Maria de Lourdes Sanches fala sobre paisagismo como hobby

Autor: Anita Cid - Data: 10/12/2008

Maria de Lourdes Sanches é formada em Filosofia pela USP. Fez cursos de jardinagem e paisagismo na Escola Municipal de Jardinagem da Prefeitura de São Paulo. É professora de Educação Infantil e tem ocupado seu tempo entre a criação do jardim de sua residência e a pintura em tela. Para ela, paisagismo é uma atividade essencial, pois a aproxima da natureza de uma maneira diferente da simples contemplação, levando-a a refletir sobre a importância do meio ambiente e, dessa maneira, contribuir para sua preservação.

AuE Soluções: Como você começou a se envolver com paisagismo?

Lourdes: Sou uma paisagista amadora. Não sou profissional da área. Meu interesse por paisagismo veio junto com meu amor pela natureza e a preocupação com o meio ambiente. Juntei a isso a necessidade de criar o jardim de minha casa e comecei a estudar o assunto com mais profundidade.

AuE Soluções: Na sua opinião, qual a importância do paisagismo na vida cotidiana? Como ele contribui na qualidade de vida da população?

Lourdes: As pessoas, principalmente nos grandes centros, perderam os espaços de área verde natural. O paisagismo deve procurar recriar esses espaços. O paisagismo é muito mais do que montar jardins, praças e parques, mas deve propor a integração entre as pessoas e o ambiente de maneira a recuperar um pouco do estado natural. O paisagismo pode proporcionar harmonia aos olhos e, por conseguinte, ao espírito.

AuE Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas?

Lourdes: Tenho preferência por espécies tropicais, mas sem radicalismos. Seleciono as espécies de acordo com a insolação, tamanho, cor das flores, regas, altura, se são atrativas para pássaros e insetos, enfim, todas as características. A freqüência de manutenção das espécies também é um importante aspecto a ser considerado, pois precisa ser planejada de forma a otimizar a contratação de pessoal especializado, reduzindo custos.

O paisagismo pode proporcionar harmonia aos olhos e, por conseguinte, ao espírito.


AuE Soluções: Você acredita que atualmente está havendo uma maior conscientização da importância do paisagismo por parte da mídia e das organizações públicas?

Lourdes: Acredito que hoje haja um pouco mais de divulgação e conscientização da importância do paisagismo, com a criação de vários cursos, inclusive em nível superior. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo também têm dado mais importância ao paisagismo. Quanto aos meios de comunicação de massa ainda deixam muito a desejar, limitando-se a anunciar eventos de maior monta, como a Expoflora e a Fiaflora.

AuE Soluções: Como você utiliza o software PhotoLANDSCAPE no seu dia-a-dia?

Lourdes: Encontrei no software PhotoLANDSCAPE um poderoso aliado para traduzir minhas idéias no papel. Apesar de fazer uso não profissional, como já mencionei, ele tem me ajudado a criar os vários espaços da parte externa da minha casa.

AuE Soluções: Conte-nos um pouco sobre o projeto que você está desenvolvendo.

Lourdes: No jardim de minha residência uso o software da forma recomendada no manual. Tiro fotos do local a ser plantado e aplico as espécies que o programa disponibiliza, de acordo com minhas escolhas. Gosto muito dos canteiros que planejei, entre eles a saída da varanda e a subida para a piscina.


Foto do local antes do projeto


Fotomontagem

Veja o projeto de Maria de Lourdes


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Andressa Marilin Finta - Data: 19/10/2009

Parabéns!!!

PERFEITO...



2 - Autor: toninho - Data: 25/12/2008

achei interessante,possui grande conhecimento,mas o principal adorei seu nome




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*