10 Dicas para Paisagistas Iniciantes: Como Começar com Sucesso na Profissão

Autor: Victor Campanate - Data: 27/05/2024

 Imagem por Freepik


Iniciar em qualquer carreira é sempre uma experiência desafiadora. Entender o que se pode e o que não pode fazer e todo o contexto mercadológico que o cerca é uma boa forma de começar, mas o processo é muito mais complexo que isso. No paisagismo não é diferente.

Para você que está começando sua carreira como paisagista, trouxemos algumas valiosas dicas para ajudá-lo a se destacar e prosperar nesse campo. Aprender com profissionais experientes ajuda e muito, assim como observar criticamente os ambientes e incorporar práticas sustentáveis são passos essenciais para o sucesso. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de renomados paisagistas que já passaram por nossa revista com instruções de como construir uma carreira no paisagismo.

1. Segundo André Luís Cenak, uma das coisas mais importantes para ingressar no paisagismo é a paciência.

 Projeto de André Luís Cenak

“Aprenda com pessoas que já estão trabalhando, faça amizade, peça dicas e seja humilde. Começar de baixo, fazer um trabalho bom e honesto, e ir crescendo aos poucos. É um processo de aprendizagem constante, tem que insistir que vai dar certo, é uma área boa e promissora que está só crescendo.”


Para Cenak, começar do zero é fundamental. Aprenda fazendo tarefas básicas, como cortar grama e realizar manutenções. Acompanhe o trabalho de paisagistas renomados, faça cursos e seja humilde. O crescimento é gradual, mas persistência e aprendizado constante são essenciais.

Confira a entrevista completa aqui.

2. Para Alexandre Galego, ser observador e curioso é essencial.

 Projeto de Alexandre Galego

“Ser observador e curioso ao extremo, além de estudar para poder realmente se desenvolver. A observação é muito importante para entender o que é feio e o que é bonito. Às vezes você pode até não saber explicar, num primeiro momento, por não ter o estudo, mas você já começa a ter uma formação estética na cabeça, e começa a entender a estrutura das coisas. Para isso você precisa ler muito e ver muito também."


Seja observador e curioso. Estude, leia e observe muito. Para profissionais experientes, inovação e resolução de problemas são essenciais e essas habilidades só serão adquiridas com a observação.

Confira a entrevista completa aqui.

3. Maria Paula Orlando ressalta a importância de entender os limites e deveres de um paisagista.

 Projeto de Maria Orlando

"A gente tem que se colocar junto ao cliente e dizer "até onde eu vou", porque as vezes a gente entra num projeto e já tem a área pronta externa. Mas, tem obras que a gente trabalha da soleira pra fora... Eu preciso entender o que a arquitetura está pensando para entregar um projeto único para o cliente, precisa ter essa ligação entre todos."


Maria Paula, em seu trabalho, valoriza o “respeito pelo projeto”. Ela compreende que, ao lidar com áreas externas, é fundamental considerar e respeitar a arquitetura existente. O paisagismo, como um projeto complementar, envolve outros profissionais e deve estar alinhado com um projeto arquitetônico já aprovado. Essa abordagem permite que ela mantenha bons parceiros, que confiam em seu trabalho e a convidam para novos projetos.

Confira a entrevista completa aqui.

4. Michelle Gerônimo diz que o contato direto com o cliente é essencial para o sucesso de um projeto de paisagismo.

 Projeto de Michelle Gerônimo

"Principalmente em residencial, saber se tem cachorro, se tem criança, o que que aquela família pretende a curto e a longo prazo... Por exemplo: às vezes frutíferas é uma coisa que a gente tenta colocar nos nossos projetos, e quem tem criança vai poder colocar ela para pegar essa fruta no pé. Então, são coisas que a gente tenta trazer para o projeto para ter essa proximidade."


