Entrevista: Conheça a Paisagista Marcia Lenz

Autor: Igor Alves - Data: 23/10/2018

Temos o prazer de apresentar aos nossos leitores a Paisagista brasileira MarciaLenz que desenvolve, com grande sucesso, o seu trabalho no Peru onde é representante da auesoftware.com.

Paisagista Marcia Lenz

Márcia Lenz tem vários projetos realizados e aplaudidos em publicações peruanas como "EL COMERCIO", "ESPACIO ABIERTO", "AMERICAN COLORS DECORA - ESPECIAL", "PUBLIREPORTAJE", "CASA Y MAS", "REVISTA LUHHO", "REVISTA CARAS", além de participante da CASACOR PERU e EXPODECO.

Vamos deixar que ela nos conte sobre sua carreira de Paisagista e sua experiência de viver em outro país!

AuE Software: Como surgiu a sua opção de se dedicar ao Paisagismo? Na verdade quando eu morava no Brasil fazia muito mais Decoração de Interiores do que Paisagismo. Depois de estar a 1 ano em Lima resolvi que já era hora de meter a cara e participei de CASA COR PERU 2008, como aqui ainda não estava tão difundido o PAISAGISMO e um teto me encantou, optei por participar como paisagista. O mais engraçado era que me perguntavam minha profissão, PAISAGISTA. E que coisa faz um paisagista? Projeto jardins. "Há, tu é jardineira?", "Não, eu desenho e executo jardins", já se passaram 11 anos que estou aqui e vejo que ainda tem gente de menos condições, que não sabem o que faz um paisagista.

Paisagista Marcia Lenz


AuE Software: Do Brasil para o Peru - conte-nos sobre esta mudança de país e sua adaptação a outra cultura e estilo de vida. Eu vim pois havia conhecido um peruano, que hoje é meu marido. O primeiro ano foi bem difícil, a cultura e sociedade muito mais fechada que a brasileira. Muito conservadores. Estilo de vida "loco, de cidade de 10 milhões de pessoas", o trânsito é muito pior que São Paulo, uma selva! O maior orgulho dos peruanos hoje em dia é a comida, que hoje está espalhada pelo mundo inteiro.

Paisagista Marcia Lenz


AuE Software: O que nos diz sobre o Paisagismo no Peru? Quais as dificuldades que encontrou e os estilos e plantas diferentes? O maior desafio do paisagismo na costa peruana, eu vivo em Lima, é a falta de chuva. Todos os jardins têm que ter sistema de rego. A parte o solo é muito pobre, estamos no deserto com terra. Uma terra que se tem que adubar muito. As plantas vêm da selva, não é tão fácil como no Brasil de conseguir plantas grandes, as palmeiras são mais fácil, mas conseguir árvores de bom tamanho, muito difícil. Em geral as plantas são as mesmas, lógico que existem as nativas, mas, por exemplo, aqui não tem a grama amendoim para vender, eu trouxe do Brasil, meu chefe de jardineiros está tentando propagar. O outro grande problema que temos é um período muito prolongado de falta de sol. O desenvolvimento das plantas é totalmente diferente do Brasil e mundo. Aqui as plantas crescem lentamente e não atingem o tamanho que atingem países mais ensolarados.

Paisagista Marcia Lenz


AuE Software: O trabalho de Paisagista é valorizado aí? Quais as diferenças nos projetos entre o Peru e o Brasil? Si há 11 anos não sabiam o que era um paisagista, e pensavam que para o jardineiro não precisavam pagar projeto, imaginam o difícil que foi no começo. Mas eu sou brasileira e não desisto nunca!!!! De início me convidaram para dar aulas de paisagismo em um instituto na carreira de Arquitetura de interiores, há 5 anos montamos um Diplomado de Paisagismo para Arquitetos, Engenheiros florestares, Agrônomos e decoradores, pois as universidades que tem o curso de Arquitetura não tem Urbanismo. Temos normalmente duas turmas por ano, com média entre 12 e 15 alunos. É uma tarefa diária fazer que os profissionais da área de paisagismo entendam que não podem fazer projeto sem cobrar, mas está dando resultado!!!! Hoje as construtoras, as empresas, casas particulares, etc.. Já sabem da necessidade de contratar um paisagista, nesta cidade que somente possui 2.40m2 de área verde por pessoa. A parte que muitos edifícios comerciais querem ter certificações. A grande diferença entre Brasil e Peru, é que no Brasil já temos verde por todos os lados e principalmente em Lima, tem tudo por fazer!!!!

