O Arquiteto Paisagista Luciano Fiaschi fala sobre a valorização do Paisagismo no Brasil

Autor: Regina Motta - Data: 09/01/2014

Luciano Fiaschi, titular da Luciano Fiaschi Arquitetura Paisagística, é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1968. Iniciou sua carreira profissional atuando em projetos de arquitetura e de paisagismo no escritório de Roberto Coelho Cardozo, primeiro professor a ministrar aulas de arquitetura paisagística na FAU-USP.

Em 1977 lecionou "Arquitetura de Exteriores" na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie. Em 1979, instituiu a empresa Luciano Fiaschi Arquitetura Paisagística, passando a atuar exclusivamente em projetos de Arquitetura Paisagística. É sócio fundador da ABAP- Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (1976) tendo sido membro de seu Conselho Diretivo em várias gestões. Entre 1987 e 1991 foi sócio da "KRAF- Planejamento Ambiental", equipe formada pelos arquitetos paisagistas Rosa Grena Kliass, Madalena Re, Benedito Abbud e Luciano Fiaschi, atuando em trabalhos de planejamento ambiental e paisagístico e estudos de impacto ambiental.



O Arquiteto Paisagista Luciano Fiaschi, foi um dos primeiros profissionais a acreditar em nosso trabalho, nos auxilando desde o início na concepção do AutoLANDSCAPE, nosso primeiro software.

Com a criação da Revista AuE Paisagismo, em 2003, foi nosso primeiro entrevistado, Entrevista com Luciano Fiaschi, já nessa época, um profissional de renome, com um extenso portfólio de projetos em diversas áreas.

O projeto do DVD 7 visões da paisagem, patrocinado pela AuE Software, contou também, como não poderia deixar de ser, com sua magnífica participação.
Portanto, é com imensa satisfação que conversamos novamente com ele, sobre o Paisagismo no Brasil e os projetos desenvolvidos pelo seu escritório nestes 10 anos.



AuE Software: O senhor acredita que, nestes últimos anos, houve alguma mudança na atuação do paisagista, na valorização do Paisagismo no Brasil ?

Luciano: Vários fatores contribuíram para a valorização do paisagismo no Brasil.
A partir dos anos noventa, as faculdades de Arquitetura e Urbanismo passaram a incluir em sua grade curricular disciplinas de paisagismo. Além das disciplinas obrigatórias, algumas faculdades passaram a oferecer disciplinas optativas. Com isso, despertou-se o interesse dos estudantes pela arquitetura paisagística.

Ao mesmo tempo, as publicações de Arquitetura e Urbanismo abriram espaço para projetos de Paisagismo.

As empresas de empreendimentos imobiliários perceberam a importância do tratamento paisagístico para a valorização de seus produtos.

Os órgãos públicos passaram a solicitar projetos de paisagismo como parte integrante do conjunto de projetos como garantia de qualidade ambiental para suas intervenções nas urbanísticas.

AuE Software: Como vê a regulamentação da profissão de paisagista, já aprovada no Congresso Nacional? A Lei trará benefícios aos profissionais, haverá mudanças significativas no exercício da profissão?

Luciano: De acordo com o Decreto Federal Nº23.56, cap. IV,de 1933, são atribuições dos arquitetos e urbanistas projetos de Arquitetura Paisagística. Em 2010, foi criado Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU- Lei Federal 12.378) que estabelece a arquitetura paisagística como atividade e atribuição do arquiteto e urbanista.

O arquiteto e urbanista é o profissional melhor preparado para o desenho da paisagem, seja quando planeja e projeta espaços construídos (arquitetura de edificações e de interiores), e abertos (arquitetura paisagística), seja quando planeja o conjunto de espaços construídos e abertos, representado por cidades e regiões (urbanismo/planejamento urbano e regional). A profissão de paisagista já se encontra regularizada!