Entender a rotina, as necessidades e os desejos do cliente são etapas cruciais. O objetivo final do paisagismo é fazer com que o cliente se sinta integrado ao seu espaço externo, encontrando alegria no cuidado com o jardim e no tempo passado ao ar livre com a família. Para Michelle, realizar os sonhos dos clientes e ver sua satisfação é o que a motiva diariamente e alimenta sua paixão pela profissão.

Confira a entrevista completa aqui.

5. Affonso Zuin comenta que é necessário entender o paisagismo e o poder que ele pode ter.

 Projeto de Affonso Zuin

"Eu acho que essa observação crítica é um dos maiores professores: você entender e avaliar o ambiente. O que está me trazendo uma sensação boa nesse espaço e de que forma ele poderia melhorar? Um dos exercícios mais importantes, é o ver, sentir e conversar com as pessoas no espaço, ter essa interação com o ambiente e com todos seus componentes."


Avalie sensações e entenda como o paisagismo afeta as pessoas. Interaja com o espaço e seus componentes para aprimorar suas habilidades.

Confira a entrevista completa aqui.

6. Célia Regina & André Luís, um casal paisagista com uma grande lista de habilidades, ressaltam que oferecer serviços complementares, como irrigação e iluminação, torna a experiência mais completa.

 Projeto de Célia e André

“O cliente não precisa se preocupar em fazer a manutenção com outra empresa, ele pode fazer tudo em um lugar só.”


Ter confiança em seu serviço e se acomodar onde está são coisas diferentes. Buscar aumentar seu escopo de atuação é sempre um bom caminho a se seguir.

Confira a entrevista completa aqui.

7. Allan Ourives continua a incentivar a busca de novas atividades ao destacar a importância da irrigação no trabalho de paisagismo e as vantagens de finalizar o serviço paisagístico com o trabalho de irrigação.

 Projeto de Allan Ourives

“Eu consigo convencer na maioria das vezes o cliente a fazer tudo junto, nem que ele não faça a irrigação inteira, mas que ele faça pelo menos um pedaço e vá acrescentando aos poucos(...)"


Mesmo que não seja possível realizar uma manutenção completa, ele sempre orienta os clientes a considerarem pelo menos uma parte da irrigação. Para jardins ou projetos em locais amplos (geralmente com 2000 metros ou mais), a irrigação é imprescindível para manter tudo bem cuidado.

Confira a entrevista completa aqui.

8. Haline Nobre diz que o paisagismo vai além da estética. É uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida e restaurar o ambiente.

 Projeto de Haline Nobre

“Na área ambiental, para quem está começando, é fundamental manter um compromisso contínuo com o aprendizado. Isso envolve o estudo constante, o conhecimento dos órgãos reguladores e a interação com outros profissionais do setor. No meu caso, ao me aventurar mais profundamente no paisagismo, percebi a importância de estar sempre atualizada sobre as práticas e tendências dessa área. O paisagismo vai além da estética, pois exige um entendimento minucioso das espécies, suas particularidades, o manejo de pragas e, o mais importante, a consciência de que há alternativas sustentáveis para o controle de pragas, que não dependem de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Essa integração entre engenharia ambiental e paisagismo é o caminho para criar ambientes equilibrados, saudáveis e proporcionar o bem-estar que as pessoas tanto desejam."


Mantenha-se atualizado, entenda as espécies e busque alternativas sustentáveis. Promover a flora brasileira é o caminho para um paisagismo consciente.

Confira a entrevista completa aqui.

9. Cristiano Lopes, ao dar dicas para iniciantes, ressalta a necessidade de investimento, dedicação e conhecimento.

 Projeto de Cristiano Lopes

“Existem grandes pessoas na área e a gente tá sempre tentando melhorar, para justamente estar junto com aqueles que são só grandes.”


Ele destaca que, em um mercado repleto de pessoas capacitadas, é fundamental buscar diferenciais e qualidade. Cristiano também se inspira em outras empresas e está sempre atento às tendências do mercado para aplicá-las em seu próprio trabalho.

Confira a entrevista completa aqui.

