Cíntia Chadú fala da importância do paisagismo na qualidade de vida

Autor: Anita Cid - Data: 04/08/2008

Cíntia Chadú Carneiro é Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - em novembro de 1997, conclui o Curso de Pós-graduação Especialização em Paisagismo, pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI, em novembro de 2006, entre este período fez vários cursos entre eles o Curso Prático de GPS e o Curso de Avaliação e Perícia de Imóveis Rurais, ambos pela Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos - SMEA. Trabalhou com Projetos Agropecuários diretamente com o Banco do Brasil por 4 anos; na área administrativa de revenda de produtos agropecuários por 1 ano e meio; há 5 anos trabalha com Paisagismo na Flora Urciano Ltda.

AuE Soluções: Como você se tornou paisagista?

Cíntia Chadú: Desde a época de Faculdade, quando cursei a disciplina Plantas Ornamentais e Paisagismo na UFU, os alunos da Arquitetura faziam esta disciplina junto com a Agronomia, como matéria extra-curricular, e com eles tive mais noções de composição e desenho. Interessei-me bastante pelo assunto e passei a admirar este trabalho. Meu primeiro emprego, após a graduação foi em uma Empresa que fica em frente a uma Floricultura. Mesmo não atuando na área de Paisagismo, sempre que tinha uma folga ia admirar a beleza dos arranjos e das flores. Meu interesse tornou-se tão grande que passei a adquirir livros e revistas e passei a me aprofundar sobre o assunto. Na época a Flora Urciano Ltda já era muito conhecida, estava estabelecida há mais ou menos 27 anos oferecendo um serviço amplamente reconhecido na cidade e região e tive a oportunidade de começar fazendo os desenhos em AutoCad para o proprietário. Após, uns oito meses de trabalho terceirizado fui contratada para trabalhar na Empresa onde permaneço até a presente data. A Flora Urciano ocupa uma área de 18 hectares, atuando na elaboração e execução de projetos paisagísticos, produção e comercialização de plantas ornamentais diversas, nativas e exótica e conta com mais um Engenheiro Agrônomo, viveiristas e jardineiros especializados. O responsável pelos projetos, é o Sr. André Luiz Honorato, um dos proprietários, cuja paixão, trabalho e conhecimento herdou da prática de sua mãe. Com ele tenho aprendido bastante, desde a prática até seu vasto conhecimento sobre plantas ornamentais e o grande trabalho, paralelo, com plantas medicinais. Com isso fiz o Curso de Pós-graduação em Paisagismo e sempre que posso me aperfeiçôo, através de cursos, palestras e eventos da área. Hoje trabalhamos juntos, fazendo projetos residenciais, trabalhando com grandes Empresas, Prefeituras, clubes, fazendas....
Normalmente trabalhamos assim, após visitas à obra, medições, conversas com o cliente, elaboramos o projeto e trazemos o cliente na Flora e aqui mostramos nossas sugestões de plantas e damos outras que também poderão dar certo, após a definição das plantas é que concluímos o projeto e o orçamento. Como há um grande estoque e variedades com diversos portes, damos ao cliente a oportunidade de escolher a planta que irá pra seu ambiente, ou seja, será com a planta que ele viu é que iremos executar seu projeto, não com uma parecida. Trabalhamos também com cascatas, de grande ou pequeno porte, lagos, pomares, fabricação de vasos.... Em breve , estarei me especializando também em irrigação para jardim e também contaremos com um Arquiteto para valorizar os trabalhos oferecidos pela Flora e ampliar nosso mercado de trabalho.


Área de platação da Flora Urciano

AuE Soluções: Na sua opinião, qual a importância do paisagismo na vida cotidiana? Como ele contribui na qualidade de vida da população?

Cíntia Chadú: No interior, é comum as casas possuírem boas áreas verdes, ao contrário das grandes cidades, onde, estas áreas são restritas aos parques, praças e bosques públicos. Em ambas as situações, o paisagismo é muito importante, pois, através dele, há uma maior integração, aproveitamento, contemplação e utilização destas áreas tanto nas residências onde a família busca uma área para lazer, descanso, reunião com familiares e amigos, num ambiente aconchegante, agradável e bem planejado, ou em uma área pública onde a população visa utilizá-la para fins esportivos, artísticos, culturais ou descanso e inspiração. Nas grandes empresas, a área verde é a responsável pela melhoria de qualidade de vida dos funcionários acostumados somente a estruturas de concretos, maquinários, veículos pesados. Em qualquer situação há a aproximação do homem com a natureza e este contato sempre traz bons resultados. Podemos, ainda contar com as avenidas e ruas arborizadas e/ou ajardinadas que contribuem para a beleza das cidades e pela melhoria do clima.

AuE Soluções: Você acredita que atualmente está havendo uma maior conscientização da importância do paisagismo por parte da mídia e das organizações públicas?

Cíntia Chadú: Com o problema do aquecimento global e a preocupação com as reservas de água potável e consequente extinção de plantas e animais, a mídia, os órgãos públicos e organizações não governamentais, vêm tentando conscientizar a população sobre a importância da preservação e reconstituição do meio ambiente. Os trabalhos com paisagismo tornaram-se grandes aliados nesta conscientização, pois, com eles nós alcançamos, desde uma pequena parte da população até comunidades inteiras, dando a todos acesso direto à natureza, levando para dentro das residências ou para grandes áreas externas o contato real, integral e permanente do homem com a fauna e flora, pois ao criarmos ambientes naturais estamos promovendo esta aproximação, despertando o interesse e o amor do homem pela natureza. Conseqüentemente ele passará a proteger e a dar maior importância ao meio em que vive.

