Cíntia Chadú fala da importância do paisagismo na qualidade de vida

Autor: Anita Cid - Data: 04/08/2008

Cíntia Chadú Carneiro é Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - em novembro de 1997, conclui o Curso de Pós-graduação Especialização em Paisagismo, pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI, em novembro de 2006, entre este período fez vários cursos entre eles o Curso Prático de GPS e o Curso de Avaliação e Perícia de Imóveis Rurais, ambos pela Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos - SMEA. Trabalhou com Projetos Agropecuários diretamente com o Banco do Brasil por 4 anos; na área administrativa de revenda de produtos agropecuários por 1 ano e meio; há 5 anos trabalha com Paisagismo na Flora Urciano Ltda.

AuE Soluções: Como você se tornou paisagista?

Cíntia Chadú: Desde a época de Faculdade, quando cursei a disciplina Plantas Ornamentais e Paisagismo na UFU, os alunos da Arquitetura faziam esta disciplina junto com a Agronomia, como matéria extra-curricular, e com eles tive mais noções de composição e desenho. Interessei-me bastante pelo assunto e passei a admirar este trabalho. Meu primeiro emprego, após a graduação foi em uma Empresa que fica em frente a uma Floricultura. Mesmo não atuando na área de Paisagismo, sempre que tinha uma folga ia admirar a beleza dos arranjos e das flores. Meu interesse tornou-se tão grande que passei a adquirir livros e revistas e passei a me aprofundar sobre o assunto. Na época a Flora Urciano Ltda já era muito conhecida, estava estabelecida há mais ou menos 27 anos oferecendo um serviço amplamente reconhecido na cidade e região e tive a oportunidade de começar fazendo os desenhos em AutoCad para o proprietário. Após, uns oito meses de trabalho terceirizado fui contratada para trabalhar na Empresa onde permaneço até a presente data. A Flora Urciano ocupa uma área de 18 hectares, atuando na elaboração e execução de projetos paisagísticos, produção e comercialização de plantas ornamentais diversas, nativas e exótica e conta com mais um Engenheiro Agrônomo, viveiristas e jardineiros especializados. O responsável pelos projetos, é o Sr. André Luiz Honorato, um dos proprietários, cuja paixão, trabalho e conhecimento herdou da prática de sua mãe. Com ele tenho aprendido bastante, desde a prática até seu vasto conhecimento sobre plantas ornamentais e o grande trabalho, paralelo, com plantas medicinais. Com isso fiz o Curso de Pós-graduação em Paisagismo e sempre que posso me aperfeiçôo, através de cursos, palestras e eventos da área. Hoje trabalhamos juntos, fazendo projetos residenciais, trabalhando com grandes Empresas, Prefeituras, clubes, fazendas....
Normalmente trabalhamos assim, após visitas à obra, medições, conversas com o cliente, elaboramos o projeto e trazemos o cliente na Flora e aqui mostramos nossas sugestões de plantas e damos outras que também poderão dar certo, após a definição das plantas é que concluímos o projeto e o orçamento. Como há um grande estoque e variedades com diversos portes, damos ao cliente a oportunidade de escolher a planta que irá pra seu ambiente, ou seja, será com a planta que ele viu é que iremos executar seu projeto, não com uma parecida. Trabalhamos também com cascatas, de grande ou pequeno porte, lagos, pomares, fabricação de vasos.... Em breve , estarei me especializando também em irrigação para jardim e também contaremos com um Arquiteto para valorizar os trabalhos oferecidos pela Flora e ampliar nosso mercado de trabalho.


Área de platação da Flora Urciano

AuE Soluções: Na sua opinião, qual a importância do paisagismo na vida cotidiana? Como ele contribui na qualidade de vida da população?

Cíntia Chadú: No interior, é comum as casas possuírem boas áreas verdes, ao contrário das grandes cidades, onde, estas áreas são restritas aos parques, praças e bosques públicos. Em ambas as situações, o paisagismo é muito importante, pois, através dele, há uma maior integração, aproveitamento, contemplação e utilização destas áreas tanto nas residências onde a família busca uma área para lazer, descanso, reunião com familiares e amigos, num ambiente aconchegante, agradável e bem planejado, ou em uma área pública onde a população visa utilizá-la para fins esportivos, artísticos, culturais ou descanso e inspiração. Nas grandes empresas, a área verde é a responsável pela melhoria de qualidade de vida dos funcionários acostumados somente a estruturas de concretos, maquinários, veículos pesados. Em qualquer situação há a aproximação do homem com a natureza e este contato sempre traz bons resultados. Podemos, ainda contar com as avenidas e ruas arborizadas e/ou ajardinadas que contribuem para a beleza das cidades e pela melhoria do clima.

AuE Soluções: Você acredita que atualmente está havendo uma maior conscientização da importância do paisagismo por parte da mídia e das organizações públicas?

Cíntia Chadú: Com o problema do aquecimento global e a preocupação com as reservas de água potável e consequente extinção de plantas e animais, a mídia, os órgãos públicos e organizações não governamentais, vêm tentando conscientizar a população sobre a importância da preservação e reconstituição do meio ambiente. Os trabalhos com paisagismo tornaram-se grandes aliados nesta conscientização, pois, com eles nós alcançamos, desde uma pequena parte da população até comunidades inteiras, dando a todos acesso direto à natureza, levando para dentro das residências ou para grandes áreas externas o contato real, integral e permanente do homem com a fauna e flora, pois ao criarmos ambientes naturais estamos promovendo esta aproximação, despertando o interesse e o amor do homem pela natureza. Conseqüentemente ele passará a proteger e a dar maior importância ao meio em que vive.

