Pamela Valdés e seu paisagismo sustentável

Autor: Jéssica de Souza - Data: 16/07/2021

 Pamela Valdés

A engenheira agrônoma Pamela Valdés, de Santiago - Chile, é a nossa entrevistada do mês. Ela conta sobre sua trajetória na área de paisagismo, quais são suas diretrizes projetuais, como é a área na região e quais são suas referências de paisagistas.

Aue Paisagismo: Fale um pouco sobre você, sua formação e sua trajetória na área.

Pamela Valdés: Meu nome é Pamela, sou de Santiago, formada em Engenharia Agronômica. Desde pequena tive o contato com a natureza, pois sempre vivia com meus pais em estradas e nossos jogos envolviam a natureza. Eu me divertia criando espaços diferentes para brincar.

Como engenheira agrônoma trabalhei muitos anos na área e lá acabei me relacionando com projetos que eram desenvolvidos no paisagismo. Com isso acabei me encantando pela área e fui treinando até obter o título de paisagista voltado para sustentabilidade.

Após ficar sem trabalho comecei a prestar serviços de jardinagem e aos poucos vi a necessidade de criar um grupo de trabalho, contratei mão de obra qualificada para o projeto, e a demanda foi crescendo cada vez mais. Trabalhei em grandes empresas e também no setor imobiliário, onde pude organizar e desenvolver projetos paisagísticos próprios.

Atualmente, com a situação da pandemia, tive que reorganizar o meu trabalho. Foi necessário atender as necessidades das pessoas possuírem plantas dentro das casas e dos apartamentos, orientar a criar espaços verdes, jardins residenciais, jardim vertical. Por estarem reclusas em casa essas atividades servem de terapia e causam bem-estar.

O que disse anteriormente, juntamente com a necessidade de trabalhar e prestar um serviço de qualidade com honestidade e profissionalismo (em falta no mercado em geral) me motivaram a criar um viveiros com espécies que são cuidadas e tratadas da melhor maneira para que alcancem qualidade, sejam saudáveis e bonitas.

Aue Paisagismo: Como é a área de paisagismo na sua região?

Pamela Valdés: O paisagismo está em declínio. Faz poucos meses que seu desenvolvimento em larga escala tem apresentado uma melhora, pois anda de mãos dadas com o setor imobiliário da região, que se intensificou pela construção de prédios nas comunidades mais periféricas e populares, pelo aumento da venda de grandes terrenos devido à situação atual da economia. Em função disso houve esse crescimento da demanda de paisagismo que melhora o lugar e o meio ambiente. Não somente em grande escala, mas também em pequena e média que embelezam espaços de convivência, casas e apartamentos.


Aue Paisagismo: Para você quais são os benefícios que o Paisagismo traz para os locais e as pessoas?

Pamela Valdés: Os benefícios são muitos. Está cientificamente comprovado que as pessoas que possuem mais contato com a natureza são mais felizes e saudáveis. Um lugar onde existe um projeto paisagístico é um lugar lindo, bem cuidado, convida as pessoas à contemplação e a relaxar, serve de lar para os pássaros e alimenta insetos benéficos contribuindo assim com o meio ambiente, melhoram o ganho de capital do local.

Aue Paisagismo: Na hora de projetar quais são suas principais idéias e as etapas que segue?

Pamela Valdés: A principal idéia é realizar o que o cliente pede, sempre usando meus conhecimentos de paisagismo e agronomia para criar espaços mais práticos, fáceis de manter, que sejam duradouros e funcionais.

Como etapas do projeto, primeiro eu faço uma reunião com o cliente para conhecer ele melhor e o terreno. Depois eu faço as medições do local, coleto os dados necessários e tiro algumas fotos.

Monto a primeira proposta e envio ao cliente. De acordo com as anotações de modificações que ele me passa eu refaço e envio uma segunda proposta com essas alterações.

Depois nos reunimos para acertar os detalhes para a realização do projeto.

