Paisagista Rosa D Ambrósio fala sobre paisagismo em escolas

Autor: Rosa Maria Dambrósio - Data: 14/05/2013

Este mês a revista AuE Paisagismo conversa com a paisagista Rosa D Ambrosio. Sócia proprietária da empresa Riviera Green Garden em São Paulo, está desde 2004 no mercado atuando em diversos ambientes, como escolas, residências, comércios, hotéis, praças e condomínios residenciais.

AuE Paisagismo: Como você escolheu a profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais as maiores alegrias?

Rosa: Bom, passei um tempo trabalhando na venda de plantas e artigos para jardinagem junto ao meu marido que trabalha com isso desde a infância, tínhamos uma loja onde trabalhávamos com todo tipo de plantas e passamos a fazer jardins residenciais a pedido dos clientes, era preciso se especializar então resolvi estudar paisagismo aqui em São Paulo.
A dificuldade é: Não é uma profissão reconhecida, mas basta existir para ser, e hoje vemos muitos nomes circulando por ai, fazendo a diferença e mostrando a importância da nossa profissão, em feiras, projetos maravilhosos, enfim, só posso dizer que sou muito feliz com o que faço,

trabalho com sentimento, construindo sonhos, em uma cidade que não para, tenho a alegria de conseguir parar alguém para apreciar um lindo jardim


AuE Paisagismo:Costuma frequentar Congressos e Eventos de Paisagismo?

Rosa: Às vezes, gosto de observar novidades, conhecer produtos novos que estão entrando no mercado, mas não faço disso uma regra, agora quero ir a Holambra na exposição Hortitec em junho. Li sobre o evento que promete palestras e cursos, vale à pena conferir. Mas o melhor evento que frequento é a natureza cujo paisagista principal é Deus, essa sim tem me inspirado e me ensinado cada vez que faço uma caminhada por parques da cidade, trilhas ecológicas, olhar do alto para uma grande vegetação. Para mim esse é um evento maravilhoso.

AuE Paisagismo:Como fazer para integrar o gosto do cliente, com a obra arquitetônica e a seleção adequada de espécies botânicas em um projeto paisagístico?

Rosa: Bom, como já disse acima trabalho com sentimentos, faço uma breve entrevista com meu cliente, e procuro entender o que ele quer, como trabalhamos com sonhos, não quero desapontar, se ele imaginou a vida toda um túnel de primaveras coloridas certamente vou tentar realizar, mesmo que isso não tenha muito a ver com arquitetura e local em que se encontra, apenas respeito as condições botânicas, clima local, disponibilidade para manutenção, alguns fatores terão que ser avaliados.

AuE Paisagismo:Como você faz a seleção das espécies botânicas? Você leva em consideração a frequência de manutenção no processo de escolha?

Rosa: Faço a escolha junto ao cliente, levo alguns trabalhos para mostrar, apresento o que vi ao entrar no local,
paisagista tem disso, já enxerga o jardim, mesmo que esteja só na terra!

Mas, como já disse, respeito muito o sonho do cliente e quero ouvir primeiro, o que passa em sua mente, quais as cores que agradam, se aromas atrapalham, possui animais no local, crianças, de que idade, ... Um questionário é necessário para que seja perfeita a escolha das espécies.

No caso do paisagismo escolar a grande preocupação é em jamais implantar plantas tóxicas, evitar trabalhar com seixos onde as crianças transitam com frequência e outras coisas mais como o espaço também são avaliadas.


Dietes iridioides, cascas de Pinus sp., pedrisco branco, limitador compõe um belo jardim escolar.

Em relação à manutenção, é preciso saber qual a disponibilidade do cliente para fazer conforme o que foi implantado, no caso das escolas, diretores, professores, alunos, funcionários, têm que estar unidos a preservar o que foi implantado, geralmente um trabalho é feito antes de colocar um jardim interno, por exemplo, a direção passa de sala em sala, informando o que será feito na escola e como os alunos podem ajudar a preservar.
Pelas condições locais não serem as mesmas de uma residência, por exemplo, o paisagismo escolhido é de baixa manutenção, com espécies que duram e suportam condições variadas.

AuE Paisagismo:Como o paisagismo pode contribuir na qualidade de vida da população?

Rosa: A educação ambiental tem sido um tema frequentemente discutido, o paisagismo proporciona qualidade de vida muito agradável, pois tenta trazer de volta o homem para onde ele veio, hoje com indústrias, prédios tomando o lugar de árvores, é gratificante projetar jardins em meio a tudo isso, mas é necessário reeducar a sociedade em relação ao meio ambiente.

Onde quer que a vegetação esteja, mesmo que não tenha sido projetada para estar, está contribuindo em diversas áreas, como a saúde física e mental dos funcionários de variadas funções. Um trabalho diário será menos estressante em um local onde se pode observar o verde e sentir sua presença.

AuE Paisagismo:Qual o papel do paisagismo em um empreendimento imobiliário?