O Paisagismo é muito importante, pois, através dele, há uma maior integração, aproveitamento, contemplação e utilização de áreas residências e públicas


AuE Soluções: Como você utiliza os softwares AutoLANSCAPE e PhotoLANDSCAPE no seu dia-a-dia profissional?

Cíntia Chadú: Eu já trabalhava com o AutoCAD, mas faltavam elementos que valorizassem meu desenho e com os programas AutoLANSCAPE e PhotoLANDSCAPE, isto foi resolvido. Hoje, consigo mostrar ao cliente, um projeto mais detalhado. Com isto há uma visão e compreensão mais prática de como ficará seu jardim, uma vez que o projeto desenvolvido lhe é apresentado sob várias perspectivas. Muitos clientes não conseguem visualizar o resultado somente com a planta baixa, mas com os recursos do AutoLANSCAPE e PhotoLANDSCAPE consigo fazer esta demonstração. Qualquer cliente, ao visualizar, seu imóvel já com sua área verde pré-definida, fica deveras encantado e torna-se mais fácil projetar qualquer modificação que seja sugerida, oportunizando economia de tempo e custos.

AuE Soluções: Você está desenvolvendo algum projeto atualmente? Conte-nos um pouco sobre ele.

Cíntia Chadú: É um projeto para criação de uma área de educação ambiental e um ambiente para exposição de uma grande empresa agropecuária que desenvolve um trabalho diversificado entre cafeicultura e criação de ovelhas para exportação. É um desafio e, ao mesmo tempo, um grande prazer participar deste projeto onde iremos interferir desde a escolha da área, passando pela elaboração dos ambientes que contarão com lagos, viveiros, bosques e execução do todo o projeto paisagístico.

AuE Soluções: Dentre os projetos que você realizou, qual deles você destacaria?

Cíntia Chadú: Falar de um projeto em particular é difícil, pois cada um tem seu desafio e sua compensação. Quando o trabalho é em áreas pequenas, como um jardim de inverno, uma sacada, uma residência menor, destaca-se a riqueza nos pequenos detalhes e a colocação certa das plantas e elementos que irão compor estas áreas. Estas evidências, num espaço que será visto diariamente, faz com que o paisagista busque alternativas de satisfazer a rotina do cliente. Por outro lado, quando se trata de um grande projeto, com áreas distintas, onde o trabalho será com plantas de grande porte, caminhos, cascatas, campos de futebol, pomares, meu trabalho já fica mais diversificado, pois terei muitos olhares sobre o mesmo. Daí, minha responsabilidade em executar este trabalho, vai me oportunizar ir aos dois extremos, tendo como objetivo maior a realização e a satisfação do cliente, buscando sempre o equilíbrio e a naturalidade. É muito bom e valoroso ter o reconhecimento das pessoas que irão ter contato diário com meu trabalho.
Mas destaco algumas residências, praças e Empresas, como a BUNGE-Fertilizantes, Hotel Cura e Repouso e fazendas em Araxá; a Votorantim-Metais em Vazante e Morro Agudo; Prefeituras Municipais de Araxá, Ibiá, Tapira; Nestlé em Ibiá e Ituiutaba (em andamento).





Veja mais fotos e o projeto em AutoLANDSCAPE


Compartilhar:



Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: - Data: 30/06/2010 21:51:11

adorei a matéria muito enriquecedora, parece que você trabalha mais com projetos grandes. Gostaria de saber se vc tem seu próprio site, para conhecer melhor seus trabalhos, comotrabalhos residencias pequenos e também os jardins de inverno. ok?

Parabéns pelo seu trabalho, muito bom e de muita criatividade .

Abraços.




AuE Responde: Segue os contatos da paisagista Cíntia Chadú:

Flora Urciano Ltda.

Eng. Agrônoma Cíntia Chadú

floraurc@terra.com.br

(34) 3661-2461/8802-4674



2 - Autor: thais - Data: 02/06/2009

oi.. boa tarde, adorei a matéria. Ela me insentivou ainda mais,sou bióloga recem formada e gostaria muito de me especializar em paisagismo, eu moro em Goiatuba - GO. A minha cidade tem em média 30 mil habitantes e tenho um certo receio se irei ter retorno, e como vcs já trabalham no ramo há algum tempo, gostaria muito de sua opinião...bjos espero respostas



3 - Autor: Paulo SergiO Rodrigues - Data: 21/01/2009

parabéns andré e a todos que sempre empenhão com o coração andré , eliana parabéns a todos ficou joia a foto ai da flora sou paulinho que trabalhou ai com vc trabalhava na errigação
um abraço.



4 - Autor: jadir - Data: 11/01/2009

Muito bom Cintia.



5 - Autor: Priscila Alvares - Data: 09/08/2008

ótima entrevista, é disso que precisamos. Cíntia Chandú consegue nos mostrar como é gostoso nos apaixonarmos pelo verde e pela elegância, amor e carinho com seus clientes.



6 - Autor: Claudia Bevilacqua - Data: 07/08/2008

Adorei a entrevista e pude entender melhor sobre o trabalho da paisagista, que aliás tem uma ótima expressao e linguistica



7 - Autor: Maria Aparecida - Data: 07/08/2008

É gostoso ler e conhecer mais sobre profissionais, como a Cintia Chadu. Parabens.




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*