Fabíola Breda: Invista em você, o investimento mais seguro é aquele revertido em conhecimento.

Autor: Amanda Pains - Data: 16/07/2018

Fabiola Breda



Paisagista há 15 anos , Fabiola Breda conta como iniciou sua carreira e os motivos que a levaram para mergulhar nesse mundo mágico do paisagismo. Veja dicas e recomendações para os iniciantes que se decidem pela profissão de Paisagista.

AuE Software: Se apresente para os nossos leitores.

Sou Paisagista há quinze anos, graduada em Gestão Ambiental e ocasionalmente promovo eventos e cursos, reunindo renomados profissionais atuantes na área do paisagismo e jardinagem.


AuE Software: Conte-nos um pouco sobre como começou a sua carreira.

Sou natural de SP capital. Tive sorte na minha infância de passar boa parte das férias escolares no sítio da família em Mairiporã, acredito que nessa fase me identifiquei com a vida rústica do campo e a exuberante natureza, porém a vida me trouxe até Natal -RN e aqui tive a oportunidade de viver uma excelente experiência sendo proprietária de um viveiro de plantas.

A rotina desse comércio já é uma grande lição, fiquei ainda mais expert nas características fitossanitárias das mudas, além de muitas trocas de informações que eram habituais com os produtores e fornecedores de plantas de várias regiões do Brasil, isso foi muito bom para meu amadurecimento profissional, receber uma planta e identificar suas necessidades e adequá-la a nossa realidade é muito gratificante, no entanto, por mais que, diariamente, me enriquecesse de conhecimentos botânicos e agrônomos a sensação de transformar espaços e vidas me encantava ainda mais....


AuE Software: Como foi a sua escolha pela profissão de paisagista?

Decidi deixar o comércio de plantas e levei comigo conhecimentos obtidos na prática e fui envolvida pelas formas, cores, luz, solo e composições, foi algo natural sem esforços, todo investimento em mim estava sendo desfrutado e generosamente reconhecido.

Projetos de Paisagismo Fabiola Breda



AuE Software: Como você trabalhava antes de utilizar os nossos softwares? Qual a maior dificuldade que sentia?

Em princípio, tudo era muito instintivo, a bíblia dos paisagistas "PLANTAS ORNAMENTAIS NO BRASIL" sempre de cabeceira, com folhas levemente amareladas pelo manuseio, muitas vezes, em obra. (kkkk)

Eu queria me sentir mais segura, sabia que os conhecimentos botânicos e agronômicos não seriam suficientes, então voltei para SP e comecei a estudar e fazer cursos específicos para paisagismo, nessa fase eu precisa passar todas minhas ideias para os clientes através de desenhos, para adquirir sua credibilidade e segurança. Essas representações tomavam horas, sem contar a imprecisão dos cálculos de substratos, nem gosto de lembrar ...

Projetos de Paisagismo Fabiola Breda



AuE Software: Quais as facilidades que softwares da AuE lhe proporcionou?

Lembro que foi em uma "Expogarden", tive o 1º contato com os softwares da AUE, voltei a Natal decidida a difundir tudo o que tinha visto de bom!

Então, tive a oportunidade de realizar um evento em Natal "1ºEncontro Potiguar de Paisagismo e Jardinagem", convidei palestrantes renomados e as principais empresas de produtos para paisagismo, então lembrei! AUE não poderia ficar de fora e realmente não ficou, tudo aconteceu como planejado, acabei adquirindo meus softwares e trazendo para o Nordeste o que tem com muita facilidade no sul e sudeste.

Hoje uso os Softwares PARA TUDO, projetos grandes, projetos pequenos, ele é viciante ...
Confesso que no começo fiquei com receio por que não trabalhava com Autocad, mas foi instalar e usar para o receio passar.


AuE Software: Dentre os projetos que você realizou com o software, quais deles você destacaria? Conte-nos um pouco sobre esses projetos.

Como falei anteriormente uso os dois softwares para tudo, mas não posso deixar de destacar o uso do AutoLANDSCAPE quando participei da "Casa Cor Rio Grande do Norte", o processo de criação e implantação são frenéticos, tudo é para ontem e o uso dele foi peça fundamental para cumprir os prazos e pedidos.

Projetos de Paisagismo Fabiola Breda



Projetos de Paisagismo Fabiola Breda



Projetos de Paisagismo Fabiola Breda



AuE Software: Qual seria a sua recomendação para os iniciantes que se decidem pela profissão de Paisagista?

  • Observe os ecossistemas em todo seu estado e condições;

  • Invista em você, não existe investimento mais seguro do que aquele que é revertido em conhecimento, este nunca se perde;

  • Desça do salto, o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário;

  • Ponha sua bota e vá para campo, lá encontrará mãos calejadas de mexer em solos e pedras com algo a ensinar pois sempre há algo a se aprender.


  • Grande abraço de uma eterna aprendiz.


    Veja também

  • Conheça mais do trabalho de Gustaaf Winters nesta entrevista exclusiva
  • Entrevista com a Arq. Paisagista Louise Riedtmann da Harmonia Verde Paisagismo e Arq. de Exteriores
  • Conheça melhor o vencedor do concurso de fotomontagem e inspire-se.
  • Bromélias: Dicas do experiente produtor, Rômulo Cavalcanti.
  • Brómelias: 13 gêneros para você conhecer e cultivar
  • Luso Jardim: Como tudo começou
  • Como projetar jardins sem margem de erros: O segredo da Floricultura Espaço Jardim


    Compartilhar:



  • Biblioteca gratuita sobre paisagismo.


    ---
    Paisagismo digital: Tudo sobre paisagismo e Jardinagem
    Conheça os softwares da AuE
    Guia: Destaque-se no mercado de paisagismo
    AuE Network - descubra como usar o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE como vitrine de seus produtos !
    Porque você precisa começar a utilizar um software para paisagismo agora!

    Inclua seu banner aqui

    Enquete
    Qual é o seu perfil?






     

    Todas as enquetes


    Conversar no Whatsapp