Entrevista com o paisagista André Amaral

Autor: Adriana Corrêa - Data: 07/10/2004

Engenheiro Agrônomo pela USP e Administrador de Empresas pela Unesp, André Amaral tem quase uma década de projetos paisagísticos no currículo. À frente da empresa Ponto Verde*, ele comanda uma equipe que atua em toda a grande São Paulo, Alphaville, Botucatu e região. Especialista em planejamento e execução de paisagens, trabalha com plantas nativas e ornamentais, pedras, adubos e agroquímicos, dando todo o suporte necessário para a manutenção de diversos tipos de jardins. Em entrevista para a Revista Digital AuE Soluções o paisagista fala um pouco de suas experiências e atuação no segmento.

AuE: Como começou na profissão de paisagista?
André: Meu pai, o botânico Ayrton Amaral Júnior, já possuía uma empresa de paisagismo - a "Cuesta Jardins". Logo depois de terminar a faculdade, fui trabalhar com ele, em Botucatu. Trabalhamos juntos até o final de 2002, quando iniciamos o projeto de outra empresa na região de Alphaville, em São Paulo. O resultado desse empreendimento foi a inauguração da Ponto Verde, em julho de 2003. De lá pra cá realizamos vários projetos de paisagismo, manutenção e assessoria técnica, além de promover cursos e produzir relatórios ambientais.

AuE: Os seus trabalhos seguem algum estilo?
André: A maioria dos meus projetos são tropicais, variando de acordo com a leitura arquitetônica da obra, seja ela residencial, comercial ou área verde. Gosto muito dos estilos ousados, sobretudo porque podemos aproveitar essa característica também no jardim. Geralmente, resultam em obras bem diferentes e valorizam ainda mais a paisagem.

AuE: Na sua opinião, o que caracteriza um bom projeto?
André: Ao projetar uma área verde me apóio em três características principais: beleza estética, caráter inovador e baixa manutenção. Na minha opinião, essas três características resultam num bom projeto. Logicamente existem exceções.

AuE: Como a tecnologia auxilia o seu trabalho?
André: Como não sou um bom desenhista, já na faculdade comecei aprender a trabalhar com o Autocad. Quando me formei, fiz algumas viagens aos Estados Unidos, de onde trouxe alguns softwares que não atenderam as minhas necessidades. A chegada do AutoLANDSCAPE no mercado resolveu meus problemas e, desde então, todos os meus projetos são elaborados com ele. Além disso, quando o software surgiu, poucos paisagistas utilizavam o computador. Nessa época, o diferencial dos meus projetos era as apresentações elaboradas no programa. Fui um dos primeiros usuários do AutoLANDSCAPE e não consigo me ver sem essa ferramenta no meu dia a dia.

AuE: Com que freqüência costuma usar os softwares AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE? Por quê?
André: Uso os softwares para elaboração de todo e qualquer projeto, porque é mais fácil, rápido e simples. No início da minha carreira, eu ainda fazia alguns trabalhos à mão. Mas quando era necessário alterar o projeto, tudo tinha que ser desenhado novamente. Com a utilização dos programas, isso não acontece mais.

AuE: Dentre os seus projetos, qual deles merece destaque?
André: Acho que o McDonald´s de Botucatu foi um projeto importante para mim. Por meio dele, conseguimos chamar a atenção do presidente da empresa e entrar em um segmento restrito de trabalho. Atualmente, estou trabalhando no projeto paisagístico de um condomínio fechado, situado na região de Moema, em São Paulo.

Para conhecer um projeto realizado pelo paisagista André Amaral



Ponto Verde Plantas e Jardins
*Avenida Alpha Norte 2500, Alphaville - Santana de Parnaíba / SP - Tel/fax: 11-4153-8977


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Dicas Técnicas
Novidades
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 1 No 4 / setembro de 2004

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*