagísticos e Ambientais, Execução e Manutenção de jardins, Reflorestamento e Áreas verdes.

AuE Soluções: Como foi a escolha pela profissão de paisagista?

Neto: O Paisagismo surgiu no meu trabalho como conseqüência da profissão - Engenheiro Agrônomo - formado em 1987, logo comecei a trabalhar na Casa da Agricultura de Barra Bonita, em 1995 assumi o Setor de Praças e Jardins da Prefeitura Municipal e à partir daí comecei a desenvolver trabalhos na área de Paisagismo e Jardinagem. Comecei fazendo alguns cursos de especialização e desenvolvendo Projetos nas áreas públicas como Praças, Avenidas e Áreas Verdes. Desde então começamos a trabalhar com projetos residenciais e comerciais e em 2002, me desliguei do serviço público e abrimos o nosso escritório - ABN Paisagismo e Meio Ambiente. No decorrer desses anos percebemos que o Paisagismo está relacionado com o Meio Ambiente, principalmente nas cidades, o que nos incentivou a desenvolver também a área de meio ambiente através de especializações em Gestão e Auditoria Ambiental. Atualmente cada projeto Paisagístico, desenvolvido pela ABN, integramos a área Ambiental, o que proporciona no trabalho uma preocupação com os benefícios que essa mudança da Paisagem vai proporcionar para o cliente principalmente na qualidade de vida. Um jardim não deve simplesmente mostrar um ambiente, mas sim integrar as pessoas que utilizam o espaço a fazerem parte dessa paisagem. O paisagismo deve integrar Homem-Natureza.

AuE Soluções: Durante seu desenvolvimento profissional, você seguiu algum estilo específico em seus trabalhos?

Neto: Durante os anos trabalhando com Paisagismo entendemos que a formação de uma Paisagem é integrar ambientes de forma que estejam em perfeita integração quanto a forma das construções, tipo de utilização da área e preferência do cliente para daí escolhermos as espécies de plantas. O estilo de jardim depende desses fatores e é o que irá criar a harmonia para o Projeto, apesar de estarmos com a maioria das espécies de plantas ornamentais climatizadas e portanto aptas a serem utilizadas em qualquer região, sempre optamos por espécies de clima tropical com cores contrastantes e folhagens exuberantes.

AuE Soluções: Fale-nos um pouco sobre o projeto que você inscreveu no concurso?

Neto: O Projeto é residencial, foi desenvolvido na cidade de Jaú-SP, seguimos os trâmites normais para o desenvolvimento do trabalho - Visita ao Cliente - Estudo do local - Ante-projeto e a exposição das Fotomontagens mostrando algumas áreas do jardim, e a partir daí, em entrevista com os proprietários, conseguimos formalizar o Projeto com desenho em Planta Baixa, quantificação de plantas e preço do investimento. Sem dúvida com todo esse trabalho planejado conseguimos elaborar um Jardim que atendesse as necessidades do cliente, então procuramos integrar as áreas de lazer - Piscina, Quadra Poliesportiva e Churrasqueira - com espécies de plantas adequadas ao contexto, criando um ambiente agradável e uma paisagem tropical com cores contrastantes, o que com certeza, deixou o espaço mais harmonioso.

Para ver o projeto de Neto Bestana

Leonardo Campos Machado trabalha, desde 1982, com paisagismo na empresa de sua família, a Campos Machado Paisagismo.

AuE Soluções: Como foi a escolha pela profissão de paisagista?

Leonardo: O escritor Paulo Coelho diz que as coisas mais significativas da nossa vida interceptam o nosso destino a 90°, por assim dizer, como que por acaso, sem aviso e inesperadamente. Foi assim, ao deixar, numa sexta feira, o departamento de comunicação social de uma grande empresa, minha formação original, onde trabalhei por 8 anos e assumir, na semana seguinte, a floricultura que o dono da padaria, onde fazia o meu Happy Hour, havia montado para sua amante. Sua esposa, ao descobrir o enlace, selou o destino da então "A Nadir Flores" e o meu ingresso naquela que seria, 26 anos mais tarde, a atual Campos Machado Paisagismo. No período entre a sua saída e a minha entrada, a então floricultura se descaracterizou, sob o comando do português, que a transformou, praticamente, numa Avicultura, ao instalar o comércio de aves, peixes, plantas, mudas, xaxins, vasos, insumos, rações, coelhos, galos, galinhas, hamsters, uma verdadeira atração na esquina, que eu chamava de encruzilhada, do bairro do bexiga.

AuE Soluções: Como, então, que você se tornou paisagista?