AuE Software: Em seu site lfpaisagismo.com.br, temos informações sobre seus projetos em diversas áreas como espaços públicos, residenciais, condomínios. Poderia nos falar sobre aqueles que lhe deram mais satisfação em criar e executar?

Luciano: Os trabalhos que me deram maior satisfação em criar foram aqueles que se apresentaram como desafios a serem superados. Trabalhos que impuseram novas maneiras de projetar, resultando em algo novo no conjunto de meus trabalhos. Trabalhos que pontuaram minha vida profissional e estabeleceram marcos de crescimento e de aprimoramento.

AuE Software: Como foi a experiência de participar do DVD 7 visões da paisagem? Em sua exposição, o senhor defende a política de cessão dos espaços privados para o uso público, como este conceito poderia ser incentivado?

Luciano: Foi muito bom participar desse DVD. Acho que será muito útil para estudantes que poderão avaliar formas distintas de abordagem do tratamento paisagístico.





AuE Software: Qual a sua opinião sobre os nossos softwares atuais?

Luciano: Fui um dos primeiros a utilizar o AutoLANDSCAPE. Sei que o programa evoluiu bastante e que atualmente possibilita que sejam inseridos materiais de construção, mobiliário, equipamentos. No entanto, utilizo o programa apenas para a produção de plantas baixas de projetos de plantação, com quadros de especificação qualitativa e quantitativa das espécies (nome botânico, nome vulgar, condições da muda, quantidades).

AuE Software: Em 1977 lecionou "Arquitetura de Exteriores" na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie. Como vê a formação do arquiteto paisagista? O que diria para os estudantes hoje sobre a profissão?

Luciano: A formação do arquiteto paisagista, na maioria das faculdades de arquitetura e urbanismo, ainda é incipiente. Mas as faculdades de arquitetura e urbanismo são as que preparam para o desenho do espaço e da paisagem.

Eu diria aos estudantes de paisagismo que há um campo imenso de possibilidades de atuação no desenho da paisagem. O desenho é a mais eficiente ferramenta para o projeto - como sempre disse Oscar Niemeyer. Essa ferramenta tem de ser praticada e desenvolvida.



AuE Software: Como um dos sócios fundadores da ABAP, em 1976, como vê o papel da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas hoje? Quais os benefícios e mudanças que ela trouxe para os profissionais de Paisagismo? Quais os planos e desafios para esta a instituição?

Luciano: A ABAP tem cumprido, desde sua fundação, seu papel de promover a profissão do arquiteto paisagista e de participar de todas matérias relativas à paisagem natural, antrópica e, cultural promovendo e participando de cursos, palestras, exposições, congressos, publicações.

No presente momento, a ABAP trabalha para a consolidação dos núcleos estaduais já existentes e na formação de novos núcleos, buscando sua representatividade em todo o território nacional.

AuE Software: Em seu portfólio existem vários projetos feitos em parceria com a Arquiteta Paisagista Rosa Kliass, que é uma figura emblemática para várias gerações de paisagistas. O que nos conta desta experiência?

Luciano: Meu primeiro contato com a arquiteta Rosa Kliass foi por ocasião da criação da ABAP. Desde então, por várias ocasiões, participamos conjuntamente em projetos. E sempre de forma prazerosa e enriquecedora. Rosa sabe como ninguém coordenar uma equipe multidisciplinar de profissionais em torno de um trabalho, e sabe tirar o máximo de proveito de cada um dos envolvidos dentro de suas especialidades e capacidades.

Sempre aprendi muito com a Rosa e dela recebi lições de vida preciosas.



Conheça mais sobre o Paisagista Luciano Fiaschi:

Entrevista com o arquiteto paisagista Luciano Fiaschi

Lançamento do DVD 7 Visões da Paisagem

Conheça o DVD 7 Visões da Paisagem, você irá se encantar!

