Entrevista com o paisagista Alexandre Galhego

Autor: Adriana Corrêa - Data: 10/02/2005

Alexandre Galhego se formou há 13 anos em engenharia agrônoma pela Universidade de São Paulo (USP). Mas bem antes disso já mostrava o seu talento para o paisagismo, acompanhado o trabalho do seu pai, Hélcio Galhego, que o iniciou na profissão. Mestre em botânica pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), atualmente é professor da Faculdade Metropolitana Unida (FMU-SP). Realizando projetos em fusão de estilos, proporciona aos seus clientes soluções exclusivas em jardinagem e paisagismo. Atua em todo o estado paulista, sobretudo na cidade de Campinas e região. Em entrevista para a Revista Digital AuE Soluções, Galhego fala de suas experiências e dá a fórmula para a realização de um bom trabalho.

AuE: Como começou na profissão de paisagista?
Galhego: Comecei bem cedo, aos 14 anos, acompanhando o trabalho do meu pai, Hélcio Galhego, também Engenheiro Agrônomo. Na época, em 1984, ele prestava serviço para uma empresa sediada em Botucatu, São Paulo. Tal experiência me levou a seguir os seus passos e, então, decidi cursar Engenharia Agrônoma.

AuE: Os seus trabalhos seguem algum estilo?
Galhego: Prefiro uma fusão de estilos, onde aproveito melhor a diversidade de espécies vegetais e artefatos decorativos. Utilizo matéria-prima típica do nosso país. Minha principal preocupação é a harmonia do projeto com a arquitetura do imóvel e com o entorno. Procuro definir o tipo de projeto de acordo com a estrutura da construção e com o estilo próprio do cliente. São estes os fatores que irão determinar qual será a vegetação, o piso, a piscina, enfim, a decoração mais adequada à paisagem.

AuE: Na sua opinião, o que caracteriza um bom projeto?
Galhego: Como disse anteriormente, a harmonia é fundamental para que o projeto se torne um complemento da arquitetura a sua volta. Além disso, é preciso que a obra esteja em sintonia com as aspirações do cliente. Fiz a opção pelo paisagismo minimalista, assim evito a repetição de linhas de projetos. Dessa forma, cada criação se torna única, pois surge a partir de condições muito específicas que levam em conta o local, o espaço, o tempo, a arquitetura e a opinião do cliente. Não sigo um padrão para executar os projetos, busco a diferenciação de cada uma das minhas criações. Costumo mesclar plantas e materiais, experimentando novas combinações para obter o efeito desejado no jardim.

AuE: É utilizado algum recurso na criação dos projetos?
Galhego: Sempre pesquiso vegetações e materiais novos e mais acessíveis para garantir a satisfação do cliente. Nesse sentido, faço uso da tecnologia para otimizar o tempo e melhorar a qualidade final do produto. O trabalho é feito em base CAD e uso o software AutoLANDSCAPE em todos os projetos. O programa me auxilia na idealização da obra, facilitando a sua execução e a explicação aos clientes.

AuE: Qual o seu último trabalho?
Galhego: Uma praça interna com uma área sob fiação de alta tensão, no Alphaville Campinas. Na verdade, ainda estou trabalhando nesta obra. Ela aguarda licitação para ser finalizada. Geralmente, o tempo para a conclusão de um projeto de médio porte é de 25 horas para a sua execução e 60 dias para a implantação no local determinado.

AuE: Dentre os seus projetos, qual deles merece destaque?
Galhego: Fiz um projeto em AutoLANDSCAPE que é uma verdadeira fusão de estilos. Valorizei bastante a arquitetura limpa e trabalhei algumas alterações artificiais de relevo. Utilizei seixos rolados, bolachas e cruzetas de madeira para fazer o piso e as marcações. A obra ficou pronta em 20 dias e foi entregue em 2003. O projeto foi implantado em uma residência na cidade de Campinas, São Paulo.

Outro trabalho interessante, foi a reformulação da fachada do prédio residencial "Dona Nair". Foram dez dias de obras, com a alteração de volumes de terreno e fusão de estilos para a valorização da fachada. O trabalho foi em entregue em agosto de 2003.

Paisagem Comércio de Plantas e Paisagismo Ltda
*Rua Luis Otávio 2001, 114/3 - Mansões Santo Antônio
Campinas - SP
Telefone: (19) 3294-9836
paisage@uol.com.br


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Jane aparecida de Oliveira - Data: 10/04/2012 22:33:15

MARAVILHA O ALEXANDRE SE EXPRESSA DE UMA MANEIRA SIMPLES ME DIXA SATISFEITA EM VER COMO TEMOS PESSOAS CAPAZES DE TRABALHAR COM AMOR E SATISFAÇÃO.E PASSAR ISSO PRA GENTE ADOREI



2 - Autor: neuza alvarenga da silva - Data: 16/11/2010 08:45:15

esta materia é muito boa eu gosto muito de paisagismo
e esta materia é muito maravilhosa!




Entrevista
Dicas Técnicas
Novidades
Carta dos leitores
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 1 No 8 / Janeiro de 2005

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*