Qualidade de vida e parques urbanos

Autor: Anita Cid - Data: 09/02/2010

A correia da vida cotidiana, o trânsito, a violência, a poluição, o excesso de asfalto e concreto fazem com que a vida nos grandes centros seja cada vez mais estressante e perigosa. Poucas são as pessoas que tem recursos e tempo de viajar para o campo para ter contato com a natureza. Neste sentido, os parques urbanos se tornam ainda mais importantes.

Um parque urbano é um tipo de espaço livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, no qual há tipicamente abundância de vegetação e áreas não pavimentadas, mas sobretudo localizado dentro de uma região urbana. Nele, estabelecimentos industriais e residenciais são proibidos, e estabelecimentos comerciais são normalmente restritos a quiosques e vendedores ambulantes. Eventualmente um parque urbano está ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, como museus e casas de espetáculos. Muitas vezes incluem playgrounds e campos de esportes, laguinhos e centros educativos como museus e jardins botânicos, fazendo com que sua atratividade seja ainda maior.

"Presenciamos hoje, e a cada dia mais problemas de inundação e ondas de calor entre outras mudanças climáticas. As grandes e pequenas cidades estão sofrendo a consequência da falta de drenagem, poluição e calor excessivo. A criação, manutenção e preservação de áreas que se destinem a parques urbanos têm uma importância em vários aspectos para uma cidade. Em relação ao ar, clima e local para uso de educação ambiental e práticas de atividades esportivas mostrando para estas e as futuras gerações a importância da conservação e criação de parques e praças", explica a paisagista Vivian Perrazio.

Um dos melhores exemplos de parque urbano e sua importância é o Central Park, em Nova York, projetado por Frederik Law Olmsted, considerado o pai da arquitetura paisagística nos Estados Unidos. Possui uma área de 3,4 km² e está localizado no distrito de Manhattan. O parque, que existe há 150 anos, é considerado por muitos nova-iorquinos um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região. É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético de Nova York: as pessoas podem sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta ou brincar com as crianças.

Central Park


Central Park


O Central Park foi criado com o objetivo de propiciar a população nova-iorquina um espaço para atividades ao ar livre, como uma forma de combater doenças respiratórias e a mortalidade infantil e acabou virando um dos mais conhecidos pontos turísticos dos Estados Unidos, aparecendo constantemente em filmes e séries de televisão.

No Brasil temos como bons exemplos de parques urbanos o Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Parque das Dunas em Natal e o Parque do Cocó em Fortaleza.

Parque Ibirapuera


Parque Ibirapuera


Por aqui, os parques urbanos também cumprem papel social, como é o caso do parque no município de Parauapebas, no Pará - município do interior do Pará com mínima infraestrutura e com o maior índice de prostituição infantil do país, onde vive um grande número de jovens rapazes que trabalham em uma mineradora da região. O projeto foi feito pelo paisagista Benedito Abbud e teve a proposta de criar acupunturas paisagísticas, ou seja, equipamentos sociais, culturais e de lazer, como campos de futebol, cinema ao ar livre, playgrounds, piscinas e praças de encontro. Com isso, procurou-se melhorar suas condições sociais, na tentativa de diminuir a ocorrência de casos de prostituição.

parque urbano em Parauapebas - PA


Parque urbano em Parauapebas - PA


Parques são um dos componentes-chaves de uma cidade especialmente dedicada em propiciar um alto nível de qualidade de vida aos seus habitantes; várias das cidades com os melhores índices de desenvolvimento humano, como Genebra e Zurique, na Suíça, Vancouver, no Canadá e Estocolmo, na Suécia, possuem sistemas complexos de espaços de recreação e parques urbanos. "Um parque urbano humaniza mais a cidade e traz maior qualidade de vida. Hoje as pessoas enxergam cada dia mais a necessidade do contato com a natureza, e como é agradável estar perto dela. Preservar árvores, plantas e espécies que estão desaparecendo, será de grande beneficio a todos", completa Vivian.

Por isso, o paisagismo tem grande importância na estruturação das cidades e sempre deve ser pensado como forma de proporcionar melhor qualidade de vida a população. "O paisagismo não é um simples jardim e sim um espaço externo que, em harmonia com a arquitetura, procura proporcionar lazer, convívio social, esporte, cultura, contemplação e educação ambiental, trazendo dignidade e qualidade de vida a todos - o que é fundamental em meio ao estresse e à conturbada vida moderna", conclui Abbud.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Anuncie gratuitamente no PaisagismoDigital !

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Dora Maia - Data: 06/03/2010

A matéria está excelente, sempre tive vontade de projetar um parque com espécies brasileiras que se encontram em extinção e mais um lugar para minimizar o stress da vida urbana.A matéria está perfeita.



2 - Autor: Raimundo Santos fº - Data: 20/02/2010

Sempre relacionamos o paisagismo a qualidade de vida nas áreas urbanas,as vezes restringindo ruas e avenidas.Já as áreas verdes associada a matas ciliares, onde encontramos diversidades de ninhos ecológicos com grande potencial para exploração do bem estar da população nas cidades, não são de interesse pela maioria dos gestores públicos. Assim, espero que artigo como esse possa sensibilizar esses dirigentes, não só por proporcionar a qualidade de vida das comunidades, como promovendo o exploração do turismo na cidade. Em Palmas capital do estado do Tocantins, há muito o que fazer nesse sentido.Parabéns pela matéria.




Entrevista
Dicas Técnicas
Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 6 No 68 / Janeiro de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto em um sítio

ALESSANDRA VILLELA PAISAGISMO LTDA - ME

Projeto em um sítio

ALESSANDRA VILLELA PAISAGISMO LTDA - ME

Projeto em um sítio

ALESSANDRA VILLELA PAISAGISMO LTDA - ME

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*