Nova coleção apresenta modelos 3D de vegetação com alto nível de realismo
Autor: Narcelly Gonçalves - Data: 06/02/2026
Neste mês de fevereiro, a AUE Paisagismo lança uma coleção inédita de modelos 3D de vegetação, desenvolvida para elevar o nível de realismo e qualidade visual na representação de projetos paisagísticos. A nova coleção reúne uma seleção diversificada de espécies, incluindo árvores, arbustos, herbáceas e suculenta, cuidadosamente modeladas para atender às demandas de profissionais que buscam maior fidelidade estética e clareza na comunicação de seus projetos.
São 9 espécies disponíveis em diferentes fases de desenvolvimento: muda, planta jovem (com e sem frutos) e planta adulta (com e sem frutos). A coleção inclui árvore, arbustos, suculenta e herbáceas, trazendo uma rica diversidade botânica — em cores, formas, tamanhos e usos — para dar ainda mais vida às suas criações.
Coleção: Plantas 3D - 2026 - Plantas Diversas 1




Além de ampliar o realismo visual, a nova coleção foi pensada para otimizar o fluxo de trabalho dos profissionais. Encontrar modelos 3D de vegetação que sejam, ao mesmo tempo, fidedignos, bem proporcionados e adequados ao uso em projetos técnicos ainda é um desafio. Muitas bibliotecas disponíveis apresentam limitações de escala, excesso ou falta de detalhes e pouca correspondência com as características reais das espécies.
Diante desse cenário, a equipe da AUE Paisagismo Banco de Dados desenvolveu cada modelo com foco na fidelidade botânica, no equilíbrio entre qualidade visual e desempenho e na aplicação prática em projetos paisagísticos. O cuidado com proporções, volumes, texturas e leitura à distância garante representações mais claras, realistas e eficientes, contribuindo para uma comunicação mais precisa entre projetistas, clientes e equipes envolvidas.
Coleção: Plantas 3D - 2026 - Diversas 1
Agave parryi
Chamaedorea microspadix
Eucalyptus cinerea
Nerium oleander ´Ed Barr´
Nerium oleander ´Jannoch´
Pelargonium x hortorum ´Orange´
Philodendron melinonii
Stapelia grandiflora
Tacca chantrieri
Materiais para acabamento
O mapeamento de textura é uma técnica essencial em computação gráfica que adiciona detalhes e realismo aos modelos 3D. Envolve a aplicação de uma série de imagens (chamadas texturas) à superfície de um modelo para criar a aparência de diferentes materiais, como madeira, metal ou tecido.
Para criar modelos verdadeiramente realistas, é fundamental baixar a coleção complementar de materiais "Plantas 3D - Fevereiro 2026 - Materiais", "Plantas 3D - Agosto 2025 - Materiais" e "Plantas 3D - Outubro 2025 - Materiais" . Esta coleção contém uma vasta gama de texturas de alta qualidade que permitirão que os modelos sejam aprimorados com acabamentos impressionantes!
Coleção: Plantas 3D - Fevereiro 2026 - Materiais
Plantas 3D - Agosto 2025 - Materiais
Plantas 3D - Outubro 2025 - Materiais
Lista das plantas da coleção:
- (AGPA) Agave parryi
Agave, Ágave, Maguey, Mezcal, Penca - (CHMI) Chamaedorea microspadix
Palmeirinha-de-touceira, Palmeirinha-bambu, Camedórea-de-touceira - (EUCI) Eucalyptus cinerea
Eucalipto-prateado, Eucalipto-cinzento, Dólar-de-prata, Eucalipto, Eucalipto-gris, Eucalipto-de-adorno, Eucalipto-de-jardín - (NEOL7) Nerium oleander ´Ed Barr´
Espirradeira, Flor-de-são-josé, Adelfa, Laurel-rosa, Balandre - (NEOL8) Nerium oleander ´Jannoch´
Espirradeira, Flor-de-são-josé, Adelfa, Laurel-rosa, Balandre - (PEHO4) Pelargonium x hortorum ´Orange´
Gerânio-laranjado, Gerânio, Gerânio-ferradura, Geranio - (PHME) Philodendron melinonii
Tracoá, Filodendro-da-amazônia, Filodendro - (STGR2) Stapelia grandiflora
Flor-estrela, Stapélia, Estapelia, Flor-del-lagarto, Sapo-gigante, Zulu-gigante - (TACH2) Tacca chantrieri
Planta-morcego, Planta-murcielago
Mosaico dos modelos 3D da coleção:
Coleção: Humanizadas 3D - 2026 - Plantas 3D 1
Além dos modelos 3D, temos humanizadas que são perfeitas para a representação visual das plantinhas. Elas aprimoram ainda mais seus projetos paisagísticos e arquitetônicos, trazendo maior clareza até mesmo em partes mais técnicas, como o layout e a planta baixa.
Observação: Os tamanhos dos blocos foram ajustados. Essa modificação visa garantir que o bloco humanizado fique proporcional ao bloco 3D, uma vez que os blocos humanizados respeitam as dimensões definidas pela botânica, enquanto os 3Ds não necessariamente seguem essas medidas. Os blocos 3D são baseados em imagens de referência das espécies, priorizando as proporções visuais para tornar o modelo 3D o mais fiel possível à espécie.
Cenário VisualPLAN
Agave parryi
Chamaedorea microspadix
Eucalyptus cinerea
Nerium oleander ´Ed Barr´
Nerium oleander ´Jannoch´
Pelargonium x hortorum ´Orange´
Philodendron melinonii
Stapelia grandiflora
Tacca chantrieri
Veja como baixar coleções no AuENetwork:
Veja também:
Modelos 3D de Anthurium andraeanum criados com foco em realismo e referência botânica
Novos modelos 3D de Heliconias chegam ao catálogo da AuE Software
Lírios em 3D: Nove Cultivares para Projetos Paisagísticos

Anterior Próximo