AutoLANDSCAPE: trabalhando com 3D
Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 01/02/2012
Geralmente, quando se fala em apresentação de projetos, a maioria dos arquitetos e paisagista e, até mesmo alguns dos clientes, pensam em 3D. A representação gráfica em 3D é realmente muito interessante quando bem feita. Porém, para desenvolver um 3D você passará por um processo demorado e complicado, o que, dependendo de como é o projeto, pode não valer a pena.
- Se você for desenvolver um projeto tenha em mente qual é o objetivo deste. Se você precisa desenvolver um projeto técnico em planta baixa e tem um prazo curto para a entrega deste trabalho, o mais importante é o projeto, coloque o foco nele.
- Se você precisa fazer com que o cliente entenda sua proposta e continua com a questão do prazo curto, o mais importante ainda é o projeto, tenha em mente o tempo que tem disponível para desenvolver esta apresentação e coloque o foco em "conseguir que o cliente entenda a proposta". Para este tipo de apresentação você não precisa desenvolver um 3D complicado e demorado.
- Se o seu objetivo é desenvolver um outdoor para uma construtora mostrando como ficará o jardim do prédio, aí, sim, o mais importante será o desenho; e você terá que fazer um 3D realista e convincente para apresentar neste outdoor.
Perceba que, nas duas primeiras opções mostradas acima, o desenho não era o mais importante, mas, sim, cumprir o objetivo sem gastar muito tempo.
O AutoLANDSCAPE foi desenvolvido para permitir que você consiga desenvolver os projetos de forma rápida, porém, ele também permite a inserção de blocos em 3D. E para trabalhar em 3D você precisará de um treinamento básico, que vamos começar a partir de agora.
Trabalhar com 3D pode ser um pouco complicado, mas usar o AutoLANDSCAPE para fazer 3D é bem simples:
Primeiro, você deve ter noção de CAD e saber desenhar nele.
Faça o desenho de um terreno.

A figura mostrada está com a visualização Top, ou seja, está sendo observado de cima.
Se nós inserirmos as plantas em 3D neste terreno e manter esta visualização não conseguiremos perceber a altura delas. Para gerar uma visualização em 3D você deverá clicar em View, 3D view e selecionar uma das opções isométricas.

Com esta visualização, será possível perceber a altura das plantas em 3D.
UCS
UCS é um sistema de coordenadas definido por três pontos. Os pontos podem ser definidos por 3 coordenadas x,y,z ou por uma origem de rotação ao longo do x,y e eixo z.
Obs.: Fique sempre atento ao UCS que você está utilizando. Rodar a visualização não altera o UCS. Sendo assim, se você estiver com o UCS girado de forma errada e tentar fazer um desenho, mesmo que de inicio o desenho pareça estar no local certo, ele aparecerá em algum ponto que você desconhece, o que pode comprometer seu projeto.
A dica é: se você mudou a visualização em View, 3D view e quer desenhar na visualização selecionada, digite na barra de comandos do CAD "UCS" e pressione a tecla "Enter". Em seguida, digite "V" e tecle "Enter". Desta forma, o CAD permitirá você fazer o desenho na visualização que estiver. Lembre-se que, depois de terminar o desenho, volte o UCS para World, digitando UCS e pressionando a tecla "Enter", e em seguida clicando na tecla "W" e "Enter".
Agora, tendo o conhecimento básico da visualização do CAD e do UCS, vamos inserir algumas plantas através do AutoLANDSCAPE e convertê-las em 3D.
No CAD, volte a visualização do projeto para TOP, clicando novamente em View, 3D view.
Agora que seu desenho está em planta baixa, insira algumas plantas, como desejar.

Depois de inserir as plantas ainda em planta baixa, clique no botão "troca" do AutoLANDSCAPE.
Na tela que abrir, selecione as opções desejadas. Neste exemplo, além de selecionar a opção de modelo 3D, marquei as opções de acabamento colorido e detalhado. Depois de selecionar as opções clique no botão "Aplicar Definições". Em seguida clique em "Troca Todos".
Aguarde a função carregar e todas as plantas serem trocadas. Depois da troca, o visual ficará desta maneira:
Veja abaixo, em outro ângulo, o exemplo 3D com aplicação de render:
Obs:. O AutoLANDSCAPE trasforma apenas os itens de seu banco de dados em 3D. A casa ou outros objetos desenhados no cad devem ser desenhados em 3D separadamente.
Anterior Próximo