Plantas ornamentais: Botânica para Paisagistas I
Autor: Diego R. Gonzaga - Data: 06/08/2012
Família: Malvaceae - Pavonia viscosa A. St.-Hil.
Foto: Diego Gonzaga
Iniciaremos neste mês uma série de matérias na qual iremos abordar o conteúdo da Botânica aplicada para os paisagistas.
Nosso objetivo é apresentar ao profissional os principais termos e conceitos de botânica que devem ser utilizados em seu dia a dia.
| Espera-se que os profissionais adotem a linguagem técnica sobre o conhecimento botânico. | | |
Desde 1997 a Empresa AuE Soluções vem desenvolvendo um Banco de Dados de espécies botânicas, abrangendo cerca de 20 estados brasileiros e onde estão sendo agregadas novas espécies das Floras da Argentina, Chile, Espanha e Portugal. O Banco de Dados é destinado aos programas que a empresa desenvolve e para o site Paisagismo Digital e recentemente para o Paisajismo Y Jardin.
Com o desenvolvimento das versões 2012 dos programas, o Banco de Dados também sofrerá modificações visuais e no seu conteúdo. Novas plantas, novas fotos e uma ampla revisão de seu conteúdo.
Imagem parcial do Banco de Dados - Versão 2012
O reino vegetal está longe de ser totalmente conhecido, entendido e classificado. A Botânica é uma ciência que estuda os vegetais, a denominação de uma planta é chamada de nomenclatura botânica. A nomenclatura botânica segue os princípios e normas do Código Internacional de Nomenclatura Botânica (ou ICBN do nome em inglês, International Code of Botanical Nomenclature), esse código pode ser alterado apenas durante o Congresso Internacional de Botânica que acontece a cada seis anos. O objetivo do código é apresentar métodos estáveis de nominação, prevenindo e refutando o uso de nomes que gerem erros, ambigüidade ou confusão, evitando assim, a criação desnecessária de nomes. É o uso de um sistema internacional de nomenclatura botânica que confere estabilidade e precisão ao intercâmbio de informações sobre plantas entre pessoas do mundo inteiro.
O nome científico das plantas é formado basicamente por duas palavras. O sistema binomial foi usado de modo consistente pela primeira vez por Carl von Linné (1707-1778), em seu livro Species Plantarum, de 1753. No sistema binomial, a primeira palavra é um substantivo e designa o gênero da planta; a segunda é um adjetivo e é chamada de epíteto específico. O epíteto específico pode fazer referência a uma característica (morfológica, geográfica, química etc.) notável da planta ou ser uma homenagem a alguém. O latim foi adotado como língua botânica universal.
Foto: L. Menini Neto
A imagem acima é de uma planta descrita recentemente, e foi coletada na cidade de Ouro Branco, Minas Gerais, e foi nomeada como Anathallis ourobranquensis Campacci & Menini, representante da família Orchidaceae, onde:
O nome popular em geral está limitado a um determinado território e idioma - o nome popular de uma planta em português dificilmente seria o mesmo em inglês, por exemplo. Além disso, dentro de um país tão grande e com tanta diversidade cultural como é o nosso, os nomes populares de uma mesma planta podem variar de região para região. Assim, uma mesma espécies de planta pode receber diferentes nomes ou então um mesmo nome pode ser aplicado a diferentes espécies botânicas.
Portanto para a especificação correta de uma planta em um projeto, é fundamental o uso do nome científico.
Os processos de identificação, nomeação e classificação são dinâmicos e, por isso, muitas modificações surgem de um ano para outro. Tais modificações são geradas por pesquisas que estão sendo conduzidas no mundo inteiro e cujos resultados posteriormente podem ser consultados pelo numeroso público que trabalha direta ou indiretamente com plantas nativas, exóticas ou cultivadas.
Muitas mudanças ocorreram na nomenclatura de várias espécies de plantas e famílias botânicas contidas no sistema. O departamento de botânica empenhado na revisão de todo o Banco de Dados, realiza as devidas modificações proposta pelo ThePlantList.org e mudanças estarão surgindo a todo instante. Isso visa manter atualizada a nomenclatura botânica adotada. Para padronização da grafia na Nomenclatura Botânica está sendo adotado o maior banco de dados científico, onde existe uma parceria com vários bancos de dados menores, sendo utilizado para conferência das famílias botânicas e espécies de todo o mundo, podendo ser acessado em: ThePlantList e Flora do Brasil 2012.
ThePlantList.org
Anterior Próximo