7 profissionais apresentam sua visão da paisagem

Projetos:

Paisagismo da Quinta da Baroneza - Itatiba (SP)

Paisagismo do Condomínio Iporanga -Gaurujá (SP)


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: O Consultor - Data: 14/11/2018 06:37:15

Olá, tudo bem?
O meu nome é Edward Jesus sou diretor da O.C.
Visitei o seu site ( ), e estou entrando em contato para lhe mostrar uma solução que poderá reduzir seu custo de 30 a 50% com comunicação em sua empresa como (linhas móveis, fixas, PABX, Link dedicado entre outros).
Nossa consultoria é 100% sem custo! entre em contato e saiba como podemos lhe ajudar.

Segue abaixo nossos contatos:
Tel: 015 3100-0058 / +55 15 99651-0375 (WhatsApp)
contato@oconsultordetelefonia.com.br
www.oconsultordetelefonia.com.br
www.facebook.com/oconsultordetelefonia

Bons negócios e obrigado!

Edward Jesus



2 - Autor: Rita Barreto - Data: 05/02/2014 07:58:01

Por favor, gostaria de saber + sobre seus produtos. como posso entrar em contato? aguardo. Rita 11 951171610


AuE Responde:: Vamos entrar em contato com você pelo telefone informado




Entrevista
O Arquiteto Paisagista Luciano Fiaschi fala sobre a valorização do Paisagismo no Brasil
O Arquiteto Paisagista Luciano Fiaschi fala sobre a valorização do Paisagismo no Brasil

Luciano Fiaschi, foi um dos primeiros profissionais a acreditar em nosso trabalho, nos auxilando desde o início na concepção do AutoLANDSCAPE

Botânica
Os cuidados com o plantio de mudas
Os cuidados com o plantio de mudas

Leia sobre os cuidados que devem ser realizados no plantio de mudas.

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE: Dicas que irão facilitar o seu trabalho
AutoLANDSCAPE: Dicas que irão facilitar o seu trabalho

Esta é uma coletânea das dicas técnicas que foram lançadas no ano de 2013 sobre o AutoLANDSCAPE. Aprimore seus conhecimentos com essas dicas.

HydroLANDSCAPE: Saiba como atualizar seu banco de itens de irrigação pela internet
HydroLANDSCAPE: Saiba como atualizar seu banco de itens de irrigação pela internet

Veja como atualizar o banco de dados do HydroLANDSCAPE, baixando dados pelo AuE Network

Atualizando a ajuda Offline
Atualizando a ajuda Offline

Como atualizar a ajuda offline dos programas no Sistema AuE Paisagismo 2012.

PhotoLANDSCAPE: Como retirar o fundo de fotos que não são do banco de dados
PhotoLANDSCAPE: Como retirar o fundo de fotos que não são do banco de dados

Aprenda a recortar fotos de itens sem a necessidade de incluí-los no banco de dados do PhotoLANDSCAPE

PhotoLANDSCAPE: Coletânea de tutoriais
PhotoLANDSCAPE: Coletânea de tutoriais

Esta é uma coletânea das dicas técnicas que foram lançadas no ano de 2013 sobre o PhotoLANDSCAPE. Aprimore seus conhecimentos com essas dicas.

Ecologia
A polinização como um serviço do Ecossistema
A polinização como um serviço do Ecossistema

Saiba a importância e os benefícios do serviço da polinização nas suas plantas.

Notícias
Curso de irrigação em São Paulo, ministrado pela RainBird
Curso de irrigação em São Paulo, ministrado pela RainBird

Veja informações sobre curso de irrigação de paisagismo em São Paulo, pela RainBird.

XI Congreso Latinoamericano de Botánica, 65º Congresso Nacional de Botânica
XI Congreso Latinoamericano de Botánica, 65º Congresso Nacional de Botânica

Acontecerá em outubro de 2014 o XI Congreso Latinoamericano de Botánica em Salvador na Bahia.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 10 No 115 / Dezembro de 2013

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!