Israel: máxima eficiência na gestão da água
Autor: Leone Nogueira - Data: 13/06/2017
Fotografia de Israel desde o satélite
Como podemos ver nesta fotografia de satélite de Israel, uma grande parte do seu território consiste em deserto ou áreas altamente áridas. Além dos conflitos em curso com regiões vizinhas, o grande problema que tem acompanhado o novo Estado de Israel desde a sua criação, tem sido a escassez de água do seu território. Para a sobrevivência e progresso, a questão da disponibilidade e abastecimento de água se tornou uma questão estratégica junto com um alto nível de defesa militar. Para que o Estado de Israel fosse viável no futuro, a água, tão deficiente, tinha que ser gerida com uma produtividade muito superior a qualquer estado ou região que já tinha conseguido no passado. Os dados que vamos expor neste artigo são tomadas do governo de Israel, e para além do valor político ou moral que queremos dar, eles oferecem a esperança, desde um ponto de vista tecnológico, para um planeta Terra que no futuro não muito longe, vai estar à beira de um colapso ambiental devido ao aquecimento global e aumento da demanda de água pelo crescimento imparável da população humana.
Dessalinizadora de Ashkelon - A maior do mundo
Israel é o país número um no mundo na reciclagem de água, com uma taxa de 75%. O segundo lugar é a Espanha, com uma taxa de reciclagem de 12%. Os sistemas de irrigação por gotejamento (eles foram os inventores) desenvolvidos em Israel ajudaram alcançar uma taxa de eficiência de 70% a 80% na agricultura - a maior taxa do mundo, atingindo também a taxa mais elevada na produção agrícola mundial por unidade de água utilizada. Israel possui em seu território 32 usinas de dessalinização da água do mar, sendo o local da usina de dessalinização por osmosis reversa (Seawater Reverse Osmosis, SWRO) a maior do mundo, produz 100 milhões de metros cúbicos por ano, com um custo de aproximadamente $ 0.52 USD / m3 de água: a melhor eficiência de custo em sua categoria no mundo.
Desierto del Negev - Grande parte do territorio israelense é deserto
Aqui tem varias invenções que Israel tem feito nos últimos tempos relacionados com a máxima eficiência na gestão da água:
- Tecnologia de sucção digital: tecnologia rapida, eficiente e higiénica, garante o fluxo contínuo da água filtrada, adequada para todas as aplicações de filtração.
- Tratamento de água em base ao magnetismo: processo patenteado para fins industriais, que utiliza partículas magnéticas para remover substâncias orgânicas tóxicas, tais como óleos, detergentes, fenóis, corantes e metais pesados da água.
- Electro-Floculação: método que acelera o processo de depuração de água libertando eletrodos metálicos com eletróns carregados positivamente para puxar para baixo as partículas com carga negativa. Este processo reduz os custos de operação por um número estimado de 15%, e pode ser usado para tratar águas residuais municipais e industriais.
- Electro Coagulação: Tratamento que remove os metais pesados da água através da introdução de hidróxidos de metais poliméricos altamente carregados. Este método pode ser usado para tratar águas residuais municipais e industriais.
- AGAR (Reator Elevador de Ar de Crecimento Adjunto): sistema que aumenta significativamente a área de superfície para tratamentos de purificação biológica, utilizando transportadores de biomassa. Este sistema é principalmente aplicado em águas residuais municipais, e águas com resíduos orgânico, altamente concentrados, de origem industrial.
- Purificação de Luz Ultravioleta: sistema patenteado de desinfecção em que a água passa através de um tubo de quartzo especializado, através do qual pulam feixes de luz ultravioleta. Este processo mata muitos mais milhões de micróbios onde são utilizadas técnicas convencionais. Este sistema cria qualidade da água potável, e pode ser aplicado a águas residuais para fins de desinfecção.
- Sedimentação: único método de purificação da água utilizando a estrutura geológica para filtrar biologicamente das águas residuais e tirar o azoto e fósforo. A Água purificada por sedimentação pode ser usado para aplicações agrícolas.
- Sistemas de implementação rápida: A tecnologia que proporciona alívio rápido em desastres naturais e humanos. Esta tecnologia permite que os governos e as organizações humanitárias implantar rapidamente sistemas que instantaneamente trocam a água contaminada em água potável durante emergências.
- Sistemas de purificação pessoal: Aplicação que pode salvar as vidas de pessoas em situações extremas, desde exploradores presos até às vítimas de catástrofes naturais.
- Análise por laser: processo economizador de energia e ao mesmo tempo controla a pureza da água, usando analisadores de partículas a base de laser para detectar sólidos em água, desde depósitos de calcário para sub-micrônicos, tais como vírus.
Fonte: https://www.riegosgrandal.com/2014/07/25/israel-maxima-eficiencia-en-la-produccion-y-el-consumo-de-agua/
Veja também
Quatro formas inovadoras de reciclar o lixo
Pessoas tendem a ser mais felizes e saudáveis em bairros caminháveis
Irrigação estimula desenvolvimento socioeconômico em Goiás - Brasil
Morre Haruyoshi Ono, o arquiteto paisagista do Museu do Amanhã e da Vila dos Atletas
Como é a vida nas cidades mais ecológicas do mundo
Anterior Próximo