Entrevista: Arquiteta Paisagista Patrícia Palloni

Autor: Regina Motta - Data: 10/10/2015

Temos o prazer de publicar a entrevista da Paisagista Patrícia Palloni que nos fala sobre seu trabalho como Arquiteta e Paisagista na região de Marília, São Paulo.

AuE Paisagismo:Faça uma apresentação pessoal e de sua empresa. Gostaríamos de conhecê-la melhor.

Arquiteta Paisagista Patricia Palloni

Meu nome é Patricia Palloni, sou formada em Arquitetura e Urbanismo e possuo uma empresa que une Arquitetura, Paisagismo e Agronomia, projetando e implantando jardins e reflorestamento em Marília e região.

Acredito ser muito importante a união de Arquitetos Paisagistas e Engenheiros Agrônomos, pois os conhecimentos das duas áreas se completam, e o cliente se beneficia com esta união, obtendo um resultado satisfatório no trabalho contratado.

AuE Paisagismo: Como foi a sua escolha desta profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?

O curso de Arquitetura e Urbanismo abrange muitas áreas, gosto de todas elas, mas o paisagismo é o meu foco principal talvez devido as minhas referências emocionais, pois vivi no interior do Mato Grosso do Sul, na cidade de Nova Andradina e tive muito contato com a terra e com o verde.

Gostaria que o paisagismo fosse mais valorizado e mais difundido. Tem muitas pessoas implantando jardins sem o menor conhecimento. Todos perdem com isto: nós profissionais e, claro, o cliente que, por falta de informação, percebe o resultado no final, ficando insatisfeito, desvalorizando seu imóvel e fazendo um mau investimento. Uma outra dificuldade é a conscientização da importância da irrigação e manutenções. A maior alegria é ver o projeto implantado e o cliente satisfeito.

AuE Paisagismo:Como fazer para integrar o gosto do cliente, com a obra arquitetônica e a seleção adequada de espécies botânicas em um projeto paisagístico?

O paisagismo é a "alma" da casa. A primeira preocupação, em minha opinião é tentar traduzir o que o cliente gosta, para que o trabalho final seja satisfatório; desta forma conseguimos extrair o estilo do projeto. O passo seguinte seria saber o que ele espera deste espaço, quais as suas necessidades, a intimidade que ele tem com o verde, quem vai cuidar destes espaços.

A partir destas informações, vem o estudo técnico como adequar o gosto do cliente à obra arquitetônica, se as plantas serão de baixa manutenção ou não, insolação, ventilação, cores, contrastes, texturas, volumetria, iluminação, circulações de pessoas e veículos, se possuem animais, estudar os projetos de hidráulica e elétrica. Com todos estes parâmetros, acredito que podemos atender às expectativas do cliente.

AuE Paisagismo: Como você faz a seleção das espécies botânicas? Você leva em consideração a frequência de manutenção no processo de escolha?

Sim, claro. Como citei acima, é muito importante saber qual a relação do cliente com o jardim. Devemos alertá-lo que estamos trabalhando com seres vivos e que precisam de cuidados, pois o que deveria ser uma alegria poderá vir a se tornar uma "dor-de-cabeça".

AuE Paisagismo:Tem facilidade em conseguir as espécies desejadas para os projetos? Sabe que a Aue Soluções mantém um site o http://www.paisagismodigital.com que tem o objetivo de facilitar a vida do profissional e do cliente, disponibilizando fornecedores de produtos e serviços de paisagismo sem qualquer custo adicional para ambos, bastando um clique para encontrar o que precisa?

Consigo a maioria das plantas que indico em meus projetos e utilizo muito o site da Aue Soluções que facilita e muito a minha busca por fornecedores e produtos.

AuE Paisagismo:Você faz a implantação e manutenção de seus projetos?

Sim, implantamos e fazemos algumas manutenções, com mão-de-obra eficiente. Fazemos questão do acompanhamento no momento da implantação que é imprescindível, para que tenhamos qualidade no plantio e para que o projeto saia exatamente como proposto. O cliente não precisa se preocupar com nada. Apresentamos o projeto, executamos e fornecemos todos os produtos necessários.

AuE Paisagismo:Como o paisagismo pode contribuir na qualidade de vida da população?

É necessária a conscientização da importância da vegetação em todos os espaços. Nos espaços urbanos notamos a concentração de poluentes no ar e na água, a degradação do solo. A criação de espaços verdes gera muitos benefícios como conforto térmico, diminuição da poluição sonora e visual. Estes benefícios estão ligados à recreação e ao convívio social.

No ambiente hospitalar já foi comprovada a eficácia na recuperação mais rápida de pacientes cujo quarto possui janela com vista para o jardim. Os espaços verdes proporcionam tranquilidade e conforto em todos os ambientes, tornando-os mais agradáveis, produtivos e acolhedores.

AuE Paisagismo: Qual o papel do paisagismo em um empreendimento imobiliário?

O paisagismo tornou-se um aliado importante para valorizar qualquer imóvel, e este pode ser um dos pontos principais no momento da escolha de onde morar ou trabalhar do cliente. As pessoas buscam espaços bonitos para aproveitar com a família e amigos, ou ter como ambientes de trabalho.

