Paisagista Marisa Lima: 34 anos dedicados à profissão

Autor: Marisa Lima - Data: 09/01/2013

A paisagista Marisa Lima fala de seu trabalho e de sua experiência de _34__ anos na profissão.

Aue Soluções: Faça uma apresentação pessoal e de sua empresa. Gostaríamos de conhecê-la melhor.


Marisa Lima: Eu sou graduada em Paisagismo pela Escola de Belas Artes da UFRJ, também tenho cursos de especialização em Educação ambiental, Perícia ambiental, Recuperação de áreas degradadas, Recuperação de Jardins históricos e outros tantos mais. Gosto muito de estar em contato com a natureza: isso acalma, nos trás paz, sinto prazer em ver o que plantei crescer, em ver o cliente satisfeito, em ver florir e frutificar o que plantei. Gosto mais de executar e fazer reformas e manutenções do que da hora de sentar no escritório e projetar e fazer orçamentos, gosto mesmo é de estar ao ar livre.
Um trabalho que me gratifica muito também é, além de já ter lecionado paisagismo em vários cursos,

ensinar a profissão de jardinagem a meninos e meninas de comunidades carentes e depois íamos cuidar de áreas públicas
, foi muito gratificante e, desses meninos, muitos deles vieram trabalhar comigo.

Aue Soluções: Como foi a sua escolha da profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais as maiores alegrias?


Marisa Lima:Eu entrei na Escola de Belas Artes para ser escultora e iam começar novos cursos e eu fui saber quais eram, um deles era o de paisagismo e, como sempre fui muito boa em desenho técnico e sempre morei em casa que tinha muitas flores e frutas e gostava de ajudar minha mãe a cuidar, pedi uma explicação ao professor e ele me explicou que Paisagismo seria uma "arquitetura de exteriores".


Um abraço florido

O paisagista além da escolha da vegetação é quem projetaria todos os caminhos, lazer, e irrigação, iluminação, mobiliário. Tudo que fosse fora da casa, praças públicas, etc. Imediatamente pedi transferência do curso de escultura para o de paisagismo e não me arrependo.

Não tive muitas dificuldades ao longo de todos esses anos, tive sim muito aprendizado com erros e acertos e continuo aprendendo e me especializando sempre fazendo viagens, cursos, congressos. As maiores alegrias da profissão são os clientes que se tornam amigos e são os que fazem propaganda do meu trabalho.

Aue Soluções: Costuma freqüentar Congressos e Eventos de Paisagismo?


Marisa Lima:Sim, todos aqueles que meu tempo permite. Costumo fazer pelo menos uma viagem internacional a parques públicos e feiras de paisagismo como a de Chelsea e a do Vale do Loire.


Jardim de Versailles

Aue Soluções: Como fazer para integrar o gosto do cliente, com a obra arquitetônica e a seleção adequada de espécies botânicas em um projeto paisagístico?


Marisa Lima:Sempre converso com o cliente e mostro várias opções de vegetação adequadas ao clima e à insolação. Depois que eles escolhem o que gostam eu monto o projeto. Faço o mesmo com os materiais como pisos, mobiliário, etc.

Aue Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas? Você leva em consideração a frequência de manutenção no processo de escolha?


Marisa Lima:Sim, além de outras determinantes, como estilo, espécies que precisam do mesmo tipo de sol ou sombra, o mesmo tipo de rega.

Vejo muitos erros em projetos que misturam cactáceas com coníferas, plantas tropicais com plantas de estilo europeu
.

Aue Soluções: Na sua opinião, de que forma o paisagismo contribui para a qualidade de vida da população?


Marisa Lima:Em primeiro lugar proporcionando beleza e bem estar. Ajudando a diminuir o calor e a poluição, serve como meio de socialização, quando fazemos praças e áreas de lazer seja em condomínios seja em clubes.


Casa Cor São Paulo


Praça da Casa Cor Rio de Janeiro


O maior espaço da Mostra Casa Cor - Praça Casa Cor com quase mil m², tinha árvores frutíferas, lago, jardim vertical e vários recantos de estar.

Aue Soluções: Sabemos que você trabalha no Rio de Janeiro e em São Paulo, você percebe diferenças entre os projetos requisitados


Marisa Lima:Sim, no Rio como temos calor o ano inteiro, usamos plantas mais resistentes e usa-se mais folhagem coloridas e arbustos com flores ao invés de anuais, um estilo mais tropical. Em SP o estilo é mais com plantas e topiaria que nos remetem a jardins europeus e usamos mais bordaduras de flores anuais. O clima de SP propicia este estilo, até mais romântico, eu diria.


