Guilherme Motta, diretor da AuE Software, fala sobre a nova versão dos programas da AuE.

Autor: Heitor Guimarães - Data: 13/05/2022

Este mês vamos conversar com o Diretor da AuE Software, o Arquiteto Guilherme Motta de Oliveira. Vamos conhecer um pouco mais dos bastidores dos programas mais usados pelos paisagistas: AutoLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE.

Aue Paisagismo: Guilherme, você é arquiteto, porque escolheu trabalhar com software para paisagismo e irrigação ?

Quando eu estava na faculdade, trabalhei no escritório escola, na época se chamava oficina de desenho. Trabalhei no projeto do paisagismo do Campus da UFJF e foi terrível, o projeto foi feito na prancheta, usando catálogos, listas impressas de plantas, contando bolinhas, montando tabelas na mão. Então com o projeto pronto não conseguiram comprar todas as mudas, tivemos de mudar as espécies, mudar tudo. Redesenho, recontagem, retrabalho. Foi um projeto de meses de trabalho maçante, a parte lúdica e criativa foi a menor parte do tempo.

Algum tempo depois, quando eu vi o edital pra incubadora de empresas, lembrei da dificuldade. Concorri com o projeto de fazer um software para paisagismo. Deste projeto nasceu o AutoLANDSCAPE, demorou 3 anos pra concluir a primeira versão, aprendi mais de paisagismo para fazer o programa do que nos 5 anos da faculdade. Mas, por exemplo, o projeto do campus, que demorou meses para ser feito a mão, com o AutoLANDSCAPE seria desenvolvido em uma semana e a maior parte do tempo seria o trabalho criativo, sem o trabalho maçante. A diferença de tempo e esforço é tão grande que não acho que vale a pena trabalhar com paisagismo sem usar o AutoLANDSCAPE.

Na época, muita gente me falou que não daria certo, que eu não conseguiria fazer, que ninguém iria comprar. Acho que estas opiniões foram motivadoras. Eu gosto da sensação de fazer o que ninguém mais faz, ir onde ninguém vai. Gosto de montanhismo, do camping selvagem. Quando comecei não existia no mundo programas como estes que desenvolvemos na AuE, fomos pioneiros. A questão da tecnologia, na época parecia desafiadora, difícil, para poucas pessoas. Vender o programa também, afinal o Brasil ainda é o país da pirataria.

Por outro lado, durante muito tempo tentei conciliar o trabalho na AuE com meu escritório de arquitetura, mas tive de escolher, abrir mão. Trabalhar para viver e não viver para trabalhar. Então tenho dedicação exclusiva na AuE.

Aue Paisagismo: Quais programas a AuE Software desenvolve ?

Começamos com o AutoLANDSCAPE, plugin de paisagismo para CAD. Depois, vendo a dificuldade de apresentar projeto de paisagismo, fizemos o PhotoLANDSCAPE, para apresentação de paisagismo com fotomontagem. O HydroLANDSCAPE para projeto de irrigação em CAD. O CalcLANDSCAPE para orçamento de obras de paisagismo e irrigação e o LandMANAGER para gerenciar execução e manutenção de áreas verdes e o mais recente, VisualPLAN, para apresentação de paisagismo com planta baixa humanizada e 3D de paisagismo.

Além dos programas, a AuE Software mantém vários portais, as revistas auepaisagismo.com e aueirrigacao.com, que comunicam com profissionais de paisagismo e irrigação respectivamente. O portal paisagismodigital.com, que divulga o banco de dados de plantas ornamentais desenvolvidos pela empresa e liga fornecedores a compradores. Além das versões em espanhol destes portais: auepaisajismo.com, aueriego.com e paisajismoyjardin.com.

Nossa proposta é estabelecer parceria com nosso mercado, mesclando serviços pagos e gratuitos, gerando conteúdo e relacionamento com os profissionais.

AuE LandOFFICE 2022



Aue Paisagismo: Porque fazer uma nova versão dos programas ?

Dentro do marketing existe o conceito de Branding, que é a gestão da marca da empresa e dos produtos. Pensando somente na marca, é preciso renovar constantemente a comunicação da empresa. Por outro lado, na área de tecnologia a renovação é ainda mais importante, novas tecnologias surgem a cada dia, o mercado se renova constantemente e empresas que ficam paradas no tempo tendem a desaparecer. Então é preciso manter o investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Além destes conceitos mais gerais e abstratos, existem os fatores objetivos. Estamos constantemente em contato com nossos clientes, ouvindo críticas, elogios e sugestões. Este material é rico em possibilidades de melhoria. Nosso objetivo a longo prazo é atender cada vez melhor nossos clientes, com soluções melhores e mais completas.

