Paisagista Paulo Castellano e a Ecológica Paisagismo

Autor: Regina Motta - Data: 05/03/2015

Conversamos com o Paisagista Paulo Castellano , da ECOLÓGICA PROJETOS E PAISAGISMO que atua há quase 20 anos no Mercado, colaborando com a sustentabilidade e ações voltadas ao meio ambiente em seus projetos , agregando qualidade de vida e bem estar às pessoas e ao nosso planeta.

AuE Paisagismo: Como foi a sua escolha da profissão de paisagista?

Paulo Castellano: Aconteceu de forma natural em 1.992, por verdadeira paixão pela natureza, e pela necessidade de poder colaborar com o Meio Ambiente. No início era um hobby que depois com o passar dos anos, virou minha atividade empresarial, porém não deixando de lado, colaborar com produtos e ações sustentáveis para realização de meus projetos de qualidade de vida e de paisagismo.

Apesar de minha formação ser na área de Adm. de Empresas e Com. Exterior e pós-graduações em Propaganda, Publicidade e Marketing.

AuE Paisagismo: A Ecológica Paisagismo oferece uma vasta gama de serviços e produtos, conte-nos sobre a Empresa.

Paulo Castellano: Inicialmente atuávamos em pequenos projetos residenciais sendo que, no decorrer dos anos, fomos nos aprimorando e buscando informações e também parcerias com outros profissionais da área, galgando novos patamares e também realizando obras de grande porte para empresas e indústrias nacionais e multinacionais. Investimos em qualidade e também, numa visita à uma Feira Internacional na cidade de Mineápolis, estado de Minnesota (EUA), participei de uma workshop como convidado, falando um pouco sobre nosso trabalho na área ambiental, do qual resultou numa parceria de representação no Brasil, de produtos sustentáveis da empresa Boddingtons e Fiberweb. Trouxemos para o Brasil, produtos novos de altíssima qualidade, os quais se aplicam a melhoria e aperfeiçoamento em obras, sendo estes para pisos de alta resistência e quase 100% permeáveis. Estes produtos confeccionados com polietileno, podem ser reciclados e também alguns feitos com matéria prima reciclada.



Também destaco a grande importância de quando adquirimos os softwares da AUE SOLUÇÕES, o PhotoLANDSCAPE e o AutoLANDSCAPE em 2009 , ferramentas de alta qualidade e suporte técnico excelente, os quais nos ajudam no dia a dia, na apresentação de projetos aos nossos clientes, facilitando desta forma o fechamento destes.

AuE Paisagismo: Os serviços especiais que vocês oferecem são muito importantes e merecem ser citados.

Paulo Castellano: Nossa empresa atua no fornecimento de serviços e produtos. Na parte de serviços, por exemplo, temos: consultoria e projetos de paisagismo, consultoria e projetos ambientais, implantação de paisagismo e manutenção de áreas verdes , consultoria de Feng Shui entre outros.

Na parte de produtos, comercializamos:
Linha Nacional, produtos de polietileno reciclados e recicláveis: Paver plástico (substitui o paver de cimento, por ser drenável), laje plástica, decks e painéis de parede plásticos, floreiras e módulos para jardim vertical, pisos drenáveis para áreas gramadas, áreas com piso de pedrisco, placas para telhado verde e pisos para áreas de cozinhas, lavanderias, sanitários, piscinas e saunas, além de outros produtos de polietileno como vasos e banquetas plásticas multiuso.

Também acrescento grande variedade de vasos e cachepots (polietileno, cerâmico, vidro, alumínio e inox) , além de outros utilizados no paisagismo: pedriscos variados, argila expandida, casca-de-pinos, separador plástico de canteiros, entre outros.