Dependendo da magnitude, eu peço uma parte do valor para dar início ao trabalho. Após a finalização entrego o projeto no terreno pronto e recebo o restante do valor.

Aue Paisagismo: Quais são os maiores desafios e dificuldades?

Pamela Valdés: Os maiores desafios são adaptar os requisitos do cliente ao design real, converter os espaços em funcionais com base na dinâmica de utilização pelo cliente e sua família, saber se as espécies incorporadas estão de acordo com as atividades e os interesses do cliente e conseguir um jardim viável ao longo do tempo.

Como dificuldades seria o fato de trabalhar em solos bem deteriorados pois isso dificulta a escolha de espécies e como irão receber água, se fazendo necessário reabilitar a camada do solo. Outra dificuldade é fazer com que o cliente entenda a importância de uma boa manutenção após a implantação do projeto paisagístico.

Aue Paisagismo: Quem são suas referências de paisagistas?

Pamela Valdés: São duas mulheres, não sei se elas possuem o título de paisagistas, mas para mim, na sua essência, têm. A primeira é a María Luisa Langlois, onde tive o primeiro contato através de um livro infantil quando eu era criança, e nele ela ensinava como cuidar de jardins de uma forma bem simples e clara, cheio de desenhos. A segunda é a Tasha Tudor, admiro cada detalhe dos seus jardins, as combinações de cores e espécies, ela reflete o amor de cuidar de cada espécie.

Aue Paisagismo: Conte como conheceu a AuE e um projeto que utilizou o software PhotoLANDSCAPE.

Pamela Valdés: Em 2016 trabalhei em um grande projeto que tive que incluir várias etapas de paisagismo. Então comecei a procurar na internet algum software para comprar que me ajudasse nas apresentações e fosse simples de usar, pois eu não sei utilizar esses softwares avançados, e queria também evitar a contratação de um profissional.

Logo de inicio vi o site da AuE e fiquei impressionada com o software, com a qualidade e beleza das edições, fotos e pela facilidade de o utilizar.

Desde o primeiro contato com a empresa tudo foi fácil, a atendente educada teve muita paciência e respondeu todas as minhas dúvidas. Isso gerou uma confiança em mim e o interesse de adquirir o produto.

Utilizo o PhotoLANDSCAPE em diversos projetos, em específico cito o projeto que fiz para a Karine, aqui mesmo em Santiago, em uma pequena área de 60m². Ela queria que o local passasse uma boa energia e fosse alegre, então fiz o uso de plantas bem coloridas.

Projeto da Karine antes

Projeto da Karine antes. Fonte: Pamela Valdés



Projeto da Karine depois

Projeto da Karine depois. Fonte: Pamela Valdés



Outro projeto realizado no PhotoLANDSCAPE

Outro projeto realizado no PhotoLANDSCAPE. Fonte: Pamela Valdés



Para acessar o projeto completo da Pamela Valdés clique aqui.


Outro projeto realizado no PhotoLANDSCAPE



Veja também:
Aplicativos que auxiliam nos cuidados com as plantas
Arte em Jardins - A Topiaria e Mosaicultura
Vencedores do VI Concurso de Fotomontagem


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
3 + 7 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Pamela Valdés e seu paisagismo sustentável
Pamela Valdés e seu paisagismo sustentável

Paisagista chilena fala sobre sua relação com a natureza.

Lançamentos
Vencedores do VI Concurso de Fotomontagem
Vencedores do VI Concurso de Fotomontagem

Confira quem foram os vencedores do VI Concurso de Fotomontagem

Curso "Jardim em Vasos", com Simone Ribeiro
Curso "Jardim em Vasos", com Simone Ribeiro

"(...)importante é saber qual vaso é mais adequado para a sua planta naquele ambiente, e por fim saber compor esse espaço valorizando plantas(...)"

