Made Mudas Paisagismo: Tradição, inovação e sensibilidade verde em cada projeto
Autor: André Guilherme Rego - Data: 26/06/2025
Com mais de três décadas de história, a Made Mudas Paisagismo é um exemplo notável de como a paixão, o conhecimento técnico e a conexão com a natureza podem se transformar em um negócio sólido, reconhecido e admirado. Fundada em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a empresa nasceu da simplicidade e da visão empreendedora de uma família que soube enxergar oportunidades em meio às demandas do campo. Hoje, sob a liderança de Ederson Zoca e Flávio Boldrin, a Made Mudas alia tradição e tecnologia, oferecendo projetos paisagísticos de excelência para clientes residenciais, comerciais e corporativos.
Uma história que brotou da terra
A origem da Made Mudas remonta a uma história familiar. O pai de Ederson era caminhoneiro e vendia lascas de Aroeira para fazendeiros da região. Com o tempo, os pedidos se expandiram para mudas cítricas, especialmente de limão, comuns naquela área produtora de laranja. Foi então que o irmão de Ederson sugeriu buscar mudas em Limeira. A ideia deu tão certo que a família montou um depósito, que permanece ativo até hoje, para armazenamento e comercialização de mudas, vasos e plantas ornamentais. Assim, a empresa começou a crescer, diversificar e conquistar espaço no mercado.
Antes:
Depois:
Parceria sólida e complementar
Atualmente, Ederson Zoca cuida da parte comercial, realizando o primeiro contato com o cliente, entendendo suas preferências estéticas, se gosta de um jardim mais verde, florido ou clássico, enquanto Flávio Boldrin atua diretamente no desenvolvimento dos projetos por meio do software PhotoLANDSCAPE, da AuE Software, empresa parceira desde 2006. Essa divisão de tarefas, baseada na confiança e na escuta mútua, tornou-se um dos pilares da parceria que já dura 15 anos.
Visualização real com tecnologia de ponta
Segundo Ederson, uma das maiores dificuldades dos clientes é conseguir visualizar o projeto antes da execução.
"A dificuldade que os clientes têm é visualizar o projeto, saber o que ela está comprando, então esse programa (PhotoLANDSCAPE) facilita muito isso, porque o software dá uma visualização real para o cliente."
Ele mesmo se encarrega de visitar o local, tirar fotos no ângulo certo e colher informações do cliente, que são fundamentais para a criação da fotomontagem.
Apresentação que conquista
Flávio reforça a eficácia do programa na hora de encantar e conquistar o cliente:
"Quando o cliente vem na loja, nós já apresentamos em cima da foto original que tiramos dos ambientes do cliente, o programa (PhotoLANDSCAPE) permite nós inserirmos desde gramas até as plantas, então basicamente ele vê aquilo pronto, e no momento que ele vê a casa com o paisagismo implementado pela fotomontagem, o cliente já fica encantado, muito difícil não fechar negócio com a apresentação da AuE Software, facilita muito. Em torno de uma hora faço o projeto completo."
Antes:
Depois:
Planejamento, qualidade e reconhecimento espontâneo
O processo de fechamento do projeto é feito com bastante planejamento. Após a aprovação estética, Ederson e Flávio levantam os custos, montam uma planilha detalhada e, se necessário, fazem adaptações no projeto para se adequar ao orçamento do cliente, sempre mantendo a qualidade e a beleza da proposta inicial. A demanda pelos serviços é tão alta que, em muitos períodos, a empresa evita fazer publicidade. A prioridade é entregar projetos com excelência, o que, segundo Ederson, gera uma propaganda natural: clientes satisfeitos recomendam o trabalho para outros.
Jardins resistentes ao clima do cerrado
A realidade climática de São José do Rio Preto, seis meses de seca e seis de chuva, também influencia diretamente no planejamento dos jardins. Embora não atuem diretamente com sistemas de irrigação, Ederson sempre recomenda sua instalação:
"Um jardim sem irrigação não se compara com um jardim com irrigação, porque com a irrigação você está controlando a umidade da planta, podendo fazer adubação o ano inteiro que a planta vai corresponder aquele adubo, porque você liga a irrigação e ela vai fazer efeito no solo porque a umidade já está no solo."
Flávio complementa que a irrigação automatizada também evita falhas humanas: com o tempo, quem irriga manualmente tende a esquecer ou reduzir a frequência, o que compromete o desenvolvimento do jardim.
Antes:
Depois:
Tendências paisagísticas para os próximos anos
Quanto às tendências para os próximos anos, ambos os paisagistas percebem um movimento claro de valorização do verde nos espaços urbanos. Eles acreditam que, diante da rotina estressante das cidades, haverá uma crescente demanda por áreas verdes em projetos residenciais e comerciais:
"Está tendo muita procura hoje em dia e que vai ser uma tendência a maioria dos projetos arquitetônicos de prédios, casas cada vez mais com áreas verdes, com esse espaço contornando com projetos paisagísticos, a planta está ‘abraçando’ o projeto arquitetônico."
A luz natural e a criação de jardins internos e verticais também despontam como elementos de destaque nos novos projetos.
Projetos que inspiram
Essa semana, a dupla compartilhou um projeto ainda não executado, que inclui espécies como Fênix, Maranta Charuto e Dracena Poa na lateral de uma residência. Outro projeto criativo envolveu a instalação de uma quadra de areia, onde puderam mostrar o passo a passo do uso do PhotoLANDSCAPE, desde o recorte da vegetação até a inserção dos elementos desejados.
Processo de Criação
Fotomontagem Final
Uma dica para quem quer começar
Para quem deseja ingressar nessa área, a dupla é unânime em seu conselho:
"Quem quer começar no paisagismo primeiro comprem no programa na AuE Software, porque faz a total diferença na hora de fechar orçamento, o banco de dados da AuE sempre está atualizando as plantas, e depois que a pessoa pega o jeito ela não vai querer largar, porque vai dar resultado... Quem tem sai na frente."
Com uma trajetória inspiradora, a Made Mudas Paisagismo mostra como a junção de experiência, tecnologia e sensibilidade pode transformar a relação entre as pessoas e os espaços onde vivem e trabalham. Ederson Zoca e Flávio Boldrin são a prova viva de que ouvir o cliente, valorizar o processo criativo e investir nas ferramentas certas é o caminho para o sucesso sustentável no paisagismo.
O futuro do paisagismo é verde, digital e integrado, e a Made Mudas Paisagismo está na linha de frente dessa transformação.
Projetos por Flávio Boldrin
Veja a entrevista completa no Youtube:
Veja também:
Entre Raízes e Sonhos: A Arte do Paisagismo com Iedes Campezzi
Raízes Digitais, Resultados Naturais: Como Maria Carolina Reinventou o Paisagismo
Paisagismo com Alma e Arte: A Trajetória de Alessandra Villela

Anterior Próximo