Linha Importada: piso drenável de polietileno para calçadas, ruas e telhados verdes (BodPave85), manta geotêxtil reforçada (GrassCarpet), malha celular para proteção e estabilização de taludes e áreas íngremes(BodCell), pisos emborrachados para área de Brinquedoteca e Parquinhos(BodMat), piso emborrachado para áreas de litoral, sobre a areia permitindo acesso de cadeirantes inclusive(PathMat), malha para aplicação sobre o gramado, reforça e permite estacionamento com gramados (Grassprotecta) e Protetor Biodegradável para mudas novas de árvores (ProtectaMesh), além de outros produtos de alta resistência e durabilidade.

Também trabalhamos com o único fabricante no Brasil de "Cobertura Automatizada de Piscina", confeccionada com placas de polietileno de alta resistência, protegendo quanto a quedas de crianças e pequenos animais, sendo estes flutuantes e resistem até 40 kg sem afundar a malha, além de manter protegida, mantém sua piscina limpa e se for aquecida, consegue manter a temperatura.

AuE Paisagismo: O problema hídrico que aflige o país tem trazido consequências para a empresa?

Paulo Castellano: No momento não. Aqui em nossa cidade, por uma Lei Municipal, a maior parte de novas construções e até mesmo algumas antigas, tem instalado sistema de cisternas para armazenamento de água das chuvas, as quais são frequentes em nossa região.

Acredito que as pessoas deveriam ser incentivadas ou até mesmo financiadas pelas empresas do Governo e empresas que administram o fornecimento de água, para implantarem em seus terrenos, cisternas pra coleta de água destas chuvas. Além de gerar uma grande economia de água para o consumidor, estaria se beneficiando e ajudando o planeta e também enfrentar esta crise hídrica atual.
Investir também em Programas de Educação e Economia de Água para a população ajudaria bastante com relação ao problema que na verdade não é somente do Brasil, mas mundial, sendo que alguns países já sofrem com isto a décadas.

AuE Paisagismo: Quais as espécies de plantas você utiliza mais em seus projetos? Existe a preocupação de privilegiar as espécies nativas?

Paulo Castellano: Geralmente utilizamos espécies que nossos produtores têm em produção atual, sendo que fora aquelas que já são especificadas por outros profissionais da área, quando especificados em nossos próprios projetos, procuramos privilegiar espécies nativas de nossa Região, com foco especial em frutíferas, tais como: Pitangueira, Romã, Araçá e Jabuticabeira entre outras, que além de embelezar os jardins, com aproveitamento de seus frutos para nós e para os pássaros que mantém o equilíbrio do eco sistema local, em especial ao combate de insetos nocivos.
Valorizo também trabalhar com espécies de floração sazonal, tais como: Manacá, Azaleias, Hemerocalis, Agapantus, Moreias, Abélias, Viburnos e Jasmim do Cabo, este último pela exalação de seu cheiro agradável quando de sua floração.



Das forrações que mais gosto, estão a Lavanda, pela sua beleza, floração e utilização na culinária.
Também incentivo muito as pessoas a terem sua horta orgânica, sendo com vegetais ou até mesmo temperos, as quais podem-se ter em pequenos espaços e até em apartamentos, sejam elas térrea ou com nossas floreiras do Jardim Vertical .

Seleciono muito, quando da escolha, evitando plantas tóxicas ou aquelas que tenham espinhos, pela preocupação com nossas crianças e animais de estimação.

AuE Paisagismo: Como você vê a profissão de paisagista hoje? Sente uma valorização maior? E as dificuldades, quais são?

Paulo Castellano: Ser paisagista hoje exige muito trabalho e muita dedicação, além de sempre estar atualizado às tendências e produtos novos, que facilitem a implantação dos projetos.

Existe uma escassez de mão de obra qualificada na execução, além de pessoas que não vêm a necessidade de se ter um profissional qualificado para elaborar o paisagismo de suas áreas.
Geralmente quando atendemos clientes em final de obra, a frase clichê que mais escutamos é de que "gastamos muito em nossa obra e agora não temos dinheiro para fazer o paisagismo, precisamos economizar o máximo". É um grande desafio de o paisagista lidar com isto, pois as pessoas esquecem que o paisagismo, além de embelezar e valorizar o imóvel faz parte da sua qualidade de vida satisfação em ter em sua casa, o que sempre digo: uma obra de arte, assim como um quadro de um artista famoso ou outro objeto de seu desejo para apreciar.

