Com auxílio do HydroLANDSCAPE, irrigação no nordeste é otimizada
Autor: Camila Fonseca - Data: 03/04/2012
O poder da irrigação em áreas verdes se torna cada vez mais visível nos dias em que a água se tornou um bem escasso e, por isto, muito mais valioso. No Brasil, esta prática veio se aprimorando com os anos e hoje o profissional de irrigação qualificado tem o seu préstimo no mercado.
Projetos de irrigação da "Irrigação Nordeste" Imagens cedidas pela empresa
No nordeste do país, onde as chuvas são bastante irregulares e as regiões são semi-áridas, o investimento no setor é agressivo. A engenheira agrônoma Marina Stéfanne Lopes da Silva, da Irrigação Nordeste - empresa atuante no mercado de irrigação há seis anos - avaliou algumas questões e comentou sobre o setor na região em que trabalha.
Os trabalhos da Irrigação Nordeste são única e exclusivamente direcionados aos projetos de irrigação. As variações ocorrem no âmbito dos locais onde esses projetos serão executados, como residências, praças públicas, áreas agrícolas e jardins em geral. Como nesta região do país as chuvas são irregulares no decorrer do ano, a profissional vê a prática de irrigar como "indispensável para garantir a produção, uma vez que a cultura precisa de água em todas as fases do seu desenvolvimento", afirma.
Projetos de irrigação da "Irrigação Nordeste" Imagens cedidas pela empresa
Caso não exista uma padronização ou fiscalização da agricultura e dos espaços verdes neste trabalho, Marina acredita que eles podem ser prejudicados. "Um sistema de irrigação mal dimensionado pode trazer prejuízos reais para a cultura, como queda brusca de produção. Por isso é necessário que nós, profissionais da área de irrigação, estejamos sempre buscando novas ferramentas tecnológicas, como o HydroLANDSCAPE, para minimizar quaisquer inconvenientes para a elaboração do projeto e, conseqüentemente, para a cultura", esclarece.
Segundo ela, a Irrigação Nordeste trabalha fundamentada principalmente no correto dimensionamento do sistema de irrigação, se adequando sempre as necessidades do cliente e visando a eficiência do projeto, assim como a economia de água. E, de alguma forma, Marina considera importante o auxílio da tecnologia para tornar a irrigação em pequena e grande escala, menos onerosa. "A partir do momento em que aderimos ferramentas tecnológicas que minimizam o tempo de elaboração dos projetos e nos ajudam a ganhar precisão no dimensionamento, evitando sobras e gastos adicionais, a irrigação se torna menos onerosa", analisa.
A chamada "quadra chuvosa" é o período de janeiro a maio onde a chuva se torna recorrente no nordeste. Passados estes meses, a engenheira agrônoma alerta que a demanda por projetos de irrigação começa a crescer progressivamente. "Como a distribuição de chuvas na nossa região é bastante irregular, mesmo nesse período de quadra chuvosa temos demanda de projetos. Mas, com certeza, a demanda é bem maior em meses de estiagem.
Projetos de irrigação da "Irrigação Nordeste" Imagens cedidas pela empresa
Contudo, o aumento nesta demanda não foi considerado negativo para a empresa, mas, sim, bastante positivo já que o tempo de projetar pôde ser otimizado. Para Marina, o "principal benefício trazido com o uso do HydroLANDSCAPE, foi a economia de tempo na elaboração dos projetos. Como antes fazíamos apenas utilizando as ferramentas do AutoCAD, precisávamos de prazos maiores para finalizar toda a elaboração e detalhamento. Com o HydroLANDSCAPE ganhamos tempo e conseqüentemente a possibilidade de execução e elaboração de mais projetos mensais", informa.
Projeto de irrigação da "Irrigação Nordeste" desenvolvido no HydroLANDSCAPE Imagens cedidas pela empresa
A profissional anuncia que o software forneceu todas as ferramentas apresentadas nos vídeos demonstrativos e isso trouxe mais segurança para adquirí-lo para a empresa. "Na pós utilização, tivemos alguns problemas iniciais que foram brevemente resolvidos por meio de atualizações disponíveis no próprio site e com o suporte. Com certeza foi um bom investimento", completa.
Como sabemos, a irrigação garante a constituição de componentes fundamentais da paisagem e do meio ambiente. E no ponto de vista da engenheira agrônoma, com os investimentos no Porto de Suape, a duplicação de várias rodovias e novos conjuntos residenciais impulsionarão o crescimento da construção civil em Pernambuco. "O mercado de irrigação é bastante promissor, pois a demanda por instalação de sistemas de irrigação em jardins cresce em conjunto com estes setores", conclui.
Anterior Próximo