Rosa: O papel do paisagismo, tanto em condomínios residenciais como não residenciais, entre outros, como fachadas comerciais, é atrair o cliente. O paisagismo tem, portanto, um papel fundamental, de passar a imagem que o local deseja passar, seja de aconchego, ou de forma mais fria, um paisagismo contemporâneo, a situações variadas como, por exemplo , um estande de vendas onde o foco não é o meu trabalho e sim o produto do meu cliente, exposto na ocasião, é preciso harmonizar tudo sem exageros para nenhum dos lados.

AuE Paisagismo:Frente às diversas catástrofes naturais que estamos vivenciando, tais como enchentes, vulcões, terremotos, entre outras, as profissões que lidam diretamente com o meio ambiente ganham especial destaque. Qual é o papel do paisagismo neste cenário?

Rosa: Conscientizar a população de que é necessária a implantação do paisagismo em nosso meio, entre residências, comércios, revitalização de praças, condomínios, implantação de árvores nas calçadas, enfim só devolvendo ao mundo o que tem sido destruído ao longo dos anos é que vamos nos ver livres de catástrofes naturais. Deus é perfeito em tudo que fez, nós é que precisamos melhorar.

AuE Paisagismo:Como você utiliza os softwares AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE em seu dia-a-dia profissional?

Rosa: Primeiro pergunto ao cliente se deseja visualizar o trabalho antes de feito, como a resposta quase sempre é sim, já ando com minha máquina na pasta, trabalho com PhotoLANDSCAPE, e tem sido ótimo, mudo às vezes, na hora em que estamos conversando, a foto montagem e, em alguns casos, só ganhei a venda porque trouxe um trabalho feito no programa, como o coelho que sai da cartola, é possível ver a surpresa e alegria nos olhos de quem contempla meu trabalho.

AuE Paisagismo:Quais as vantagens de usar os programas?

Rosa: Antes, usávamos o papel, para desenhar o que íamos fazer, eu que já não sou boa em desenho, nunca gostei de projetar de forma geométrica um jardim, é maravilhoso usar PhotoLANDSCAPE e poder mostrar como vai ficar em diferentes ângulos, colocar e tirar as plantas em segundos deixa o cliente bem à vontade querendo "brincar de fazer jardim".

AuE Paisagismo:Dentre os projetos que você realizou, qual deles vocês destacaria? Conte-nos um pouco sobre este projeto.

Rosa: São muitos de que gostei e me diverti fazendo, mas o que mais tem me alegrado fazer são os realizados em escolas, sempre estudei em escola pública e observava a aparência fria e fechada desses locais, sem quase vegetação alguma, poluição visual em meio a pichações e corredores assustadores, com cores frias, e nunca tinha observado um vaso se quer no meio delas. Então, quando vi que era possível fazer isso, já estava fazendo, o paisagismo estaria entrando nas escolas públicas de forma discreta e foi muito gratificante para mim.



Aqui essa Pleomele reflexa `Variegata` , encantou a lateral da escada de uma escola municipal, onde antes não havia nada, agora esta lá com seus ramos desorganizados, acomodada em vaso de cerâmica, terra vegetal e cascas de pinus .



Na área externa o corredor convidativo leva funcionários a entrada lateral da escola. Neste local já havia um jardim anterior que em comum acordo desejamos mantê-lo, e, em visita ao local, sugeri o que foi feito. Acrescentei Hemigrafis roxo, seixos brancos, limitador para trabalhar mais curvas dando movimento ao corredor, entre outras.

AuE Paisagismo:Clientes interessados em lhe contactar podem fazer isto através de algum site ou e-mail? Você pode deixar este contato?

Rosa: Eu não quis fazer um site porque achei muito impessoal , hoje a maioria de meus clientes são amigos, de forma que não preciso tratá-los formalmente e assim espero serem os que têm vindo ao meu encontro. Abaixo seguem as formas de contato:

Blog: http://rosadambrosio.blogspot.com.br/

e-mail: riviera_greengarden@globomail.com


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Sonia Santos - Data: 27/08/2016 08:42:36

Recomendo o trabalho de Rosa. ..maravilhoso.



2 - Autor: ALINE - Data: 20/06/2013 01:33:47

Shooooooooooow!



3 - Autor: Andrea Felix - Data: 19/05/2013 00:13:06

Parabéns Rosa..Excelente,sua postura profissional,carisma,atenção,fazem toda diferença. E para quem se interessar ..VALE A pena conhecer e contratar o trabalho sério e com muita responsabilidade da minha amiga ROSA...



4 - Autor: Eliane Paz - Data: 17/05/2013 21:35:33

Quero salientar a importância da abrangência de projetos como este em escolas públicas, pois há realmente uma necessidade em ampliar , modernizar e criar uma consciência sócio-ambiental em nossos alunos, e não há lugar melhor que a escola para servir de exemplo aos nossos pequenos... Parabéns por seu bom gosto e sensibilidade !