AuE Paisagismo: Você é usuário do PhotoLANDSCAPE e AutoLANDSCAPE. O que nos diz sobre esta ferramenta? Qual a sua expectativa em relação às novas versões dos programas que iremos lançar?

Paulo Castellano: Conforme citei no início, estas ferramentas de trabalho (PhotoLANDSCAPE e AutoLANDSCAPE) revolucionaram, em todos os sentidos, os projetos de paisagismo, os quais anteriormente, eram elaborados em pranchas, desenhados ou até mesmo rabiscados, os quais demandavam de grande tempo para serem finalizados.



Quando conheci o trabalho desta conceituada empresa (AuE Soluções),fiquei impressionado com o conteúdo e praticidade em se fazer projetos quase que instantâneos.
Certa vez, estava com um cliente, sendo uma área pequena, consegui fazer seu projeto em apenas 15 minutos e entreguei na hora e no local para o cliente, evitando desta forma o deslocamento e tempo que demoraria se fosse levar até meu escritório e jogar no papel.
Acredito que em relação às novas versões, tenho expectativas que as mesmas tenham mais conteúdo e bibliotecas para inserção de plantas, mobiliários, pisos entre outros, sendo que confio no trabalho da empresa no tocante aos aprimoramentos destas maravilhosas ferramentas.

AuE Paisagismo: Você percebe, hoje, uma preocupação maior com o meio ambiente e uma valorização das áreas verdes pelas construtoras e clientes?

Paulo Castellano: Acredito que exista sim, em parte, esta preocupação por algumas empresas e pessoas. Com relação às construtoras, poucas têm esta preocupação. Trabalho hoje com algumas e dentre elas a que se destaca com relação ao Meio Ambiente é a TECNISA, pois algumas em seus empreendimentos visam o paisagismo como mais um acessório no empreendimento lançado com o aspecto estético somente. Trabalho com uma empresa de arquitetura aqui de Curitiba (NOVA ARQUITETURA-Arq. Willyan, Douglas, Fernanda e Pedro), são arquitetos recém-formados e jovens, mas com grandes projetos e apelo pelas construções sustentáveis, da qual sou grande apoiador e também participo com eles em nossos paisagismos sustentáveis.

AuE Paisagismo: Qual a sua mensagem aos jovens que se interessam pela profissão de paisagista?

Primeiramente se "apaixonem" pela Natureza e no trabalho sejam parceiros dela, ou seja, não interfiram e sim ajudem e complementem à ela seguir sobrevivendo no dia a dia.


Jardim vertical e o ninho do sabiá

AuE Paisagismo: Dentre os projetos que você realizou, qual deles vocês destacaria? Conte-nos um pouco sobre este projeto.

Paulo Castellano: São milhares de trabalhos durante estes 25 anos de profissão, paisagismos de pequeno, médio e grande porte.
Destaco 04 trabalhos que traduzem qualidade de vida e beleza por sua leveza, sendo estes realizados aqui na minha cidade de Curitiba-PR.

O primeiro foi efetuado para o Grupo Atlântica Hotels (Hotel Quality em Curitiba), com participação na época da Gerente Verena Bógea, que em conjunto conseguimos transformar o local em uma área bem mais agradável e leve. Na elaboração do projeto, com o ferramental do PhotoLANDSCAPE da AUE SOLUÇÕES, fizemos vários quadros, até chegar o resultado final, um paisagismo com canteiros sinuosos, dando leveza e movimento na parte frontal do Hotel.

Outro trabalho, foi numa Distribuidora de Produtos Hospitalares (REQUIPAL), sendo num pequeno espaço, conseguimos montar um paisagismo lateral com pequena cascata, mobiliários (deck e churrasqueira americana) e um mini campo de golfe, ficou fantástico.