10. Por fim, João Paulo Agostinho enfatiza que o ponto de partida crucial para o sucesso no paisagismo é nutrir a chama interior e o amor pela área.

 Projeto de João Paulo Agostinho

“É ter essa chama, sabe? Esse fogo pela área. Porque é isso que vai movimentar a gente. É não deixar só a parte racional dominar a vida. A gente perde muito sendo só racional. A gente tem que ter um bom equilíbrio. Mas quando aquele coração pulsar e dizer, assim, é isso, vai. Não mede esforços para as coisas, sabe?”


Ele destaca a importância de permitir que a paixão pelo paisagismo seja a motivação necessária para enfrentar desafios e superar obstáculos. João Paulo acredita que é essencial equilibrar a parte racional com o coração, permitindo que a intuição guie as decisões. Ele encoraja os novos paisagistas a não deixarem o medo de dificuldades ou obstáculos deter seus sonhos, lembrando que essas fases são temporárias e parte do processo de crescimento.

Confira a entrevista completa aqui.

 Imagem por Freepik


Em conclusão, iniciar uma carreira no paisagismo requer paciência, aprendizado contínuo e respeito pela arte e arquitetura. Profissionais iniciantes devem observar, estudar e interagir diretamente com os clientes para atender às suas necessidades e promover o bem-estar através do paisagismo. Lembre-se sempre da humildade e dos limites profissionais ao construir uma trajetória de sucesso nessa área.

Boa sorte e bom trabalho!

 Imagem por Freepik


Veja também:
Afinal, descubra quais são os melhores programas para paisagismo agora!
Jardinagem Biodinâmica: Princípios, Preparados e Calendário para um Solo Vivo.
Argila Expandida no Paisagismo Urbano: Sustentabilidade e Beleza Unidas.


Compartilhar:


Anterior Próximo

AuE LandMANAGER

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
8 + 6 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Ana Paula Tiscoski: A Arte de Cultivar Beleza e Harmonia no Paisagismo
Ana Paula Tiscoski: A Arte de Cultivar Beleza e Harmonia no Paisagismo

Ana Paula Tiscoski: 25 anos criando jardins que unem arte, natureza e arquitetura, transformando espaços e vidas com paixão e inovação.

Vencedores do IX Concurso Internacional de PhotoLANDSCAPE 2024!
Vencedores do IX Concurso Internacional de PhotoLANDSCAPE 2024!

Descubra os talentos do paisagismo no Concurso VisualPLAN 2024. Inovação e beleza unem-se nos designs vencedores.

Botânica
Plantas Medicinais de Minas Gerais: Riscos e Boas Práticas na Bacia do Rio Pandeiros
Plantas Medicinais de Minas Gerais: Riscos e Boas Práticas na Bacia do Rio Pandeiros

Projeto na Bacia do Rio Pandeiros une tradição e ciência, estudando plantas medicinais para promover saúde e sustentabilidade.

Ensino de paisagismo
Webnários AuE Software: PhotoLANDSCAPE - Aula de fotomontagem: Jardim tropical
Webnários AuE Software: PhotoLANDSCAPE - Aula de fotomontagem: Jardim tropical

Aprenda como apresentar um projeto de paisagismo de jardim tropical completo, utilizando vários recursos do PhotoLANDSCAPE em uma videoaula gratuita.

Demonstrações gratuitas de softwares para Paisagismo e Irrigação em Julho
Demonstrações gratuitas de softwares para Paisagismo e Irrigação em Julho

Veja as datas das apresentações de programas para realizar projetos de paisagismo e irrigação em julho de 2024.

AuE Network
Botânica Realista: Coleção de Plantas em 3D para compor o seu projeto
Botânica Realista: Coleção de Plantas em 3D para compor o seu projeto

Surpreenda seu cliente com um projetos singulares. Variados modelos de plantas em 3D, você encontra na AuE Soluções!

Botânica Realista: Uma Coleção de Plantas 3D para compor sua Horta
Botânica Realista: Uma Coleção de Plantas 3D para compor sua Horta

Venha conferir uma coleção de plantas 3D que auxiliarão no projeto de horta, uma tendência que vem ganhando espaço no mundo paisagístico!

