Entrevista NaturAYO para a AuE Paisagismo
Autor: Leone Nogueira - Data: 10/08/2017


NaturAYOCapitular Entrevista NaturAYO para a AuE Paisagismo:

AuE: -Conte-nos um pouco a história da NaturAYO, como surgiu a ideia e quais os objetivos da empresa:

- A Naturayo Assumiu ha 6 anos uma antiga empresa exportadora, que iniciou por uma visualização do potencial de certas plantas regionais ou que se dão bem em nossa região no mercado internacional. Iniciou-se com o desenvolvimento de mini abacaxis ornamentais de corte em seguida mudando para algumas espécies de plantas em vaso. No entanto a empresa dependia apenas do mercado europeu, que sofreu uma redução brusca na crise de 2008 e não conseguiu continuar suas atividades. A Naturayo assumiu em seguida trabalhando fortemente no desenvolvimento de novos mercados, melhoria de marketing e desenvolvimento de novos produtos e administração mais eficiente da empresa. Hoje atuamos nos mercados dos Europa, EUA, Canada e fortemente no mercado nacional com uma gama de produtos diferenciados como cactos, sansevierias e abacaxis ornamentais.

O Objetivo da Naturayo e se tornar referencia de plantas ornamentais no pais, estando presente com seus produtos em todo território nacional, e também atuar no mercado internacional expandindo ainda mais as fronteiras e países trabalhados.

AuE: - Qual é a linha de produtos NaturAYO?

- A Naturayo foca em produtos de baixa manutenção e alta durabilidade, trabalhando fortemente em produtos que se dão bem na nossa região do Ceara. Optamos por trabalhar com esses tipos de produtos pois temos uma vantagem climática para produção delas, na qual podemos produzir de forma mais eficiente do que em outras regiões e outros biomas do pais, nos tornando assim mais competitivos nos mercados em que atuamos.

AuE: - Nos encontramos na Enflor - Garden Fair onde vocês lançavam o cactus sem espinhos. Como surgiu essa ideia?

- A ideia surgiu de uma análise de mercado tanto internacional quanto nacional, onde vimos cactos como tendência. Além disso como mencionado acima, temos uma vantagem climática para produção de muitas variedades de cactos, onde temos um clima praticamente constante anualmente.

AuE: - Por que um cactus sem espinho?

- Notamos em nossa região a presença de um cactos que tinham seus espinhos recessivos, ou seja não se desenvolviam a ponto de sair da planta. Vimos isso como um fator que pode levar o cactos a várias pessoas que outrora talvez não dessem chances a eles, e facilitando nosso trabalho de distribuição e acessibilidade do produto.

AuE: - Como foi o processo de desenvolvimento deste cactus?

- O processo se deu de forma natural, tendo esse fenômeno acontecendo devido a um conjunto de fatores, de clima, solo e ambiente. Assim nosso trabalho sendo de desenvolvimento e multiplicação da planta.

AuE: - A NaturAYO já está no mercado exterior com uma forte exportação, como começou tudo isso? Houve alguma dificuldade? Qual o cliente de outro país com maior potencial?

- A Naturayo sempre foi muito agressiva no mercado internacional , buscando entender cada mercado e suas particularidades, Cada pais tem sua própria legislação e resistências para entrada de produtos naturais, então para isso temos que entender muito bem cada um.

As dificuldades e resistências são muito grandes para iniciar qualquer tipo de trabalho desses, pois existe ainda muito desconhecimento desses procedimentos que em muitos casos temos que desenvolver novas formas de trabalho com a aduana, empresas aéreas e entidades governamentais.

Os maiores importador de plantas hoje são os países europeus, em especial a Holanda, que atua fortemente na compra e distribuição de material mundial para dentro da Europa toda. EUA também atua fortemente na importação de produtos pois tem um mercado muito dinâmico e curioso sobre novos produtos.

AuE: - Como se faz para adquirir produtos da NaturAYO?

- A Naturayo é fornecedor exclusivo da cooperativa Veiling em Holambra, sendo de lá a distribuição para todo o Brasil. Trabalhamos fortemente nossas redes sociais nas quais mostramos um pouco dos nossos processos, cuidados e usos das nossas plantas: @naturayo(instagram) Facebook e nosso site www.naturayo.com.br

 Cactus Mandacaru sem espinhos

Veja também

  • Entrevista com o Eng. Agr. Denizart Vidigal, o Coordenador FIIB 2017
  • Entrevista com Sarita Feltrini
  • Entrevista com o paisagista Dejair de Oliveira
  • Entrevista com Lúcia Cristina de Buone - Gerente da Feira Expolazer e Expo Paisagismo Brasil


    Compartilhar:



    Este eBook explica a importância de utilizar um software especializado em paisagismo


    ---
  • Conheça os softwares da AuE
    Paisagismo digital: Tudo sobre paisagismo e Jardinagem
    Guia: Destaque-se no mercado de paisagismo
    AuE Network - descubra como usar o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE como vitrine de seus produtos !
    Porque você precisa começar a utilizar um software para paisagismo agora!

    Inclua seu banner aqui

    Enquete
    Qual é o seu perfil?






     

    Todas as enquetes