Entrevista: Paisagista Maurício Escobar e a Companhia das Plantas

Autor: Regina Motta - Data: 08/04/2019

Uma comemoração especial das nossas Revistas Auepaisagismo e Auepaisajismo: Apresentamos aos nossos leitores o Paisagista Maurício Escobar, da http://companhiadasplantas.com.br, nosso novo parceiro.

Paisagista Maurício Escobar Preto

Além de usuário de nossos softwares, ele nos cedeu seu BANCO DE DADOS de plantas, fotografadas e identificadas, que irão enriquecer a nossa biblioteca dos softwares.

Aprecie a sua história e a experiência que ele vai compartilhar com os leitores!

Auepaisagismo: Como foi a sua escolha da carreira de Paisagista? Quais as dificuldades que encontra no exercício desta bela profissão?

Primeiramente é um prazer compartilhar um pouco da minha historia com os leitores. Desde criança em gostava de plantas e jardinagem. Onde meus pais tinham um sítio, e lá eu "brincava" de fazer jardins.

Em 1995 surgiu uma oportunidade de fazer um curso de paisagismo, embora o curso fosse bem simplificado, me despertou a curiosidade de me aperfeiçoar nesta área. Naquela época, esta profissão não era tão bem difundida. Estudei bastante em livros e revistas, pois não tínhamos as informações tão fáceis como se tem hoje pela internet. Os livros eram difíceis de encontrar.

Em 2002 me formei em Arquitetura e Urbanismo, e de lá para cá não parei mais. São quase 25 anos dedicados a esta área.

Quanto às dificuldades, no inicio da minha carreira eu era muito novo, o complicado era fazer com que os clientes acreditassem no meu potencial. Com o tempo, as indicações de amigos e clientes, as coisas ficaram mais fáceis.

Hoje eu vejo que é tudo muito rápido! As redes sociais ajudam muito para divulgações do meu trabalho, para aquisição de novos fornecedores, para conseguir fotos de plantas e produtos nos viveiros, sem contar a resposta via Wattsapp em negociação com o cliente. Embora a grande maioria das empresas do ramo fazem projetos sem custo ao cliente, em nossa empresa, todo projeto é cobrado! Com isso, filtramos as especulações, assim nós conseguimos atender melhor os clientes e fica um trabalho mais personalizado.

Auepaisagismo: E a Companhia das Plantas, como surgiu?

Quando eu comecei a atuar nesta área e 1995, criei o nome "Art Green", pois o foco era paisagismo e prestação de serviço de jardinagem. Trabalhei até 2007 com este nome fantasia. Mas como eu percebi que o mercado necessitava, em nossa região, de uma empresa especializada no fornecimento de plantas com qualidade para paisagismo, resolvi mudar para Companhia das Plantas, e até hoje estamos atuando no mercado, crescendo cada vez mais e se destacando no mercado como referência de plantas de grande porte.

Auepaisagismo: Como você formou esta extensa biblioteca de fotos?

Com a inauguração da loja, a exigência dos clientes era cada vez maior em se tratando de projetos. Chamei um parceiro que adorava mexer com plantas, o Rafael Zamboni. Ele me ajudava a criar os novos projetos, com o tempo ele foi se aperfeiçoando a cada dia.

Os projetos ficavam lindos e o mais próximo da realidade, pois usávamos fotos das plantas que estavam disponíveis para a venda em nossa loja. Para chegar a um resultado mais real possível, ele utilizava do programa AutoCAD 3D, Photoshop e Corel draw. Contudo o acervo foi aumentando dia após dia. De acordo com a necessidade dos projetos e tendências do mercado.

Auepaisagismo: Você é usuário de nosso software PhotoLANDSCAPE O que nos diz sobre a ajuda que ele proporciona nos projetos?

Conheci o software há pouco tempo, ele é muito interessante, o seu acervo de plantas e acessórios é bem amplo. Confesso que tenho dificuldade em utilizar das ferramentas oferecidas pelo software. Mas é questão de tempo e persistência. O resultado final fica bem bacana, e nos facilita muito essa questão de trabalhar em fotomontagem para a apresentação dos projetos. O cliente consegue entender como ficaria o projeto de uma maneira mais clara.

Auepaisagismo: Dos inúmeros projetos do seu extenso portfólio, qual deles lhe deu maior satisfação?

São mais de 20 anos de criação de projetos paisagísticos. Não tenho ideia de quantos jardins foram executados durante este período. Mas tem um que me marcou bastante, que foi a criação e implantação de um paisagismo em um shopping na nossa cidade.

Tive a ousadia em colocar 10 Tamareiras Canariensis de grande porte na entrada do Shopping. Para mim, convencer o cliente a investir um valor altíssimo por estes exemplares, foi uma satisfação muito grande! Toda a vez que passo na frente deste local, me lembro de todo o trabalho e dedicação que tivemos para chegar neste resultado extraordinário. Tenho uma gratidão enorme por este cliente, por nos dar a confiança e oportunidade de prestar este serviço.



Auepaisagismo: Qual a tendência mais forte dos jardins de sua região?

Hoje, com as redes sociais facebook e instagram, acabam facilitando a divulgação dos trabalhos dos grandes paisagistas que atuam no mercado. Vejo que eles influenciam e impactam nessas tendências. Cito alguns nomes que, querendo ou não, mudam o cenário paisagístico no Brasil e em outros países como: Alex Hanazaki, Gilberto Elkis, Luiz Carlos Orsini, Marcelo Novaes, Neto Mundim, Daniel Nunes, Roberto Riscala, Gil Fialho, João Jadao e etc. .