Esta nova versão, por exemplo, introduziu as ferramentas de projeto de conexões no HydroLANDSCAPE. Solicitação antiga dos clientes de irrigação. Agora, no HydroLANDSCAPE você consegue projetar as conexões de forma automática, semiautomática e manual. Facilitando o trabalho do montador e também a quantificação e orçamento.

O VisualPLAN, por outro lado, teve seu motor de 3D melhorado, a fim de ficar melhor, mais rápido e mais fácil de usar. Além de receber o renderizador raytrace, possibilitando gerar imagens de alta qualidade.

Trabalhamos em cada programa, com especial atenção nos detalhes. Para continuar na liderança é preciso melhorar sempre.


Aue Paisagismo: Fale sobre o processo de fazer uma nova versão, quantas pessoas estiveram envolvidas, quanto tempo foi investido.

Fazer e introduzir uma nova versão é um processo que mexe com todo mundo da empresa, é preciso envolver todas as equipes para conseguir um bom resultado. Aqui na AuE temos as equipes de vendas novas, renovação, vendas internacionais e sucesso do cliente, na área de atendimento, além das equipes de marketing, computação gráfica, botânica, TI e educacional na área de desenvolvimento.

Cada versão parte do trabalho feito nas versões anteriores, então a versão 2022 começou mesmo a ser feita lá em 1997, pois ela acumula mais de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento. Mas as cargas de trabalho específicas começaram em março de 2020. Só no banco de dados tivemos 10 pessoas envolvidas, na botânica, Laís, Laura e Ívena, na computação gráfica Brenda, Juliana, Lara, Gláucio, Aymee, Luisa e Larissa.

Em dezembro de 2021 terminamos a versão beta dos programas, sendo uma versão de testes, colocamos a própria equipe para testar e ajustar. A partir de dezembro começamos a refazer as peças de publicidade, de comunicação e os cursos. Montar os cursos foi importante para eliminar problemas nos programas.

O lançamento da versão 2022 foi, para nós mineiros, no dia mais doido do ano (doidimái), ou 02/05/2022, então uma versão nova precisa de mais de 2 anos de trabalho.


Aue Paisagismo: Quais os maiores desafios em fazer software para paisagismo e irrigação ?

Hoje, acho que o desafio são as pessoas.

Do ponto de vista interno, é preciso selecionar e treinar a equipe, manter todos alinhados com os valores da empresa de honestidade e respeito. É preciso lidar com conflitos e os problemas pessoais de cada um, principalmente por ser trabalho a longo prazo.

Do ponto de vista externo, educar os clientes, educar o mercado. Estamos propondo mudança na vida dos clientes, é preciso mudar hábitos, adquirir conhecimento, sair da zona de conforto. Existem questões culturais muito arraigadas, nós latinos valorizamos mais as coisas, bens materiais, do que o trabalho ou serviço.

Então somos também educadores.

Mas, se o governo deixar, com muito trabalho, podemos prosperar.

Aue Paisagismo: Com os novos programas, o que muda na AuE Software ?

A versão 2016 começou nosso esforço de migrar do modelo de comercialização de licença permanente para subscrição. A versão 2022 encerra esta transição. A versão 2022 é a primeira que não terá venda de licença permanente. Eu já escrevi na revista auepaisagismo sobre esta mudança, quem tiver interesse pode olhar Porque encerramos as licenças permanentes dos programas AuE Software.

Estamos refazendo a área de ensino da empresa, lançamos mais um portal, o auepro.com onde estamos concentrando nossos cursos. A ideia é facilitar e valorizar a área de treinamento, principalmente os treinamentos EAD. Estamos montando tudo novo: novo portal, novos cursos, 100% em vídeo aulas.

A versão 2022 também encerra comercialização de mídias, é a primeira versão comercializada somente por download. Entendemos que com a mudança para subscrição, os clientes sempre terão a última versão e sempre terão a possibilidade de download.

Muitas tecnologias ficaram obsoletas, a versão 2022 finalmente tem 100% do código em .net, até a versão 2018 ainda haviam módulos escritos em tecnologias anteriores.

Os programas estão mais integrados, o VisualPLAN e o LandMANAGER estão integrando os outros programas. O visual e a usabilidade dos programas foram aprimorados. Temos uma empresa renovada, com tecnologias de ponta, um modelo de atendimento aperfeiçoado. Estamos melhores que nunca.

Aue Paisagismo: Está pronto, e agora? Quais os planos para o futuro ?