Numa Clínica Médica Oncológica Dr. Wagner Loureiro, criamos lateral ao Consultório do Médico, um Consultório ao ar livre, o qual o paciente pode desfrutar do barulho de uma pequena fonte de água, com parede vegetal, piso com pedras amadeiradas e mobiliário externo de jardim, com iluminação própria para o jardim, além de vasos variados com plantas ornamentais.

Aproveito também para um projeto executado recentemente, a uma empresa de Engenharia em Soluções de Manutenção ENSOMA, sendo uma pequena área, a qual de acordo com o projeto nos apresentado por eles, e demonstrado através do PhotoLANDSCAPE, permitiu realizarmos mais este trabalho. Espaços abertos com Moreias brancas e Pleomele Variegadas, com divisor de pedrisco branco e grama natural.





Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Lançamentos
AuE Paisagismo digital agora em espanhol
AuE Paisagismo digital agora em espanhol

A AuE paisagismo digital agora tem sua versão em espanhol. Conheça!

Entrevista
Paisagista Paulo Castellano e a Ecológica Paisagismo
Paisagista Paulo Castellano e a Ecológica Paisagismo

Ser paisagista hoje exige muito trabalho e dedicação, estar atualizado às tendências e produtos novos, que facilitem a implantação dos projetos.

Botânica
Plantas que fogem do jardim
Plantas que fogem do jardim

Nós usamos muitas espécies de plantas exóticas em nossos jardins. O que é uma planta exótica?

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE 2016: Personalização de páginas
PhotoLANDSCAPE 2016: Personalização de páginas

Torne seu trabalho único com apresentações diferenciadas utilizando o programa de fotomontagens PhotoLANDSCAPE 2016!

HydroLANDSCAPE 2016 - Gotejadores
HydroLANDSCAPE 2016 - Gotejadores

Na nova versão do HydroLANDSCAPE é possível fazer o projeto de gotejamento. Veja como fazê-lo em seu projeto de irrigação

AutoLANDSCAPE 2016: Representação Gráfica
AutoLANDSCAPE 2016: Representação Gráfica

Conheça os diferentes tipos de representação gráfica para seu projeto de paisagismo do AutoLANDSCAPE 2016

LandMANAGER 2016: Passo a passo 1
LandMANAGER 2016: Passo a passo 1

Conheça o LandMANAGER 2016, software para execução e manutenção de obras de paisagismo e irrigação.

Notícias
20ª EXPOLAZER
20ª EXPOLAZER

Visite a 20ª EXPOLAZER

21ª  FEICON BATIMAT
21ª FEICON BATIMAT

O MAIS QUALIFICADO SALÃO DA CONSTRUÇÃO DA AMÉRICA LATINA CHEGA A SUA 21ª EDIÇÃO!AAA

Instituto Terra: Reserva de Patrimônio Natural da Humanidade
Instituto Terra: Reserva de Patrimônio Natural da Humanidade

Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo, cria o Instituto Terra em propriedade de sua família

IV Jornada de Paisagismo Plantarum
IV Jornada de Paisagismo Plantarum

Encontro técnico com ciclo de palestras: Os jardins nos tempos de estiagem

Oitavo Festival Internacional Anual do "Imperial Gardens of Russia"
Oitavo Festival Internacional Anual do "Imperial Gardens of Russia"

O "Imperial Gardens of Russia" Festival Internacional é um projeto exclusivo do Museu Estatal Russo, iniciado em 2008.

ABAP: Soluções para economia de água na irrigação de paisagismo
ABAP: Soluções para economia de água na irrigação de paisagismo

Veja informações sobre a Sessão Técnica do Ciclo ABAP-Gail Soluções para economia de água na irrigação de paisagismo com Danny Braz/ Regatec.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 11 No 129 / fevereiro de 2015

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*