Paisagismo Regenerativo: Jardins Naturalistas

Autor: Amanda Pains - Data: 14/08/2018

Capitular Tradicional evento da área de paisagismo realizado a 8 anos em Nova Petrópolis RS: cidade Jardim da Serra Gaúcha.

Anualmente, é realizado com foco no entendimento, na regeneração e na valorização de jardins onde integrem todas as formas de vida e que tenham sua função voltada à evolução do ecossistema.

Jardim Regenerativo



Há muito tempo que o homem tenta imitar a natureza criando jardins que parecem paisagens naturais. Será essa uma forma de sentir a emoção de uma paisagem natural?

O congresso de 2018 se propõe a entender como se organizam alguns biomas, a energia dinâmica da natureza e sua incrível biodiversidade para servir de modelo e inspiração às criações de jardins naturalistas.

Paisagistas com experiência em coleta e multiplicação de espécies nativas do seu bioma para compor jardins autênticos e adaptados ao seu verdadeiro ecossistema. Para Gilles Clément, paisagista francês, o jardim sintetiza constantes universais que superam as circunstâncias, as modas e, inclusive, a época. Seus materiais o incitam a falar de uma função biológica, de uma função vital.

Tudo isso participa de um movimento de energias. O paisagista trabalha prestando uma pequena ajuda à natureza, selecionando e semeando centenas de espécies misturadas. Ele quer que a natureza participe da sua invenção.

Datas: 28, 29 e 30 de Setembro.

Local: Centro de Eventos de Nova Petrópolis

Av. Padre Affonso Theobald, 1700, Bairro Juriti, Nova Petrópolis - RS


Programação Extra: Expedição Caçadores de Plantas

Datas: 30 de Setembro, 01 e 02 de Outubro

Jardim Regenerativo



Esta expedição é complementar ao Congresso de Paisagismo Regenerativo.
Jardins Naturalistas, que acontece de 28 a 30 de setembro de 2018, em Nova Petrópolis, RS.

Como aprendizado, a LEITURA DA PAISAGEM, com foco nas composições naturais de diferentes regiões fisionômicas, e, com isso, fortes inspirações para CRIAÇÕES DE JARDINS NATURALISTAS.

O roteiro permite que, em três dias, tenhamos a oportunidade de conhecer quase 10 regiões fitogeográficas diferentes, iniciando na altitude de 600m, subindo a 1.100m até chegar ao nível do mar. Passaremos pelas cidades de Nova Petrópolis, Canela, Cambará do Sul e Torres.

Quem guiará essa jornada serão alguns dos palestrantes do Congresso, com grande experiência em coleta e identificação de plantas nativas, além da equipe da Escola Perau do Encanto, coordenada pelo paisagista Toni Backes.

Como maior homenageado, o saudoso professor de botânica Bruno Irgang, quem iniciou as excursões paisagísticas na Escola Perau do Encanto, há mais de 15 anos atrás.

Por: Paisagismo Regenerativo


Veja também:

  • Versão Beta do AuE TopDRAW®
  • Webinarios - AuE Software
  • FIIB 2018 - Feira Internacional da Irrigação Brasil
  • Conapa Estação Primavera
  • Curso HydroLANDSCAPE na Academia RainBird em São Paulo


    Compartilhar:



  • O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo


    ---
    Paisagismo digital: Tudo sobre paisagismo e Jardinagem
    Conheça os softwares da AuE
    Guia: Destaque-se no mercado de paisagismo
    AuE Network - descubra como usar o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE como vitrine de seus produtos !
    Porque você precisa começar a utilizar um software para paisagismo agora!

    Inclua seu banner aqui

    Enquete
    Qual é o seu perfil?






     

    Todas as enquetes


    Conversar no Whatsapp