O Paisagismo é muito importante, pois, através dele, há uma maior integração, aproveitamento, contemplação e utilização de áreas residências e públicas


AuE Soluções: Como você utiliza os softwares AutoLANSCAPE e PhotoLANDSCAPE no seu dia-a-dia profissional?

Cíntia Chadú: Eu já trabalhava com o AutoCAD, mas faltavam elementos que valorizassem meu desenho e com os programas AutoLANSCAPE e PhotoLANDSCAPE, isto foi resolvido. Hoje, consigo mostrar ao cliente, um projeto mais detalhado. Com isto há uma visão e compreensão mais prática de como ficará seu jardim, uma vez que o projeto desenvolvido lhe é apresentado sob várias perspectivas. Muitos clientes não conseguem visualizar o resultado somente com a planta baixa, mas com os recursos do AutoLANSCAPE e PhotoLANDSCAPE consigo fazer esta demonstração. Qualquer cliente, ao visualizar, seu imóvel já com sua área verde pré-definida, fica deveras encantado e torna-se mais fácil projetar qualquer modificação que seja sugerida, oportunizando economia de tempo e custos.

AuE Soluções: Você está desenvolvendo algum projeto atualmente? Conte-nos um pouco sobre ele.

Cíntia Chadú: É um projeto para criação de uma área de educação ambiental e um ambiente para exposição de uma grande empresa agropecuária que desenvolve um trabalho diversificado entre cafeicultura e criação de ovelhas para exportação. É um desafio e, ao mesmo tempo, um grande prazer participar deste projeto onde iremos interferir desde a escolha da área, passando pela elaboração dos ambientes que contarão com lagos, viveiros, bosques e execução do todo o projeto paisagístico.

AuE Soluções: Dentre os projetos que você realizou, qual deles você destacaria?

Cíntia Chadú: Falar de um projeto em particular é difícil, pois cada um tem seu desafio e sua compensação. Quando o trabalho é em áreas pequenas, como um jardim de inverno, uma sacada, uma residência menor, destaca-se a riqueza nos pequenos detalhes e a colocação certa das plantas e elementos que irão compor estas áreas. Estas evidências, num espaço que será visto diariamente, faz com que o paisagista busque alternativas de satisfazer a rotina do cliente. Por outro lado, quando se trata de um grande projeto, com áreas distintas, onde o trabalho será com plantas de grande porte, caminhos, cascatas, campos de futebol, pomares, meu trabalho já fica mais diversificado, pois terei muitos olhares sobre o mesmo. Daí, minha responsabilidade em executar este trabalho, vai me oportunizar ir aos dois extremos, tendo como objetivo maior a realização e a satisfação do cliente, buscando sempre o equilíbrio e a naturalidade. É muito bom e valoroso ter o reconhecimento das pessoas que irão ter contato diário com meu trabalho.
Mas destaco algumas residências, praças e Empresas, como a BUNGE-Fertilizantes, Hotel Cura e Repouso e fazendas em Araxá; a Votorantim-Metais em Vazante e Morro Agudo; Prefeituras Municipais de Araxá, Ibiá, Tapira; Nestlé em Ibiá e Ituiutaba (em andamento).





Veja mais fotos e o projeto em AutoLANDSCAPE


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: - Data: 30/06/2010 21:51:11

adorei a matéria muito enriquecedora, parece que você trabalha mais com projetos grandes. Gostaria de saber se vc tem seu próprio site, para conhecer melhor seus trabalhos, comotrabalhos residencias pequenos e também os jardins de inverno. ok?

Parabéns pelo seu trabalho, muito bom e de muita criatividade .

Abraços.




AuE Responde: Segue os contatos da paisagista Cíntia Chadú:

Flora Urciano Ltda.

Eng. Agrônoma Cíntia Chadú

floraurc@terra.com.br

(34) 3661-2461/8802-4674



2 - Autor: thais - Data: 02/06/2009

oi.. boa tarde, adorei a matéria. Ela me insentivou ainda mais,sou bióloga recem formada e gostaria muito de me especializar em paisagismo, eu moro em Goiatuba - GO. A minha cidade tem em média 30 mil habitantes e tenho um certo receio se irei ter retorno, e como vcs já trabalham no ramo há algum tempo, gostaria muito de sua opinião...bjos espero respostas



3 - Autor: Paulo SergiO Rodrigues - Data: 21/01/2009

parabéns andré e a todos que sempre empenhão com o coração andré , eliana parabéns a todos ficou joia a foto ai da flora sou paulinho que trabalhou ai com vc trabalhava na errigação
um abraço.



4 - Autor: jadir - Data: 11/01/2009

Muito bom Cintia.



5 - Autor: Priscila Alvares - Data: 09/08/2008

ótima entrevista, é disso que precisamos. Cíntia Chandú consegue nos mostrar como é gostoso nos apaixonarmos pelo verde e pela elegância, amor e carinho com seus clientes.



6 - Autor: Claudia Bevilacqua - Data: 07/08/2008

Adorei a entrevista e pude entender melhor sobre o trabalho da paisagista, que aliás tem uma ótima expressao e linguistica



7 - Autor: Maria Aparecida - Data: 07/08/2008

É gostoso ler e conhecer mais sobre profissionais, como a Cintia Chadu. Parabens.




Entrevista
Dicas Técnicas
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 5 No 50 / Julho de 2008

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Parque Urbano Ibitinga SP

Ulisses Uliana Bething

Praça das Colunas Serra ES

Ulisses Uliana Bething

Parque Capivari

Ulisses Uliana Bething

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*