Jardim de inverno da loja Casa Cenário Lapa - cada vez mais as lojas estão investindo em jardins para humanizar os espaços

Aue Soluções: Você usa algum software para auxiliá-la em seus projetos?


Marisa Lima:Gosto muito de desenhar a mão livre, as primeiras apresentações de croquis para aprovação do projeto são sempre a mão livre, depois de aprovado uso sim vários softwares para dar ao cliente a sensação mais nítida de como vai ficar o projeto final. E entre eles gosto de fazer fotomontagem.

Recomendo o Photo Landscape e o Auto Landscape, entre outros que usamos no escritório para auxiliar na compreensão do projeto, pois o cliente consegue visualizar e entender melhor o que será feito em seu jardim
.

Aue Soluções: Qual a sua opinião sobre a regulamentação da profissão de paisagista?


Marisa Lima:Gostaria de ver antes de me aposentar a profissão regulamentada, pois hoje em dia tem muitas pessoas que se dizem paisagistas sem ao menos ter feito um curso, tenho visto até jardineiros se intitularem paisagistas, não quero desmerecê-los, mas eles não têm a bagagem de um paisagista formado que estudou topografia, botânica, arte, etc. Eles têm muita experiência no plantio, mas não têm a beleza de um projeto bem elaborado.


- Loja Monet Moema
Jardim vertical com painéis em madeira, já que é uma loja de pisos e painéis em madeira.

Aue Soluções: Em todos estes anos, você deve ter feito excelentes projetos, poderia nos falar e mostrar aquele que lhe deu maiores alegrias?

Marisa Lima:Eu falo sempre que o último foi o meu xodó, pois todos são gratificantes, são como filhos. Já perdi a conta de quantos jardins fiz ao longo de todo este tempo em que atuo como paisagista. Já fiz desde 1 ou 2 vasos até praças, fazendas, jardins de condomínios, residenciais, comerciais, mostras e corporativos.


Marisa Lima
Paisagista
tels.: Rio (21) 3251-2845 cel 7843-8235 id 24* 51262
SP(11) 2594-5027 fax 2597-5027 cel 98772-5027
http://www.marisalima.com.br
https://www.facebook.com/MarisaLimaPaisagismo


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Nícolas - Data: 19/01/2013 00:02:42

Essa vou guardar! Ótima!



2 - Autor: Rosangela - Data: 17/01/2013 16:25:08

Minha paisagista preferida!



3 - Autor: Maria Alice Miller - Data: 17/01/2013 15:52:37

Sempre curto ver/ler Marisa falando sobre Paisagismo pois, além da técnica, que ela conhece muito bem, sua paixão pela profissão e pelas plantas e jardins é contagiante. Parabéns pela entrevista!



4 - Autor: Nas Quatro Estações - Data: 17/01/2013 05:44:37

AuE Soluções, acertaram na mosca hem !! Legal !!



5 - Autor: Jorge Menezes - Data: 16/01/2013 21:45:15

Apreciando a matéria, por sinal ótima, concordo com a Marisa principalmente em seu comentário sobre os jardineiros que entitulam-se paisagistas. Meus parabéns e continue amando essa profissão que é belissima. facebook-jorgemenezes



6 - Autor: Karla Leal - Data: 16/01/2013 21:33:56

Quando conheci a Marisa Lima eu ainda era jornalista e tinha acabado de sair da TV Globo e fui fazer um curso de paisagismo para relaxar e pensar o que eu iria fazer da minha vida. Como nada é por acaso, Marisa foi contratada para ser a nossa professora e com isso nos tornamos amigas e graças ao seu amor e sua arte na composição das plantas, eu resolvi largar o jornalismo e me aprofundar no paisagismo. A paixão dela é tão contagiante e o seu desprendimento em ensinar é tão dedicado e generoso que atualmente só trabalho com isso, inclusive dou assistência aqui no Rio quando ela está em São Paulo. E nunca mais quero fazer outra coisa na minha vida.



7 - Autor: Cleusa - Data: 16/01/2013 19:28:57

Olá Marisa, Parabéns pelo magnífico trabalho ! Sua marca de paisagista reconstrói o que a humanidade já destruiu. Prossiga em sua brilhante carreira. Abraços de todos nós. Cleusa e família.



