Paisagista Simone Ribeiro Silva e a Escola de Paisagismo de Brasília

Autor: Regina Motta - Data: 13/02/2013

A Escola de Paisagismo de Brasília é nossa parceira, representante de nossos softwares, e tem um belo trabalho de formação de novos paisagistas, profissionais extremamente necessários em nossos dias. Gostaríamos de apresentar aos nossos leitores a história do surgimento da escola, os dirigentes e professores.

AuE Paisagismo: Como iniciou o curso de Paisagismo em Brasília?

Simone: O Curso de Paisagismo iniciou suas atividades como curso de extensão da faculdade de arquitetura e urbanismo da UnB em 1997, e foi criado por um grupo de professores das Faculdades de Agronomia e Arquitetura e de alguns profissionais que atuavam no mercado, para atender a demanda dos estudantes de Agronomia e Arquitetura, uma vez que estes cursos de graduação tem em suas grades disciplinas ligadas ao paisagismo, porém isoladas do conjunto, tais como a ausência de disciplinas de projetos na Agronomia e a falta de disciplinas da área de botânica e solos na Arquitetura. Com o sucesso do curso de extensão, em 2001 foi criada a Escola de Paisagismo de Brasília, localizada na época na UNB, no CET - Centro de Excelência em turismo, no Campus Darcy Ribeiro.

Em outubro de 2005 o curso foi credenciado pela Secretaria de Educação do DF e pelo MEC e em março de 2006 o curso Técnico em Paisagismo foi reconhecido pelo CREA/DF.

Em setembro de 2009 a Sec. de Educação do Distrito Federal, autorizou a mudança de endereço para o CA 02 , no Lago Norte - Brasília - DF.

Em 2007 foi firmada uma parceria entre a Sec. De Agricultura do Distrito Federal /EMATER-DF, que possibilitou a instalação da Unidade Demonstrativa de Floricultura e Paisagismo, localizada no Parque de Exposições da Granja do Torto, onde são realizadas as aulas práticas do Curso Técnico e o Treinamento de Jardineiros.

Aula prática de irrigação



AuE Paisagismo: Qual a periodicidade dos cursos, a carga horária, e o método de ensino?

Simone: São 800h/aula, distribuídas em conhecimento teórico e prático. O curso é dividido por módulos semestrais, com duração de 2 anos.

O curso e integralmente presencial e no decorrer do curso, são realizadas viagens de estudos a cidades brasileiras, para visitas a jardins históricos, participação em Congressos de Paisagismo, entre outras atividades, tendo como objetivo vivenciar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, complementado a carga horária total mínima de 1.200 horas.

O estágio de 200 horas tem o intuito de, na prática, mostrar ao aluno as diversas formas de atuação no mercado de trabalho, sob a supervisão de profissionais atuantes no mercado. O aluno aprende a executar e implantar projetos, gerenciar pessoas, atuar em viveiros de plantas e em um escritório de paisagismo.

AuE Paisagismo: Poderia nos dar um breve resumo do conteúdo oferecido aos alunos?

Simone: Os Modulos são assim divididos:



AuE Paisagismo: Quantas turmas e número de alunos já formados?

Simone: Normalmente temos duas turmas /ano, uma no início do ano e outra no segundo semestre, com um numero médio de 15/20 alunos.

AuE Paisagismo: Vocês utilizam os nossos softwares em aula? Como é esta experiência?

Simone: Sim temos uma parceria com a AUE e temos em nosso laboratório o pacote completo de assinatura, ou seja o AUTOLAND/FOTO/HIDRO, sendo que o AUTO faz parte da grade Curricular como disciplina obrigatória.(INFORMATICA II).
Quando os alunos conhecem as ferramentas desenvolvidas pela AUE sentem que é possível trabalhar na produção de projetos paisagísticos com qualidade e produtividade alta, necessária a permanência do profissional no mercado de trabalho.

AuE Paisagismo:Quais as dificuldades que encontram no desempenho do ensino?

Simone: Nosso público, normalmente procura o curso como a profissionalização das atividades que já exercem e ou como uma segunda profissão, mais gratificante, por isso temos algumas dificuldades com a introdução de conhecimentos novos, totalmente diferentes do dia a dia , além das dificuldades burocráticas programáticas do sistema Educacional Brasileiro.

AuE Paisagismo: Percebem um interesse maior pelos Cursos em virtude da necessidade de mais áreas verdes em todo o planeta?

Simone: A urbanização acelerada provocou a perda de qualidade de vida, com o distanciamento da natureza, acho que as pessoas perceberam isso, sentem falta e estão tentando resgatar um sistema de vida mais sustentável.

Escola de Paisagismo de Brasília



AuE Paisagismo: Como tem sido o retorno dos alunos após o curso, isto é, vocês têm notícias do desempenho e do sucesso deles na vida profissional?

Simone: Sim, a Escola com o tempo se tornou um ponto de referência do encontro dos profissionais, principalmente a partir do ano passado, quando em parceria com a NEO EVENTOS, promotora da FEST FLOR BRASIL, passamos a organizar o Congresso de Paisagismo que ocorre durante a Feira.