Contudo, entendo que os clientes com a " Casacor" e redes sociais acabam tendo acesso a estas referências, e já vêm com conceito em mente, cabe a nós criarmos jardins bacanas, harmonizando e valorizando os espaços. Não acredito na tendência mais forte, e sim no estilo que mais agrada o cliente de uma maneira personalizada e com um toque de bom gosto. Gosto de ousadia no paisagismo! Isso faz toda a diferença no resultado final.



Auepaisagismo: Com a sua vasta experiência nesta área, o que você recomendaria aos iniciantes no paisagismo?

A receita é a mesma sempre. Se você acredita no seu sonho, corra atrás. Só você pode sonhar por você!

Como eu sempre digo, estude, estude, estude as plantas. Entenda como cada uma se comporta nos ambientes como: porte, crescimento, clima, solo, temperatura, luminosidade entre outros detalhes que só as plantas podem nos falar, é claro que na maneira dela.

Vejo erros básicos acontecendo em jardins, por falta de estudo sobre as plantas. Uma experiências em empresas do ramo, pode encurtar este tempo.

Hoje, as referencias nesta área são bem fáceis e amplas de se conseguir. Não acredito que seja fácil ganhar mercado e confiança dos clientes. Mas, trabalhando corretamente, com transparência, com certeza não irá demorar muito para alcançar os seus objetivos. Boa sorte!

Leia também:
* Entrevista com a Arq. Paisagista Louise Riedtmann da Harmonia Verde Paisagismo e Arq. de Exteriores
* Conheça mais do trabalho de Gustaaf Winters nesta entrevista exclusiva
* Entrevista: Conheça a Paisagista Marcia Lenz
* Entrevista: Projetos de iluminação para Paisagismo com Paulo Spina da LUXSIM


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Entrevista: Paisagista Maurício Escobar e a Companhia das Plantas
Entrevista: Paisagista Maurício Escobar e a Companhia das Plantas

Uma comemoração especial das nossas Revistas Auepaisagismo e Auepaisajismo: Apresentamos o Paisagista Maurício Escobar, nosso novo parceiro

Entrevista: Professora de Paisagismo do IBRAP, Aline Cristina V. Chagas Fini
Entrevista: Professora de Paisagismo do IBRAP, Aline Cristina V. Chagas Fini

Conheça a Professora Aline Cristina V. Chagas Fini, do IBRAP, parceiro da AUE SOFTWARE que oferece Cursos dos Softwares em sua sede em São Paulo

Promoções
Próximos Webinários gratuitos sobre os programas AuE Software - Abril/2019
Próximos Webinários gratuitos sobre os programas AuE Software - Abril/2019

Veja nosso calendário de apresentações gratuitas dos programas de paisagismo AuE Software.

Ensino de paisagismo
MEMÓRIA DO PAISAGISMO NO BRASIL: Vivenciado pelo Eng. Agr. Rodolfo Geiser atuando em paisagismo 3
MEMÓRIA DO PAISAGISMO NO BRASIL: Vivenciado pelo Eng. Agr. Rodolfo Geiser atuando em paisagismo 3

Para Paisagismo, seja na micro ou na macro paisagem: A VEGETAÇÃO É MATERIAL DE CONSTRUÇÃO. A vegetação é o que proporciona o toque final na paisagem

CENTRO PAISAGISTICO GUSTAAF WINTERS & AuE SOFTWARE promovem juntos curso em Holambra- SP.
CENTRO PAISAGISTICO GUSTAAF WINTERS & AuE SOFTWARE promovem juntos curso em Holambra- SP.

CENTRO PAISAGISTICO GUSTAAF WINTERS & AuE SOFTWARE promovem juntos curso em Holambra- SP.

Ganho de tempo e qualidade em Projeto de Paisagismo
Ganho de tempo e qualidade em Projeto de Paisagismo

Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Paisagismo, na Universidade Federal de Lavras, fala sobre programas de paisagismo AuE Software.

AuE Network
Atualização dos catálogos de irrigação - Abril 2019
Atualização dos catálogos de irrigação - Abril 2019

Disponibilizamos a atualização dos catálogos de itens de irrigação para os principais fabricantes. Atualize seu HydroLANDSCAPE.

Coleção de mapas criada por cliente AuE Software
Coleção de mapas criada por cliente AuE Software

O Paisagista Maurício Escobar forneceu uma série de mapas para que todos possam usar em seus projetos.

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE 2018: Comparando as ferramentas Mosaico x Material
PhotoLANDSCAPE 2018: Comparando as ferramentas Mosaico x Material

Veja como conseguir fazer pisos realistas escolhendo entre Mosaico e Material para obter o melhor resultado

Desenhando com o VisualPLAN 2018
Desenhando com o VisualPLAN 2018

Veja como desenhar o paisagismo no VisualPLAN com medidas e sem utilizar um terreno feito no CAD

AutoLANDSCAPE 2018: Incluindo um novo item com desenho
AutoLANDSCAPE 2018: Incluindo um novo item com desenho

Veja como incluir um novo item com desenho DWG no AutoLANDSCAPE.

AutoLANDSCAPE 2018: Alterando representação de Tabela
AutoLANDSCAPE 2018: Alterando representação de Tabela

Veja como alterar a representação da tabela dos itens do AutoLANDSCAPE.

Notícias
UFJF abre Jardim Botânico nesta sexta, 12/04/2019
UFJF abre Jardim Botânico nesta sexta, 12/04/2019

Símbolo de resistência em favor da conservação da biodiversidade, será possível apreciar cerca de 500 espécies vegetais e a fauna local

Os principais eventos de paisagismo em 2019
Os principais eventos de paisagismo em 2019

Agende-se, veja os principais eventos do mercado de paisagismo para 2019

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 17 No 178 / Março de 2019

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto em um sítio

ALESSANDRA VILLELA PAISAGISMO LTDA - ME

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*