8 - Autor: nadir - Data: 16/01/2013 17:14:34

Achei muito boa esta matéria com Marisa, ela é fantástica ... Ela faz o paisaismo dela com o coração, tudo fica belissimo, como ela mesmo disse que todo jardineiro se diz paisagista é verdade, a carga de estudo e conhecimento de um paisagista é longa... parabéns pela matéria abraços
nadir corretora de imoveis de são carlos- sp



9 - Autor: Marilda Abreu - Data: 16/01/2013 16:52:54

Voce Marisa é o tipo de profissional que faz a diferença.

Parabéns



10 - Autor: arq. Ida Terron - Data: 16/01/2013 13:18:08

Maravilha !! A experiência profissional pesa positivamente, sempre, não adianta. Marisa, penso que você não vai se aposentar nunca ... achei engraçada sua colocação e pergunta que fizeram... não vamos nos aposentar nunca. Não por vontade própria. São belos seus projetos, bela trajetória profissional. E, pela geração que somos, temos um rio principal que nos deixam similares com alguma ramificações diferentes, que vieram acrescentando e muito. É muito bom conhecer profissionais como você. E a AUE paisagismo tá que tá a todo vapos, ou com bons ventos .. sorte nossa



11 - Autor: Rosina Vignes - Data: 16/01/2013 12:27:54

Adorei ver o trabalho de Marisa Lima reportado nessa matéria. Ela expôe muito bem sua ispiração para construir espaços tão agradaveis e relaxantes. A escolha das plantas pode ser do cliente, mas a orientação e sensibilidade no trabalho de Marisa trazem uma harmonia inigualavel à composição, desde pequenos jardins, como grandes parques. Parabéns!



12 - Autor: Elisete Carvalho Marcondes - Data: 16/01/2013 10:52:47

Admiro seu trabalho sou uma apaixonada por paisagismo, muito boa esta materia, que esse amor por seu trabalho continue florindo por essas lindas paisagens abracos



13 - Autor: Marisa Lima - Data: 16/01/2013 09:43:28

Obrigada a todos.



14 - Autor: laura nuñez - Data: 16/01/2013 09:32:20

Me encanto!!!!felicitaciones!!!!soy una apacionada de todo lo natural.....como el paysajismo y tambien decoracion .....bello mi salu...dos



15 - Autor: Adilson Marques - Data: 15/01/2013 18:21:43

que vc continue por mais 40,....50.....60....anos, alegrando o visual com seus jardins, abs




Entrevista
Paisagista Marisa Lima: 34 anos dedicados à profissão
Paisagista Marisa Lima: 34 anos dedicados à profissão

Em 34 anos, muitos projetos e uma história de sucessos!

Botânica
Frutíferas ornamentais no Paisagismo
Frutíferas ornamentais no Paisagismo

Conheça algumas sugestões de árvores frutíferas para a utilização em projetos de paisagismo.

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE 2012: Diferentes formas de apresentação do projeto.
PhotoLANDSCAPE 2012: Diferentes formas de apresentação do projeto.

Veja como exportar e imprimir sua fotomontagem de paisagismo e também gerar orçamentos no PhotoLANDSCAPE.

AutoLANDSCAPE: Como visualizar as fotos de itentificação dos itens de forma rápida
AutoLANDSCAPE: Como visualizar as fotos de itentificação dos itens de forma rápida

Veja como visualizar fotos de plantas e itens de paisagismo no banco de dados do Autolandscape.

HydroLANDSCAPE: Nova tela de dimensionamento
HydroLANDSCAPE: Nova tela de dimensionamento

Veja como ficou a nova tela de dimensionamento de irrigação usando o HydroLANDSCAPE.

Novidades
AuE Soluções lança a nova versão dos softwares (PARA TESTES)
AuE Soluções lança a nova versão dos softwares (PARA TESTES)

Quer testar as novas versões dos softwares para paisagismo da AuE Soluções? Veja como nesta materia.

Notícias
Retrospectiva AuE Soluções 2012
Retrospectiva AuE Soluções 2012

Principais realizações da AuE Soluções em 2012

Mais tecnologia:aparelho mede a saúde das plantas
Mais tecnologia:aparelho mede a saúde das plantas

O Wiltmeter poderá ser usado ainda para medir a qualidade comercial de flores e plantas ornamentais

Aparelho pode conectar plantas ao seu dono
Aparelho pode conectar plantas ao seu dono

Conheça o Botanicalls, aparelho que conecta as plantas ao seu dono, enviando twitters pedindo para ser regada, agradecendo a rega, etc.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 9 No 103 / dezembro de 2012

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*