Heitor Liberato fala sobre o 12º CBAU

Autor: Anita Cid - Data: 01/07/2008

Heitor Rodrigues Liberato Júnior é Engenheiro Agronômo formado pela Universidade Federal do Amazonas, com especialização em gestão ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas, especializado em Paisagismo pela UNICSUL. É Coordenador da Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Manaus, Delegado Regional da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e Presidente da Comissão Organizadora do XII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana.

AuE Soluções: Quais são os principais atrativos do 12º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana?

Heitor:Como atrativo temos a realização de um Congersso Brasileiro na capital da Amazônia, onde temos a maior biodiversidade de flora, ou seja, um pontencial muito grande para arborização das cidades daqui da região que possuem como histórico de crecimento um pequeno povoado que nasceu a beira de um rio ou de uma estrada e que aos pouco foi consumindo parte da floresta de forma desordenada.
O local do evento também é um atrativo pois o hotel fica na confluência dos rios Tarumã e Negro. Temos também o tema a ser abordado no evento que será sobre gerenciamento da arborizaçao nas cidades. Em termos de formato é muito parecido com os outros CBAUs com abertura no primeiro dia, conferências no segundo dia, visita técnica e minicursos no terceiro e conferências no quarto. Mais temos novidades!

AuE Soluções: E quais as novidades para este ano?

Heitor: Mandamos um técnico para Florida, o engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sydney Brasil, e Secretário Regional da sociedade Brasileira de Arborização Urbana que vai presidir a comissão organizadora do 1º Campeonato Brasileiro de Escalada de Árvores que acontecerá como evento paralelo do CBAU e terá dois arbitros internacionais, Odys Sisk e Bruce Smith Sarasota da Florida-EUA. Investimos um pouco mais na feira de exposição pois o CBAU esta prometendo, já temos 220 inscritos não pagos e 85 pagos. No que diz respeito ao trabalhos apresentados, temos 64 trabalhos dos quais 60 tiveram aceite conforme o levantamento do Eng. Agrônomo Silas Garcia - Pesquisador EMBRAPA e resposável pela comissão técnica científica.

AuE Soluções: A quem o evento se destina?

Heitor: Profissionais que atuam em atividades vinculadas com arborização urbana em instituições públicas e privadas de pesquisa e de ensino, empresas de planejamento, serviços consultoria e estudantes.

Sabe-se que a arborização das cidades pode reduzir em até 4 graus Celsius o efeito das ilhas de calor. Em São Paulo existe uma diferença de temperatura de até 7 graus Celsius de areas arborizadas para não arborizadas


AuE Soluções: Qual é a expectativa de público?

Heitor: Estamos montando uma estrutura para receber até 500 congressistas.

AuE Soluções: Qual a importância de um Congresso Brasileiro de Arborização Urbana para os profissionais do ramo?

Heitor: O CBAU é um evento que procura atualizar, divulgar conhecimentos e práticas que visem o desenvolvimento da arborização urbana ao congregar profissionais, poder público municipal, entidades da sociedade civil e estudantes que se interessam pelos assuntos inerentes à arborização urbana.

AuE Soluções: Como este evento contribuirá para aumentar a conscientização dos formadores de opinião e da população em geral?

Heitor: Um dos grandes problemas da arborização das cidades é a falta de conhecimento por parte da população sobre os benefícios da arborização urbana na qualidade de vida, o que leva a danos e perdas principalmente por conta do vandalismo. Neste Congresso temos como tema educação ambiental e envolvimento comunitário visando justamente buscar novos caminhos para aumentar a concientização da população em geral.

AuE Soluções: Qual a importância da arborização urbana no cotidiano das cidades?

Heitor: São todos os beneficios que ela proporciona visando melhorar o ambiente e, consequentemente, a qualidade vida das populações dos centro urbanos. Sabe-se que a arborização das cidades pode reduzir em até 4 graus Celsius o efeito das ilhas de calor. Em São Paulo existe uma diferença de temperatura de até 7 graus Celsius de areas arborizadas para não arborizadas e aqui em Manaus, foi apresentado um trabalho agora para o CBAU que mostra que esta diferença é de 08 graus Celsius, pois estamos próximos da linha do Equador e em uma planície. Em cima disso, podemos mensuar o que você me pregunta.

Aproveite esta oportunidade e veja demonstrações dos programas AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE no Stand da AuE Soluções no XII CBAU.

Para outras informações sobre o evento acesse www.cbau.com.br.


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
5 + 4 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Promoções
Dicas Técnicas
Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 5 No 49 / Junho de 2008

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Residência Flor do Sol
Residência Flor do Sol

Álvaro Drillard

Residência Oliveira
Residência Oliveira

Nataly Schröder

Residência Aflorar
Residência Aflorar

Nataly Schröder

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
7 + 9 = ? *