Laguismo: O que um lago ornamental oferece de benefício para um jardim?
Autor: Harleoney Nogueira - Data: 20/09/2017
Entrevista de Rogério Bernardes, da Jardins e Lagos para a AuE Paisagismo:
AuE: O que é o Laguismo?
- Laguismo é um ramo de atividades que envolve todo o universo dos lagos, ornamentais ou naturais; tanques de criação e crescimento de peixes; piscinas naturais; lagos de pequena e grande escala.
São muitas as possibilidade de trabalhar com lagos e as atividades vão desde a idealização dos projetos, execução, prestação de manutenção e consultorias na área.
AuE: Conte nos um pouco sobre a Jardins e Lagos; como surgiu e seus objetivos.
- A Jardins e lagos é uma empresa de paisagismo, lagos ornamentais e cursos. No mercado há 7 anos já realizou centenas de projetos. Ela surgiu através do Rogério Bernades, paisagista responsável que é adepto ao estilo contemporâneo com um toque retrô, jardins que interagem e que se transformam a cada estação.
Publicitário por formação, e professor na área de computação por muitos anos, sempre teve paixão por ensinar. Nos últimos 3 anos, desenvolve em parceria com a empresa Cubos- Referência em lagos no Brasil, um curso de montagem e manutenção de lagos ornamentais, que já treinou mais de 100 pessoas do Brasil e de o outros países como Bolívia e Estados Unidos.
A excelente qualidade do curso, e ótima aceitação dos alunos possibilitou à Jardins e Lagos firmar parceiros de sucesso, como o grande paisagista Raul Cânovas, o Sitio Raízes e o renomado centro paisagístico Gustaaf Winters. Nossos objetivos são continuar levando beleza e qualidade de vida para as pessoas, compartilhando conhecimento e construindo a favor da sustentabilidade.
AuE: O que um lago ornamental oferece de benefício para um jardim?
- Além da beleza cênica, a interação viva dentro de um jardim melhora a qualidade de vida das pessoas, relaxando e levando harmonia ao espaço.
AuE: Qual dos seus projetos de lagos ornamentais você destaca aqui?
- Sempre em busca de evolução, destaco sempre o último projeto que realizei. Nesse caso, foi um lago de 45m² construído em Holambra para um "reality show" que fui convidado a participar por um grande amigo paisagista, Raul Cânovas.
Nesse projeto, montamos em 3 dias em frente ao público, um lago ousado, com formas e características peculiares. Um lago com alturas diferentes e habitantes que variavam a cada patamar, pedras pretas no fundo e muitas plantas aquáticas, o que entreteu o público e gerou muita curiosidade.
AuE: Quais os tipos de espaço "pedem" um lago ornamental?
- Não há limites ou pré requisitos para se ter um lago ornamental. Já tive projetos que foram desde fazendas até embaixo de uma escada de um restaurante.
AuE: Como se tornar um profissional da área? Encontra-se cursos com facilidade?
- Para se tornar um profissional, a pessoa precisa participar de cursos e palestras na área, mas acreditamos que a experiência conta muito. Para se tornar um laguista é preciso "por a mão na água".
Esses cursos não são encontrados com facilidade e percebendo a carência de profissionais qualificados na área, desenvolvemos um curso, que em um final de semana construímos um lago de médio porte completo, desde como cavar, projeto, filtros, habitantes e paisagismo.
Figura 1: Projeto de Lago.
Figura 2: Laguismo com peixes.
Para conhecer mais sobre a Jardins e Lagos acesse: Jardins e Lagos
Veja também
Criar com o coração
Entrevista NaturAYO para a AuE Paisagismo
Entrevista com o Eng. Agr. Denizart Vidigal, o Coordenador FIIB 2017
Entrevista com Sarita Feltrini
Entrevista com o paisagista Dejair de Oliveira