Paisagista Marcia Lenz


AuE Software: Você participa da Casa Cor neste ano. Fale-nos sobre o seu projeto e sobre o evento. Os outros anos que participei de mostras como Casa Cor, sempre me ia pelo estilo tropical contemporânea, este ano apresento o JARDIM INTERIOR, vou mostrar uma proposta mais romântica e relaxada, um refúgio de 50 m2, que é a extensão da casa onde inicia no detalhe de trazer a natureza para o interior, com simplicidade chegando a um resultado moderno. Mesclo a rusticidade da madeira com o romantismo das flores, um ambiente agradável para relaxar e ler um libro, obras de arte contemporâneas se mesclam com vasos de argila. O paisagismo tem como objetivo que do interior da casa as janelas da cozinha passem despercebidas.

Paisagista Marcia Lenz


AuE Software: Você é usuária do PhotoLANDSCAPEdesde 2014. O que nos diz sobre o software? Já passamos do estágio de apresentar um projeto de paisagismo somente em Auto CAD ou desenhado a mão em planta baixa. O cliente está mais exigente e possui a necessidade de ver um 3D ou foto montagem, e aí entra a praticidade que é o que o programa PhotoLANDSCAPE nos proporciona, a parte também da agilidade, que quando se tem muitos projetos é um detalhe muito importante.

AuE Software: Quais as suas recomendações para aqueles que estão se iniciando nesta bela carreira de paisagista? Primeiro de tudo se tem que amar o que se faz. As gratificações vem através do esforço e da perseverança, a maior gratificação é o cliente feliz e satisfeito, ele te recomendara outros clientes.

Paisagista Marcia Lenz



Veja também

  • Entrevista: Projetos de iluminação para Paisagismo com Paulo Spina da LUXSIM
  • Entrevista: Projetos de iluminação para Paisagismo com Paulo Spina da LUXSIM
  • Paisagismo na prática: Como Crescer de forma sustentável
  • Fabíola Breda: Invista em você, o investimento mais seguro é aquele revertido em conhecimento.
  • Conheça mais do trabalho de Gustaaf Winters nesta entrevista exclusiva


    Compartilhar:


    Anterior Próximo

  • Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

    Comentar
    Nome:
    E-mail:
    Comentário:
    Avalie está matéria:



    ---
    Entrevista
    Entrevista: Conheça a Paisagista Marcia Lenz
    Entrevista: Conheça a Paisagista Marcia Lenz

    Temos o prazer de apresentar aos nossos leitores a Paisagista Marcia Lenz, que desenvolve, com grande sucesso, o seu trabalho no Peru.

    Lançamentos
    E-Book Gratuito: Como Fazer um projeto de paisagismo
    E-Book Gratuito: Como Fazer um projeto de paisagismo

    No e-book deste mês vamos te mostrar os passos para fazer um projeto de paisagismo.

    Ensino de paisagismo
    Paisagismo na prática: Saiba como as parcerias podem te levar mais longe
    Paisagismo na prática: Saiba como as parcerias podem te levar mais longe

    Por muito tempo as pessoas temiam parcerias, com um conceito errôneo de que ficar com todo bolo é melhor do que somente uma fatia.

    AuE Network
    17 novas palmeiras para download - novembro 2018

    Veja a coleção de palmeiras publicada no AuE Network disponíveis para download para os programas AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE

    Dicas Técnicas
    HydroLANDSCAPE 2018: Deixando seus arquivos de cad mais leves
    HydroLANDSCAPE 2018: Deixando seus arquivos de cad mais leves

    Veja como deixar seu arquivo de CAD mais leve e corrigir eventuais problemas de desempenho em seu projeto de irrigação.

    AutoLANDSCAPE2018: Aplicando hachura em polígono com arcos.
    AutoLANDSCAPE2018: Aplicando hachura em polígono com arcos.

    AutoLANDSCAPE2018: Veja como aplicar hachura em polígono com arcos de modo simplificado.

    PhotoLANDSCAPE2018: Como garantir a segurança de seu projeto
    PhotoLANDSCAPE2018: Como garantir a segurança de seu projeto

    Entenda o que é um arquivo corrompido, sua causa e como garantir a segurança de seu projeto no PhotoLANDSCAPE.

    Ecologia
    Entenda a importância dos parques para o equilíbrio das metrópoles.
    Entenda a importância dos parques para o equilíbrio das metrópoles.

    Morar pertinho de um parque, com pássaros, lagos e flores, e ter onde recarregar as energias em meio ao concreto é qualidade de vida.

    Notícias
    HydroLANDSCAPE na Academia Rain Bird em Belo Horizonte
    HydroLANDSCAPE na Academia Rain Bird em Belo Horizonte

    Veja como foi a participação da AuE Software na Academia Rain Bird em Belo Horizonte.

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Paisagismo Ano 15 No 173 / Outubro de 2018

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Lista de Projetos

    Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10 de Projetos

    Lista com 10 projetos mais comentados

    Agenda
    Agenda

    Agenda de Eventos de Paisagismo

    Conversar no Whatsapp

    X

    Revista gratuita AuE Paisagismo


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *