PhotoLANDSCAPE 2009: A Aba Organizar

Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 27/03/2009



PhotoLANDSCAPE - Software para Paisagismo





O PhotoLANDSCAPE 2009 traz uma nova forma de trabalhar e desenvolver fotomontagens. A sua interface foi alterada de forma que, o usuário consiga usar todas as suas ferramentas sem dificuldades para encontrá-las. Ferramentas e opções que antes ficavam dentro de menus e janelas que raramente o usuário conseguia encontrar, agora estão divididos em abas que ficam na parte superior do PhotoLANDSCAPE 2009.

Nas matérias anteriores, nós conhecemos as abas Início e Inserir:

A Aba Início

A Aba Inserir

Na matéria deste mês, vamos conhecer a aba Organizar.

Na aba Organizar, você ira encontrar todas as opções necessárias para o controle da fotomontagem, como trancar a fotomontagem colocando senha, ter controle sobre cada item separado ou uma categoria de itens podendo esconder ou exibir, tranca, excluir, visualizar os itens com melhor qualidade entre várias outras opções.

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



Explorer

Um recurso do PhotoLANDSCAPE 2009 é a possibilidade do usuário explorar o projeto através do Explorer. Para abri-lo, clique na aba Organizar e clique no botão Explorer. Quando esta opção é acionada, o PhotoLANDSCAPE 2009 exibe a seguinte tela:

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



O Explorer é o gerenciador do projeto gerado no PhotoLANDSCAPE 2009. Através desta ferramenta, o usuário pode ter o controle total sobre o projeto, podendo manipular as entidades gráficas, a tabela de itens e a tabela de fotos.

Visualizando os atributos e propriedades das entidades gráficas

Para visualizar os atributos e as propriedades das entidades gráficas do PhotoLANDSCAPE 2009, abra o Fotomontagem Explorer e clique na entidade gráfica cujas propriedades deseje visualizar.

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



O usuário pode alterar as propriedades da entidade gráfica corrente diretamente no Fotomontagem Explorer, como a cor de preenchimento, o estilo da borda, enviar a entidade para a lixeira, trancar ou esconder uma entidade, alterar a posição do objeto na tela, alterar o estilo de preenchimento etc...

Visualizando os Itens da Página Mestre

Para visualizar as propriedades das entidades gráficas da página Mestre do seu projeto realizado no PhotoLANDSCAPE 2009, abra o Fotomontagem Explorer, clique na aba "Entidades Gráficas", acione a Página Mestre e escolha a entidade de sua fotomontagem cujos atributos e propriedades deseje visualizar.

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



ATENÇÃO: Ao alterar os atributos e propriedades de uma entidade presente na Página Mestre, esta entidade terá seus atributos e propriedades alterados em todas as páginas do projeto.

Utilizando a tabela de Itens

A tabela de itens contém todos os itens presentes no projeto da fotomontagem. É possível, ainda, incluir novos itens através desta tabela. Estes ficarão carregados na memória e poderão substituir outros presentes na fotomontagem.

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



Incluindo um item através do Fotomontagem Explorer

Para incluir outro item através do Fotomontagem Explorer, clique no botão Mosaico e escolha o item desejado (Planta, Mobiliário ou Piso). Sua foto será carregada na memória, e poderá ser usada em substituição a outro objeto presente na fotomontagem. Este recurso é chamado de alocação dinâmica, isto é, a imagem está na memória, mas não pode ser vista na fotomontagem, pois ela não tem uma altura, largura e posição X/Y definidas.

Para que este item seja inserido no projeto, ele precisa ter uma altura, largura e posição X/Y definidas. Para isto, clique na aba "Entidades Gráficas", selecione o item desejado e escolha a nova ID.

Na figura a seguir temos um caso típico de alocação dinâmica. Há uma imagem no projeto e dois itens carregados na memória.

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



Visualizando Itens excluídos

Todos os itens e objetos excluídos na fotomontagem podem ser visualizados pelo Fotomontagem Explorer. Estes objetos possuem o ícone Lixeira e o atributo "Apagado" marcado como "SIM".

Recuperando Itens excluídos

Para recuperar algum item ou objeto excluído no Fotomontagem Explorer, clique sobre a entidade excluída (que contém o ícone Lixeira), e marque o atributo "Apagado" como "NÃO"; Desta forma, a entidade reaparecerá na fotomontagem.

Excluindo Itens

Para apagar algum item ou objeto no Fotomontagem Explorer, clique sobre a entidade desejada e marque o atributo "Apagado" como "SIM".

Escondendo Itens

Para esconder algum item ou objeto da fotomontagem no Fotomontagem Explorer, clique sobre a entidade desejada e marque o atributo "Escondido" como "SIM".

Exibindo itens escondidos

Para exibir algum item ou objeto escondido da fotomontagem no Fotomontagem Explorer, clique sobre a entidade desejada e marque o atributo "Escondido" como "NÃO".

Trancando Itens

Para trancar algum item ou objeto da fotomontagem no Fotomontagem Explorer, clique sobre a entidade desejada e marque o atributo "Trancado" como "SIM".

Destrancando Itens

Para destrancar algum item ou objeto da fotomontagem que esteja trancado no Fotomontagem Explorer, clique sobre a entidade desejada e marque o atributo "Trancado" como "NÃO".

Visualizando a tabela de fotos

A Tabela de Fotos possui todas as fotos presentes na fotomontagem criada pelo PhotoLANDSCAPE 2009. Nesta tabela, o usuário pode visualizar todas as fotos presentes na fotomontagem. Esta tabela traz a opção para o usuário de incluir a foto dentro do projeto ou vincular a foto ao projeto. Quando a foto é vinculada ao projeto, o arquivo fica menor.

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



As fotos que não são vistas no projeto (alocação dinâmica), também são visualizadas na tabela de fotos.

Verificando a Lixeira do PhotoLANDSCAPE

Quando o usuário exclui um objeto na fotomontagem, ele é enviado para a lixeira do PhotoLANDSCAPE, continuando com suas propriedades na memória do computador. Existem três formas de excluir um objeto no PhotoLANDSCAPE 2009. A primeira e mais usada é selecionar o objeto e apertar a tecla "Delete".
A segunda é clicar na aba Formatação e clicar no botão Excluir.
A terceira opção é selecionar o objeto, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Excluir.

Porem, com nenhum destes procedimentos o objeto será excluído totalmente. Para a exclusão completa do objeto, é preciso abrir a lixeira e limpá-la.

Restaurar um objeto

Para restaurar um objeto, clique em Lixeira na aba Organizar, que aparecera a janela (Lixeira). Clique no objeto a restaurar. Aparecerá a mensagem (Confirma a restauração do item descrito abaixo?), clique em "Sim" e o objeto será restaurado.

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



Ativando a lixeira permanente

Existe um recurso no PhotoLANDSCAPE 2009 que faz com que objetos excluídos sejam mantidos na lixeira mesmo após o PhotoLANDSCAPE ser encerrado, o que não acontece com a lixeira comum, que apaga os arquivos contidos nela a cada vez que o Programa é fechado. Ativando este recurso, o usuário pode gravar o conteúdo da lixeira dentro do arquivo da fotomontagem.

Esta opção é muito útil, pois muitas vezes o usuário exclui um item e, caso se arrependa depois, pode restaurá-lo com todas as propriedades e a posição X/Y original do mesmo.

Grupos

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



Você pode esconder ou trancar objetos pela Categoria, facilitando a visualização e construção do projeto. Para isto, usamos a aba Organizar, que fica na parte superior da tela do PhotoLANDSCAPE.

Para trancar uma categoria, clique nela e clique no cadeado deixando trancado. Para destrancar, use o mesmo procedimento.

Para esconder uma categoria, use o mesmo procedimento, porém clicando no olho.

Mostrar

A opção mostrar do PhotoLANDSCAPE 2009 permite exibir itens que estão ocultos dentro da fotomontagem. Para ocultar (esconder) um item, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do item e clicar na opção Esconder.
Depois de esconder o item, clique no botão Mostrar da aba Organizar e aparecerá uma tela na qual podemos clicar no item que foi escondido para que ele seja exibido na fotomontagem.

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



Dados

O botão Dados permite anotar informações sobre o projeto que você está desenvolvendo. Estas anotações não são impressas, são visualizadas apenas por você que está trabalhando no projeto.


Trancar

A opção Trancar permite colocar uma senha de autorização para modificação de sua fotomontagem, ou seja, se sua fotomontagem estiver trancada, somente quem sabe a senha pode fazer modificações nela.
Para utilizar o recurso trancar, clique na aba Organizar e clique no botão Trancar. Aparecerá uma caixa pedindo a senha. Insira a senha desejada e a confirme.