5 - Autor: Jussara de Camargo Rosa - Data: 17/05/2013 21:07:21

Eu, como professora de Educação Infantil, sabendo que os pequenos estão sempre interessados na descobertada natureza, muitas vezes mais direcionados para os animais, procuro introduzir em nossas atividades, momentos de apreciação do mundo vegetal: as árvores,as flores, as plantinhas rasteiras, os nomes de flores, de alimentos que comemos, valorizando o meio ambiente , a terra que abriga as sementinhas, o cuidado e as necessidades que as plantinhas requerem. Sempre ao iniciar o ano letivo trago um vasinho para a sala de aula e digo às crianças que eu fico muito tempo longe e aplantinha precisa de mim. Pergunto se elas irão me ajudar cuidando da plantinha e lógico todas querem ajudar.Com isso crio um círculo de responsabilidade para com a plantinha, que creio, será levada para suas vidas.É um trabalho singelo, pequeno, poucas pessoas na escola sabem disso, mas eu sei que estou plantando sementinhas no coração dessas crianças que serão usadas quando chegar o momento.



6 - Autor: Rose Antonelli - Data: 17/05/2013 10:01:01

Seu trabalho demonstra sensibilidade e coragem. Parabéns e sucesso!



7 - Autor: Cida Nogueira - Data: 16/05/2013 20:23:34

Parabéns, conseguiu transformar um espaço escolar em algo notório e de muito bom gosto. Sucesso... Você merece.



8 - Autor: Alex Ferreira - Data: 16/05/2013 13:38:49

Nestes tempos difíceis, onde o homem tem perdido espaço para a "modernidade", a questão ambiental será cada vez mais relevante nos ambientes de uso publico e social. Parabéns Rozinha.



9 - Autor: Renata Elena - Data: 16/05/2013 11:24:20

Bom dia, Excelente matéria !! Nota-se que a paisagista além de talentosa, possui uma sensibilidade muito apurada. Parabéns !




Lançamentos
LANÇAMENTO! Conheça os novos softwares da AuE
LANÇAMENTO! Conheça os novos softwares da AuE

LANÇAMENTO! Novos softwares para você!

Entrevista
Paisagista Rosa D Ambrósio fala sobre paisagismo em escolas
Paisagista Rosa D Ambrósio fala sobre paisagismo em escolas

Humanizar o espaço das escolas públicas já é também uma lição de amor à natureza

Botânica
Gimnospermas: Um diferente estilo de jardim
Gimnospermas: Um diferente estilo de jardim

Conheça as gimnospermas que proporcionam um diferente estilo de jardim no setor de paisagismo.

AuE Network
Novas plantas no Paisagismo Digital e AuE Network

Veja a relação de plantas publicadas no Paisagismo Digital e no AuE Network em maio de 2013

Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE 2012: Projeto passo-a-passo

Veja um projeto de irrigação sendo desenvolvido passo a passo com o HydroLANDSCAPE

PhotoLANDSCAPE 2012: Projeto passo-a -passo

Assista um projeto de apresentação sendo desenvolvido com o PhotoLANDSCAPE 2012

AutoLANDSCAPE 2012: projeto passo-a-passo

Assista um projeto sendo desenvolvido passo a passo com o AutoLANDSCAPE

CalcLANDSCAPE 2012: Projeto passo-a-passo

Veja um orçameto sendo desenvolvido com o CalcLANDSCAPE 2012

Ecologia
Plantas verdes na produção de eletricidade
Plantas verdes na produção de eletricidade

Pesquisa feita na Holanda prova que plantas podem ser fonte de energia

Novidades
Novidades em Paisagismo Auxiliado por Computador
Novidades em Paisagismo Auxiliado por Computador

Leia a matéria sobre novidades no paisagismo auxiliado por computador que saiu na Revista Natureza - Ed. 303 - Abril de 2013

AuE Soluções de cara nova
AuE Soluções de cara nova

Conheça o novo visual do site da AuE Soluções

Notícias
Jenipapo e Mandacaru em perfumes franceses
Jenipapo e Mandacaru em perfumes franceses

A marca francesa L Occitane criou a marca L Occitane au Brésil e usa jenipapo e mandacaru

Nova espécie de planta é descoberta na Caatinga
Nova espécie de planta é descoberta na Caatinga

Gymnanthes boticario em homenagem a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Univasf abre inscrições para Simpósio de Plantas Medicinais
Univasf abre inscrições para Simpósio de Plantas Medicinais

O evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de setembro, no Complexo Multieventos, no campus da Univasf em Juazeiro.

Líder indígena brasileiro é premiado pela ONU como Herói da Floresta
Líder indígena brasileiro é premiado pela ONU como Herói da Floresta

Conheça o trabalho de proteção da floresta desenvolvido por este Herói na Amazônia

Exposição de flores: Chelsea Flower Show
Exposição de flores: Chelsea Flower Show

O Chelsea Flower Show é uma exposição de flores famosa, principalmente devido a visita da família real

Ganhe um ingresso para a Garden Fair 2013
Ganhe um ingresso para a Garden Fair 2013

Ganhe um ingresso para participar da 10° Garden Fair

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 9 No 107 / Abril de 2013

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*