Leonardo: A minha primeira providência, ao assumir o negócio, foi a de separar, para outra loja, tudo o que era do ramo animal, deixando as flores, plantas, mudas e insumos, novamente, isoladas e caracterizadas. A segunda foi inteirar-me no novo ramo, fazendo todos os cursos disponíveis no mercado, desde arranjos florais, decoração, paisagismo, arquitetura, aquarismo, ornitologia, veterinária, etc... Foi uma longa história... daí para a frente, nestes 26 anos, as coisas foram se encaixando, de acordo com as preferências pessoais e a participação de cada atividade no faturamento do negócio. A loja de animais foi se especializando em aquários e a floricultura, que já havia se transformado em empresa especializada em decoração de casamentos e eventos, em escritório de paisagismo. Essa longa experiência formou a nossa linha de atuação no paisagismo.
Hoje, com mais de 375 projetos assinados, temos uma visão naturalista e humanista, que respeita os milagres e mistérios da natureza. Pretendemos, a cada novo trabalho, estabelecer uma paisagem representativa, recriar a beleza natural dos elementos, a singeleza da vida, restaurar a micro biologia e re estabelecer o natural e necessário ciclo aberto do nitrogênio, atrair a fauna silvestre e a nativa, enfim, minimizar a interferência humana no planeta e como que imitar, com o máximo conhecimento, humildade e respeito, os mistérios da criação, disfarçando as formas duras da construção civil.

AuE Soluções: Fale-nos um pouco sobre o projeto que você inscreveu no concurso?

Leonardo: O projeto inscrito no concurso seguiu justamente essas diretrizes; foi escolhido pela singeleza e simplicidade, pelas suas linhas claras e objetivas.

Para ver o projeto de Leonardo Luís de Campos Machado

Dimas Kubo trabalha há mais de 20 anos na área de paisagismo. Adquiriu experiência profissional com seu pai, que também é paisagista, e com seu avô paterno que trouxe do Japão a experiência na área de jardins orientais, área de especialidade de Dimas Kubo. Atualmente, faz pós-graduação na área de paisagismo na Universidade Federal de Lavras e trabalha por conta própria

AuE Soluções: Como foi a escolha pela profissão de paisagismo?

Dimas: Atuo no mercado de decoração paisagística desde 1980, sempre buscando como objetivo um diferencial em design e a superação das expectativas dos clientes, não só na qualidade, mas também na pontualidade. Conto com uma equipe de profissionais altamente qualificados, tendo executado diversos trabalhos em todas as áreas de paisagismo, em espaços comerciais e residenciais.
Meu aprendizado na área de paisagismo vem de família. Meu avô paterno trouxe do Japão sua experiência e paciência para a execução de jardins orientais, meu pai e outros três irmãos também trabalham na área de paisagismo. Além disso, tenho mais de 20 anos de dedicação à diversas formas de expressões artísticas, permitindo assim, o desenvolvimento de um estilo próprio.
Meu trabalho na área de paisagismo sempre foi simultâneo com a atividade desenvolvida na área da cultura. Atuei na Diretoria Administrativa de um importante museu de arte em São Paulo, fui coordenador de projetos culturais em um colégio paulista e apresentador de um programa na baixada santista, "Jeito de Viver", que é direcionado para o design e o paisagismo. A formação em Administração de Empresas e a Pós-Graduação em Paisagismo, orientam minhas atividades, tornando-me um profissional completo. Tenho trabalhos publicados em revistas especializadas e participações em mostras e eventos ligados à decoração e ao paisagismo.

AuE Soluções: Durante seu desenvolvimento profissional, você seguiu algum estilo específico em seus trabalhos?

Dimas: Sim, trabalho com todos os estilos de jardins, porém, me especializei, no estilo oriental, principalmente na área de espelhos d`água e cascatas, com impermeabilizações e filtragem da água para mantê-la sempre cristalina.

AuE Soluções: Fale-nos um pouco sobre o projeto que você inscreveu no concurso.

Dimas: O projeto foi pensado para a loja da Etna na Marginal Tietê, porém ainda não foi executado, por adequações da área por parte do setor de arquitetura da loja, com redimensionamento das áreas de estacionamento, para possibilitar um maior conforto dos clientes. Propus a implantação de muitas palmeiras, com um porte de aproximadamente 6 metros, para harmonizar com a fachada da loja, que tem um "pé direito" elevado, além de Fórmios e Agaves, formando um conjunto com uma linha agradável para a área do estacionamento da loja.

Para ver o projeto de Dimas Kubo


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: maria marilene de sousa - Data: 29/08/2008

Acho bastante interessante esse compartilhar,de experiências com a arte do paisagismo com o meio ambiente.




Entrevista
Dicas Técnicas
Notícias
Carta dos leitores
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 4 No 41 / Outubro de 2007

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*