Ensino de paisagismo
AuE Software conversa com o Paisagista Gustaaf Winters sobre Ensino e o Mercado de Paisagismo atual
AuE Software conversa com o Paisagista Gustaaf Winters sobre Ensino e o Mercado de Paisagismo atual

Guilherme Motta e Gustaaf Winters falaram sobre dicas para ser um bom paisagista, técnicas para vender jardins e outros assuntos sobre paisagismo.

Save the Date: AuE Software promove live com Simone Ribeiro
Save the Date: AuE Software promove live com Simone Ribeiro

A live contará com a participação de Simone Ribeiro, coordenadora da Escola de Paisagismo de Brasília.

AuE Network
Coleção de plantas fotografadas em Portugal - 2021-2
Coleção de plantas fotografadas em Portugal - 2021-2

Esta é a segunda de 3 coleções de plantas fotografadas em Portugal. Confira!

Mapas simétricos de árvores para download - julho 2021
Mapas simétricos de árvores para download - julho 2021

Veja a 2a coleção de mapas simétricos de árvores. Nosso objetivo é revisar todas as árvores do sistema e melhorar a apresentação dos seus projetos.

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE - Formas de inserir itens para otimização do projeto: Área x Unidade
AutoLANDSCAPE - Formas de inserir itens para otimização do projeto: Área x Unidade

Veja como a escolha de inserção de item pode deixar seu projeto de fácil entendimento e agilizar o tempo de trabalho.

PhotoLANDSCAPE: Formas de Apresentação de Projeto
PhotoLANDSCAPE: Formas de Apresentação de Projeto

Neste mês vamos mostrar quais são as diversas formas de apresentação de projeto que o PhotoLANDSCAPE permite gerar.

Coleções AuE Network: Relação entre Itens x Materiais x Mapas
Coleções AuE Network: Relação entre Itens x Materiais x Mapas

Como dica extra deste mês mostramos a importância da relação de itens, materiais e mapas na hora de efetuar o download de uma coleção.

VisualPLAN: Gravando vídeo de projetos
VisualPLAN: Gravando vídeo de projetos

Na dica deste mês iremos ensinar como gravar um vídeo do seu projeto no VisualPLAN para mostrar ao seu cliente.

LandManager: Aplicativo web para as tarefas do colaborador
LandManager: Aplicativo web para as tarefas do colaborador

Veja como funciona a página onde o colaborador controla suas tarefas, comentando e marcando a evolução do serviço. Integrado ao LandManager.

Novidades
Inscrições Abertas para o 10° Seminário Ibraflor 2021
Inscrições Abertas para o 10° Seminário Ibraflor 2021

Estão abertas as inscrições para o 10° Seminário Ibraflor 2021 voltado para o tema sustentabilidade das flores e plantas.

Temporada de floração das Cerejeiras
Temporada de floração das Cerejeiras

Começa em Agosto a temporada da floração das cerejeiras e trouxemos informações sobre essa árvore, originária da Ásia, presente no Brasil.

Fundação Casa de Rui Barbosa lança ebooks sobre Patrimônio Paisagístico
Fundação Casa de Rui Barbosa lança ebooks sobre Patrimônio Paisagístico

Ebooks disponibilizados: “Guia de Visitação ao Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa” e “Intervenção e Valorização do Patrimônio Paisagístico”

Notícias
Aplicativos que auxiliam nos cuidados com as plantas
Aplicativos que auxiliam nos cuidados com as plantas

Diversas indicações de aplicativos para facilitar o plantio e manutenção de jardins e hortas.

Arte em Jardins - A Topiaria e Mosaicultura
Arte em Jardins - A Topiaria e Mosaicultura

Conheça a técnica da topiaria e a mosaicultura que transformam os jardins em obras de arte.

4 edição do Fórum Gramática dos Jardins: A Natureza Culturalizada
4 edição do Fórum Gramática dos Jardins: A Natureza Culturalizada

Confira as lives promovidas por pesquisadores do Paisagens Híbridas sobre historicidade, paisagismo e regionalismo.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 18 No 205 / Junho de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Casa de Karine - Chile
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*