Além disso é comum que alguns alunos participem das viagens de estudos com as novas turmas, principalmente quando realizadas a jardins localizados no exterior.

AuE Paisagismo: Quais os pré- requisitos exigidos para o candidato ao Curso?

Simone: O pré requisito mínimo é o Ensino médio completo e também que o aluno domine técnicas básicas de informática.

Como chegar:


Clique na imagem acima para visualizar o mapa completo.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Alvaro - Data: 17/05/2018 13:45:25

Olá, boa tarde! Gostaria de saber por favor se iniciara uma nova turma no segundo semestre, e se aulas sao todos os dias, ou se sao somente nos fim de semana pra quem moro em outra cidade? E qual telefone da empresa de Brasilia que eu possa entrar contato certinho.


AuE Responde: Olá Álvaro, o telefone que temos é este (61) 3541-2156
Sucesso!



2 - Autor: Maria Rita da Silva Domingues - Data: 25/04/2018 11:25:23

Preciso saber, período do curso e valores. Gostaria de fazer o curso.


AuE Responde: Maria Rita, para informações entre em contato com a Escola de Paisagismo de Brasília, nós não temos esta informação. Sucesso!



3 - Autor: Edizio - Data: 17/02/2017 14:23:38

Eu gostaria de saber quanto custa a mensalidade do curso, e como funciona as aulas?


AuE Responde: Edizio, entre em contato diretamente com a escola, terá as informações completas. Sucesso!



4 - Autor: luiza alves - Data: 14/10/2016 16:29:01

tenho vontade de fazer paisagismo, mais tenho condições,de pagar gostaria de ganhar uma bolsa se possível ficarei agradecida


AuE Responde: Prezada Luiza, faça uma visita à escola e converse pessoalmente com a Professora Simone. Desejamos sucesso!



5 - Autor: Pamella Huri - Data: 01/08/2014 11:11:16

Tenho muita vontade de fazer este curso, infelizmente não tenho condições de pagar, existe a possibilidade de se conseguir uma bolsa, mesmo que não seja integral?


AuE Responde: Faça contato com a Escola de Paisagismo de Brasília para saber as condições. Sucesso!



6 - Autor: Pamella - Data: 01/08/2014 11:08:05

Tenho muita vontade de fazer este curso, infelizmente não tenho condições de pagar, existe a possibilidade de se conseguir uma bolsa, mesmo que não seja integral?



7 - Autor: Cibele Dutra de França - Data: 02/06/2014 12:03:48

Tenho vontade de fazer esse curso. Mas, concordo com outras pessoas que aí é muito mal localizado e pouco inclusivo. Antes continuasse na UnB.



8 - Autor: Luciana Maria de Freitas Barros - Data: 07/01/2014 11:42:30

Não conheço ainda esta escola, sou bióloga e botânica e tenho a intenção de direcionar meu trabalho para a área de paisagismo e estou bem inclinada a efetivar matricula neste curso. Porém a minha dificuldade maior está em não residir e nem trabalhar próximo ao Lago Norte, neste caso acho que um endereço mais acessível seria uma boa opção para mim e tantos outros alunos com a mesma dificuldade.


AuE Responde: Recomendamos que entre em contato com a escola para fazer a sua reinvindicação.



9 - Autor: Maria Goreth pereira - Data: 08/10/2013 17:59:21

Exelente mesmo, trabalho com material voltado para o paisagismo, artesanato em bambu e outras fibras, o meu sonho e fazer um curso como este, completaria e muito as ambientaçoes que faço no meu trabalho e aumentaria a minha renda. So nao tenho condiçoes de pagar um curso como este



10 - Autor: Rosana Barreto - Data: 18/08/2013 14:45:53

Moro no lago sul,tenho muita vontade de fazer essa formaçao,porém os horarios oferecidos e a localizacao do curso sao muito dificeis... gostaria de fazer um curso à tarde... à noite todos os dias nesta distancia e com esse transito, fica dificil.abs



11 - Autor: Edna Melo - Data: 21/03/2013 10:35:57

Fui aluna da EPB e, desde então, exerço a profissão de paisagista. Só tenho a agradecer à equipe, pois, a partir dos conhecimentos adquiridos na escola, trabalho em uma área que me torna uma pessoa mais feliz.



12 - Autor: heleno azevedo - Data: 19/03/2013 22:03:00

trabalho na area de paisagismo ,faço todo o proceso tenho muita vontade de fazer um curso ou trocar ideias ,sobre paisagismo,faço fontes para jardin e lagos, um abraço.



13 - Autor: JOSE GIACOIA NETO - Data: 19/03/2013 18:31:10

Tenho orgulho de estar acompanhando a evolução da EPB e a dedicação da Simone e o César em fazer o Paisagismo profissional cada vez mais forte no Brasil.