AuE Paisagismo:Como você utiliza o PhotoLANDSCAPE.em seu dia-a-dia profissional? Quais as vantagens de usar os programas?

Sempre trabalhei com imagens, pois é difícil passar o imaginário para o cliente. O paisagismo é um investimento que o cliente faz e ele precisar saber o que está adquirindo.
Existem alguns programas que podemos utilizar para estes fins, mas exigem uma demanda de tempo muito grande e se tornam inviáveis.

A vantagem do PhotoLANDSCAPE é por ser um programa voltado para o paisagismo, com um banco de imagens excelente, é rápido e simples de ser trabalhado, com um resultado muito bom para apresentação dos projetos, facilitando a visualização para o cliente.


AuE Paisagismo: Qual seria a sua recomendação para os jovens que se decidem pela profissão de Paisagista?

Que estudem muito como em qualquer outra profissão, que mantenham o nível de apresentação do projeto para todos os clientes, que sejam éticos e sinceros, procurando sempre o aprimoramento.

AuE Paisagismo: Dentre os projetos que você realizou, qual deles vocês destacaria? Conte-nos um pouco sobre este projeto.

São todos muito especiais feitos com muita dedicação e carinho. Um deles é o projeto para empresa Brudden, na cidade de Pompéia-SP. E os outros são projetos residenciais, que foram implantados na cidade de Marília - SP.

Este projeto na cidade de Pompéia marcou o início do nosso atendimento a empresas. Foi desafiador e muito especial. Era um jardim de estilo japonês e os clientes tinham o desejo de mudar. Foi proposto transformar uma escada já existente em um grande deck de madeira, contornando seu lago com carpas, criando caminhos coloridos e demarcados com palmeiras ornamentais como a Bismarckia nobilis e Washingtonia filifera. Uma pérgula em madeira com bancos e painel vertical com Cyperus compressus. Fiquei muito feliz em corresponder às expectativas.

Paisagismo de Patrícia Palloni



Paisagismo de Patrícia Palloni



Paisagismo de Patrícia Palloni



Paisagismo de Patrícia Palloni



Paisagismo de Patrícia Palloni



Paisagismo de Patrícia Palloni



Paisagismo de Patrícia Palloni




Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Entrevista: Arquiteta Paisagista Patrícia Palloni
Entrevista: Arquiteta Paisagista Patrícia Palloni

Acredito ser muito importante a união de Arquitetos Paisagistas e Engenheiros Agrônomos, pois os conhecimentos das duas áreas se completam,

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - parte 1 de 3
PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - parte 1 de 3

Veja tutorial de desenvolvimento de fotomontagem, passo-a-passo, com o PhotoLANDSCAPE 2016

LandMANAGER 2016: Trabalhando com Calendários
LandMANAGER 2016: Trabalhando com Calendários

Veja como trabalhar com calendários no LandMANAGER 2016.

AutoLANDSCAPE - Montando a prancha no PaperSpace
AutoLANDSCAPE - Montando a prancha no PaperSpace

Veja como montar a prancha no paperspace usando o AutoLANDSCAPE 2016 e o AutoCAD

HydroLANDSCAPE 2016 - Encontrando objetos desconectados no projeto
HydroLANDSCAPE 2016 - Encontrando objetos desconectados no projeto

Veja como encontrar objetos desconectados no projeto de irrigação feito com o HydroLANDSCAPE

Notícias
Cientistas desvendam truque de plantas
Cientistas desvendam truque de plantas

Cientistas britânicos desvendam o truque usado por uma planta carnívora, que aproveita gotas de chuva para derrubar formigas e devorá-las.

ONU premia indígenas brasileiros por proteção ao meio ambiente
ONU premia indígenas brasileiros por proteção ao meio ambiente

Os ganhadores deste prêmio Equator são um pequeno grupo de projetos e iniciativas inspiradoras ao redor do mundo.

Jardins históricos brasileiros, ricos mas desconhecidos
Jardins históricos brasileiros, ricos mas desconhecidos

A tese de doutoramento da historiadora Cristiane Maria Magalhães faz inventário do Patrimônio Paisagístico do Brasil

Paisagismo Auxiliado por computador no  II Simpósio de Ecopaisagismo e Floricultura
Paisagismo Auxiliado por computador no II Simpósio de Ecopaisagismo e Floricultura

Notícias do II Simpósio de Ecopaisagismo e Floricultura no Anfiteatro do Centro de Ciências Agrárias (CCA) UFSCar

Portugal: Pousada do Palácio de Estoi acolhe Feira de Jardinagem Mediterrânica
Portugal: Pousada do Palácio de Estoi acolhe Feira de Jardinagem Mediterrânica

Nos jardins da Pousada do Palácio de Estoi, Faro, a 7.ª edição da Feira de Jardinagem Mediterrânica, agendada para dia 7 de novembro

Tribos Brasileiras desistem dos Jogos Mundiais dos Povos Índígenas
Tribos Brasileiras desistem dos Jogos Mundiais dos Povos Índígenas

As etnias Kraô e Apinajé e os guaranis-kaiowás se recusam a participar dos jogos mundiais em Palmas Tocantins

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 12 No 136 / Setembro de 2015

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*