Mapas de arbustos: a chave para projetos eficientes com os softwares da AuE Soluções
Mapas de arbustos: a chave para projetos eficientes com os softwares da AuE Soluções

Descubra novos mapas de arbustos para agilizar seus projetos, disponíveis para download nos softwares da AuE Soluções!

Mesas e assentos diversos: otimize seus projetos com nossa nova coleção de mobiliários
Mesas e assentos diversos: otimize seus projetos com nossa nova coleção de mobiliários

Transforme seu espaço com nossos mobiliários versáteis e cheios de estilo disponíveis nos softwares da AuE Soluções.

Perfeitas para o seu jardim: plantas realistas em 3D
Perfeitas para o seu jardim: plantas realistas em 3D

Surpreenda seu cliente com um projeto singulares. Variados modelos plantas em 3D, você encontra na AuE Soluções!

Transforme Seus Projetos com a Coleção de modelos 3D de Palmeiras e Herbáceas da AuE
Transforme Seus Projetos com a Coleção de modelos 3D de Palmeiras e Herbáceas da AuE

Surpreenda seu cliente com um projeto singulares. Variados modelos plantas em 3D, você encontra na AuE Soluções!

Transforme seus projetos com a nova coleção de plantas humanizadas da AuE Soluções
Transforme seus projetos com a nova coleção de plantas humanizadas da AuE Soluções

Eleve seus projetos com as plantas humanizadas da AuE Soluções. Realismo e beleza da natureza ao seu alcance!

Dicas Técnicas
CalcLANDSCAPE 2022: Comparar preços e alterar fornecedor de um item
CalcLANDSCAPE 2022: Comparar preços e alterar fornecedor de um item

Veja como comparar os preços e mudar o fornecedor para um item

LandMANAGER 2022: Ordem de serviço
LandMANAGER 2022: Ordem de serviço

Aprenda as duas maneiras de gerar um relatório de ordem de serviço

VisualPLAN: Como inserir plantas 3D
VisualPLAN: Como inserir plantas 3D

Veja como inserir plantas 3D no seu projeto utilizando o VisualPLAN.

Novidades
Inscrições Abertas para a Expoflora 2024!
Inscrições Abertas para a Expoflora 2024!

A Expoflora 2024 - maior exposição de flores da América latina - está com inscrições abertas para a Mostra de Paisagismo e Decoração.

AUE Software Celebra 25 Anos com Iniciativas Especiais!
AUE Software Celebra 25 Anos com Iniciativas Especiais!

AuE Software celebra 25 anos com cursos, livros e aulas grátis em paisagismo e irrigação.

VI Concurso Internacional de VisualPLAN: Mostre Seu Talento em 3D!
VI Concurso Internacional de VisualPLAN: Mostre Seu Talento em 3D!

VI Concurso VisualPLAN: inscreva-se até 10/08/24 para mostrar seu talento em 3D e ganhar prêmios!

Notícias
Petúnia Firefly: A Revolução Luminosa na Jardinagem
Petúnia Firefly: A Revolução Luminosa na Jardinagem

Descubra a Petúnia Firefly, a inovação da Light Bio que está iluminando jardins ao redor do mundo

Jardim Shazdeh: Oásis de Beleza no Deserto de Lut do Irã
Jardim Shazdeh: Oásis de Beleza no Deserto de Lut do Irã

Descubra o Jardim Shazdeh, o milagre arquitetônico do Irã no deserto de Lut.

10 Dicas para Paisagistas Iniciantes: Como Começar com Sucesso na Profissão
10 Dicas para Paisagistas Iniciantes: Como Começar com Sucesso na Profissão

Inicie no paisagismo com sucesso! Aprenda com experts, respeite a arte e atenda às necessidades dos clientes para bem-estar.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 20 No 240 / Maio de 2024

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
7 + 9 = ? *