14 - Autor: igrub - Data: 18/03/2013 23:20:36

Parabéns, Si. Se o paisagismo tem toda essa relevância, certamente se deve a você, uma diretora que mais parece uma "garota-propaganda". QUE PAISAGEM!!!



15 - Autor: Rose Antonelli - Data: 18/03/2013 20:27:16

Simone, como sempre, de parabéns!!!



16 - Autor: Elis - Data: 18/03/2013 16:26:11

Excelente matéria! Uma pena não existir tantos cursos como este no Brasil todo! Fica a dica. Outra coisa, é lamentável a pouca valorização da disciplina de paisagismo nas Universidades. Para fortalecer a profissão é preciso começar por aí, capacitação. Sucesso para a Escola de Paisagismo de Brasília, que é Show!



17 - Autor: Mário Pinto Furtado - Data: 18/03/2013 15:14:00

O planeta de ter nova visão, uma harmonia perfeita da arquitetura com o paisagismo, aproximando o homem com a natureza. É uma tarefa difícil mas não imposível devido a forma desordenada que ocupamos os espaços físicos com o crescimento da população. Devemos preocupar com planejamento que cause menos impacto ambiental e resgate qualidade de vida principalmente nas cidades. O paisagismo pode contribuir para o mudar o comportamento das pessoas, respeitanto e interagindo



18 - Autor: celisa - Data: 17/03/2013 23:48:54

Esse curso acontece em Curitiba? Se não, fica a proposta.



19 - Autor: Carmela Alexandra - Data: 17/03/2013 22:34:38

Gosto de matérias relacionadas ao paisagismo, como Design de Interiores e especialização em exteriores pesquiso e leio muito td o que interessa. É de extrema importância o PAISAGISMO, PAISAGISTA serem reconhecidos como profissionais capacitados e respeitados,o que difere-se de jardinismo, jardineiro não desmerecendo a profissão de jardineiro,mas o Paisagista tem que PROJETAR, Criar, conhecer sobre Botânica e etc....e os Arquitetos e ENGENHEIROS TEM UM LEVE CONHECIMENTO DA AREA de Paisagismo e se intitulam muito conhecedores para trabalharem com plantas e não é bem assim. A profissão DEVE ser regulamentada pois é um importantíssimo projeto complementar. Assim como o curso de Design de Interiores foi regulamentado o mesmo deve acontecer no Brasil inteiro em se falando de PAISAGISMO. Abraços. Excelente entrevista. Parabéns e mais Sucesso a AuE.



20 - Autor: marclio fontes - Data: 17/03/2013 15:46:01

vcs tem cursos no rio de janeiro?




Entrevista
Paisagista Simone Ribeiro Silva e a Escola de Paisagismo de Brasília
Paisagista Simone Ribeiro Silva e a Escola de Paisagismo de Brasília

Iniciou suas atividades como Curso de Extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB em 1997

Botânica
Compositae: a maior família dentre as Angiospermas Eudicotiledôneas
Compositae: a maior família dentre as Angiospermas Eudicotiledôneas

Conheça a maior família botânica de Angiospermas Eudicotiledôneas.

Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE: Definindo a bomba
HydroLANDSCAPE: Definindo a bomba

Artigo mostrando como definir a bomba do sistema de irrigação com o HydroLANDSCAPE 2012

PhotoLANDSCAPE: Facilidade de criar novos mapas
PhotoLANDSCAPE: Facilidade de criar novos mapas

Crie novos mapas de seus itens inseridos no banco de dados do PhotoLANDSCAPE a partir dos existentes em poucos passos.

AutoLANDSCAPE: Controle de desenhos
AutoLANDSCAPE: Controle de desenhos

Aprenda alterar os desenhos representativos dos itens de paisagismo no AutoLANDSCAPE 2012

Novidades
6º Simpósio Internacional de Paisagismo - UFLA
6º Simpósio Internacional de Paisagismo - UFLA

6º Simpósio Internacional de Paisagismo

FEICON BATIMAT: 19° salão internacional da construção
FEICON BATIMAT: 19° salão internacional da construção

Este mês a AuE Software participou do 19° salão internacional da construção

Notícias
Jogos Indígenas em Cuiabá garantem integração com meio ambiente
Jogos Indígenas em Cuiabá garantem integração com meio ambiente

O evento, que acontece a cada dois anos e deverá ser disputado em agosto no Jardim Botânico, na comunidade Sucuri

Painel Energia Eólica + Construção Civil em Fortaleza

Excelente oportunidade para conhecer as inovações e um balanço do mercado de energia eólica na América do Sul

Duas novas plantas da Mata Atlântica descobertas e identificadas
Duas novas plantas da Mata Atlântica descobertas e identificadas

Duas espécies de plantas descobertas na Mata Atlântica no Paraná e identificadas

Simplificado o registro de cultivares de plantas ornamentais
Simplificado o registro de cultivares de plantas ornamentais

Acordo visa simplificar o processo de Registro Nacional de Cultivares de plantas ornamentais.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 9 No 105 / Fevereiro de 2013

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*