Temos vários projetos em fase de estudo ou de desenvolvimento. Recentemente fizemos a análise de um programa para projeto de Sistemas Agroflorestais, temos o TopDRAW para planta baixa humanizada de arquitetura e interiores, além do desenvolvimento continuado de nossos programas.

Hoje nossas exportações de software correspondem a cerca de 10% do faturamento, temos muito a expandir no mundo que fala espanhol e vamos nos preparar para ampliar nossa atuação a outros idiomas.

Seguimos nossa vocação em pesquisa e desenvolvimento.

Aue Paisagismo: Para finalizar, que mensagem você gostaria de deixar aos profissionais de áreas verdes ?

Tudo é difícil até a gente aprender, depois fica fácil. Ninguém ensina que aprender é divertido, mas é preciso olhar o mundo com os olhos de uma criança, com curiosidade e esperança, afinal, para continuar na liderança é preciso melhorar sempre.


Veja também
* Guilherme Motta comenta a revista AuE Paisagismo Numero 200
* Bate papo com Guilherme Motta e Regina Motta 17 Anos da AuE Paisagismo
* Entrevista na Band News de Guilherme Motta de Oliveira, Diretor da AuE Software


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
2 + 2 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Guilherme Motta, diretor da AuE Software, fala sobre a nova versão dos programas da AuE.
Guilherme Motta, diretor da AuE Software, fala sobre a nova versão dos programas da AuE.

Veja a entrevista com o diretor da AuE Software, Arquiteto Guilherme Motta de Oliveira.

Lançamentos
VII Concurso de fotomontagem de paisagismo com PhotoLANDSCAPE
VII Concurso de fotomontagem de paisagismo com PhotoLANDSCAPE

Veja como participar do concurso, concorra a prêmios e divulgue seu trabalho!

Botânica
O sistema de consórcio entre plantas.
O sistema de consórcio entre plantas.

O cultivo em consórcio é um dos pilares dos sistemas agroflorestais, conheça um pouco mais da técnica.

Ensino de paisagismo
Agenda de Aulas Introdutórias AuE Software Maio de 2022
Agenda de Aulas Introdutórias AuE Software Maio de 2022

As aulas estão previstas para acontecer no mês de Maio, algumas já aconteceram, mas você ainda pode fazer sua reserva e assistir as próximas.

Agenda de Cursos ao vivo AuE Software em Maio de 2022
Agenda de Cursos ao vivo AuE Software em Maio de 2022

As datas estão agendadas para o mês de Maio e você já pode fazer sua reserva.

AuE Network
Coleção de divisores Elizabeth - 2022
Coleção de divisores Elizabeth - 2022

Veja a coleção de divisores da marca Elizabeth, disponibilizada pela AuESoftware em maio de 2022.

Coleção Tok&Stok - Sofás e assentos c/ almofada - 2022
Coleção Tok&Stok - Sofás e assentos c/ almofada - 2022

Veja a segunda coleção de mobiliários para área externa da Tok&Stok, publicado pela AuESoftware em maio de 2022.

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE 2022: Leve seu projeto paisagístico do 2D para o 3D
AutoLANDSCAPE 2022: Leve seu projeto paisagístico do 2D para o 3D

Transforme os seus blocos da AuE de CAD em imagens realistas com adição do VisualPlan no novo AutoLANDSCAPE 2022.

CalcLANDSCAPE 2022: Itens do tipo Acessórios
CalcLANDSCAPE 2022: Itens do tipo Acessórios

Veja o novo tipo de item, Acessórios, incluído no CalcLANDSCAPE 2022.

LandMANAGER 2022: Site para gerenciamento de tarefas
LandMANAGER 2022: Site para gerenciamento de tarefas

Nova ferramenta para facilitar a sua rotina no trabalho

PhotoLANDSCAPE 2022: Edição de bulges em polígonos
PhotoLANDSCAPE 2022: Edição de bulges em polígonos

Conheça a possibilidade de criar linhas curvas em polígonos retos.

VisualPLAN 2022: Render Raytrace
VisualPLAN 2022: Render Raytrace

Conheça o novo renderizador do software

Notícias
29º ENFLOR & 17ª Garde Fair - 2022
29º ENFLOR & 17ª Garde Fair - 2022

Confirmado o evento entre 17 e 19 de julho de 2022 em Holambra.

Lançamento do AuE LandOFFICE 2022
Lançamento do AuE LandOFFICE 2022

Veja como foi o evento interno de lançamento da versão 2022 dos programas da AuE Software

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 18 No 215 / Abril de 2022

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*