Entrevista com a Arq. Paisagista Louise Riedtmann da Harmonia Verde Paisagismo e Arq. de Exteriores

Autor: Harleoney Nogueira - Data: 18/05/2018

Paisagista e arquiteta de exteriores  Louise Riedtmann


AuE Software: Conte-nos um pouco sobre sua empresa, como começou a sua carreira?

A Harmonia Verde Paisagismo e Arquitetura de Exteriores trabalha desde 2005 transformando problemáticas de paisagismo e arquitetura de exteriores em soluções inovadoras, funcionais e de design contemporâneo. Tem 172 projetos de Paisagismo e Arquitetura de Exteriores realizados em condomínios, comércios e residenciais somando cerca de 150mil m2. Experiência em projetos em todo país e também na Europa e África. O objetivo da Harmonia Verde é criar espaços exclusivos, atrativos e verdes que tragam qualidade de vida e valorizem as edificações. Desenvolve projetos bem detalhados que diferenciam o resultado da obra, fornece projetos de paisagismo, luminotécnico e construtivo com plantas baixas, cortes, vistas, detalhamentos, maquetes eletrônicas, relatórios de espécies, manual de execução e manutenção.

AuE Software: Como começou a sua carreira? Como foi a sua escolha pela profissão de paisagista?

Cresci em Corupá, cidade ao pé da serra catarinense, abraçada por montanhas, cachoeiras e rica diversidade de flora e fauna. Desde pequena pude observar e me apaixonar pelas composições paisagísticas naturais formadas pelo verde exuberante das árvores, folhagens, pelas águas dos rios e cachoeiras e pedras e areias formando piscinas, cavernas e paredões. Hoje a cidade é um centro de produtores de plantas ornamentais de onde trago muitas plantas.
Formei-me em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em 2005. Antes disto, fiz estágio em Barcelona, onde fiquei fascinada pelos lindos parques e participei da 3º Bienal Europeia de Paisagismo. Em 2009 pós graduei em Projeto e Planejamento da Paisagem na Unisul, especialização coordenada pelo Dr. José Tacabow.

AuE Software: Como você trabalhava antes de utilizar os nossos softwares? Qual a maior dificuldade que sentia? Quais as facilidades que os softwares da AuE lhe proporcionou?

Sempre trabalhei com autocad. Com o plug in do AutoLANDSCAPE da AuE Software o processo de criação e produção ficou muito mais rápido. Não vivo mais sem ele! Desde a inserção de blocos referenciados diretamente as espécies com detalhes de informação e imagem de cada planta, criação de legenda, relatórios, a quantificação, até a maquete eletrônica.

AuE Software: Qual o seu ponto de partida na criação de um jardim?

Avaliar o local, elementos construtivos, fauna e flora de entorno, posição solar, ventos, geografia do terreno e tipo solo. Juntamente com o proprietário desenvolver um programa de necessidades ao expor para este os possíveis efeitos de vegetação, como moldura, maciço, renque, teto, direcionamento e combinações de sensações como, sombreamento, cheiros, sons, floração, frutificação além das opções construtivas de decks, esculturas, cascatas, piscinas, mobiliário externo, iluminação, etc...

AuE Software: Dentre os projetos que você realizou com o software, quais deles vocês destacaria? Conte-nos um pouco sobre esses projetos.

Fotos HV Paisagismo Florianópolis (Fotógrafo José Somensi)



Fotos HV Paisagismo Florianópolis (Fotógrafo José Somensi)



Fotos HV Paisagismo Florianópolis (Fotógrafo José Somensi)



Renovamos a cobertura de 125m2 para receber a família e resolver o problema de impermeabilização. O projeto teve como guia a leveza estética composta por uma pequena piscina, deck e pérgola completamente envoltos por vegetação.

Foto Harmonia Verde Costa Norte



Transformamos o simples corredor de acesso para as torres do empreendimento em um lindo boulevard com pomar, bancos, pérgolas, lounge com lareira externa e playground.

Foto HV Paisagismo Residência Floripa



A área de lazer com piscina na parte frontal da residência ganhou privacidade com cercas vivas, pérgola com banco e harmonia estética com, palmeiras.

Foto Harmonia Verde Paisagismo Jurere



Foto Harmonia Verde Paisagismo Jurere



Foto Harmonia Verde Paisagismo Jurere



Valorizamos a entrada com palmeiras e vasos esmaltados compondo a fachada da residência e caminho emoldurado por herbáceas.

Foto Harmonia Verde Paisagismo Jurere Piscina



A piscina recebeu cerca viva e palmeiras para emoldura-la e dar movimento ao muro liso, sempre com espécies com grandes folhas para não sujarem a piscina.

AuE Software: Qual seria a sua recomendação para os iniciantes que se decidem pela profissão de Paisagista?

Observe, a natureza está ao seu redor!

Arq. Paisagista Louise Riedtmann
www.harmoniaverde.com.br


Veja também

  • Conheça melhor o vencedor do concurso de fotomontagem e inspire-se.
  • Bromélias: Dicas do experiente produtor, Rômulo Cavalcanti.
  • Brómelias: 13 gêneros para você conhecer e cultivar
  • Luso Jardim: Como tudo começou
  • Como projetar jardins sem margem de erros: O segredo da Floricultura Espaço Jardim
  • O sucesso da Raizes da Terra com a tecnologia de fotomontagem
  • Lilian Lagos comenta os desafios e objetivos no mercado de Paisagismo do Chile


    Compartilhar:



  • Biblioteca gratuita sobre paisagismo.


    1 - Autor: TOINETE DE FATIMA MEDEIROS LUCIO - Data: 21/05/2018 16:24:24

    Amei essa revista.


    AuE Responde: Olá Toinete, ficamos muito felizes com a sua apreciação!




    Paisagismo digital: Tudo sobre paisagismo e Jardinagem
    Conheça os softwares da AuE
    Guia: Destaque-se no mercado de paisagismo
    AuE Network - descubra como usar o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE como vitrine de seus produtos !
    Porque você precisa começar a utilizar um software para paisagismo agora!

    Inclua seu banner aqui

    Enquete
    Qual é o seu perfil?






     

    Todas as enquetes


    Conversar no Whatsapp