Opções

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



Para acionar a tela de opções do PhotoLANDSCAPE 2009, clique na aba Organizar e clique em Opções. Quando esta opção é acionada, o programa exibe a tela ao lado.

Nas opções de exibição do PhotoLANDSCAPE, o usuário pode definir a área de trabalho, a cor da sombra da página, a qualidade de exibição inicial, o espaçamento do Grid, exibir/ocultar o Grid, alinhar objetos pelo Grid e as configurações de ortogonal.

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



Para acionar as opções de impressão do PhotoLANDSCAPE 2009, clique na aba Organizar e clique em Opções. Quando esta opção é acionada, o programa exibe a tela ao lado. Em seguida, clique na aba Impressão. Quando esta opção é acionada, o programa exibe a tela ao lado.

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



A opção de salvamento automático faz com que o programa grave o arquivo de projeto a cada passagem de um tempo determinado. O padrão é o salvamento a cada 10 minutos, mas este tempo pode ser aumentado ou diminuído de acordo com a preferência do usuário. Caso prefira desligar este recurso, basta informar um tempo = 0 (zero).

A opção "Gerar Arquivo de Backup ao Salvar", faz uma cópia de segurança (backup) da última fotomontagem salva, com o prefixo indicado (o padrão é "Cópia_de_"). Assim, caso o arquivo seja corrompido na hora do salvamento ou seja necessário recuperar a fotomontagem que havia sido salva momentos antes, você pode usar este arquivo.

Por exemplo, sua montagem se chama "Jardim". Ao salvá-la, ela ficará gravada no programa e, na próxima vez em que for novamente salva, o programa salvará a montagem anterior com o nome de "Cópia_de_Jardim", e a montagem atual com o nome de "Jardim", ou seja: você terá sempre as duas últimas versões do seu projeto.

A opção "Controle de Versão" cria um esquema de versões a cada vez que o usuário clicar no botão "Salvar". Este controle permite ter todas as versões da fotomontagem salvas e recuperar uma idéia anterior ao abrir o arquivo. O sistema de versões é baseado no modelo ".Rxx". Neste caso, se sua montagem se chama "Jardim", ao salvá-la novamente, o arquivo passará a se chamar "Jardim.R01", depois "Jardim.R02", "Jardim.R03" e assim por diante. Se o número chegar a 99, a próxima versão se chamará "Jardim.R99.R01" e assim as versões poderão seguir indefinidamente.
Não é possível ao usuário ativar o Controle de Versão e a Cópia de Segurança ao mesmo tempo; ele deve escolher qual será a melhor alternativa para o seu trabalho, ou mesmo desabilitar qualquer opção de segurança ao salvar seus dados.

Aramado

Trabalhar com aramado significa utilizar um retângulo representativo em vez das imagens. A vantagem de se trabalhar com o aramado é a velocidade, em função da redução do uso da memória, já que o programa não precisa redesenhar o projeto a cada alteração.
Para trabalhar com o aramado, clique na aba Organizar e clique no botão Aramado, e o programa passará a trabalhar com ele. Para retornar às imagens normais, clique novamente na aba Organizar e clique no botão Aramado.

Qualidade de Exibição

PhotoLANDSCAPE - A Aba Organizar



Para ajustar a qualidade de exibição da imagem, o usuário deve clicar na aba Organizar e clicar no penúltimo botão da barra, que mostra a qualidade que está sendo utilizada, Rascunho, Normal, Boa, Excelente e Qualidade de Impressão.
O tipo de qualidade de exibição selecionada interfere, não só na aparência da fotomontagem, mas também no desempenho do software.


Página Mestre

A Página Mestre do PhotoLANDSCAPE 2009 é um poderoso recurso incluído no sistema, que permite a criação de padrões para as páginas, onde as páginas seguintes possuirão as mesmas configurações da Página Mestre. Para editar a Página Mestre, clique na aba Organizar e clique no botão Página Mestre.
Na Página Mestre, o usuário pode colocar formas e textos que serão automaticamente colocados em todas as demais páginas.
Para ocultar a Página Mestre, clique na aba Organizar e clique no botão Página Mestre e o PhotoLANDSCAPE voltará à edição normal da fotomontagem.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Softwares para paisagismo e irrigação.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*