A Arquiteta Milayne Ferraz enviou uma descrição do seu Trabalho de Conclusão de Curso, cujo tema foi o uso da Biofilia em ambientes industriais. Confira o resumo logo abaixo, junto com as imagens.
"São João Nepomuceno é um município da zona da zona da mata mineira com cerca de 26.000 habitantes, que evoluiu acerca da indústria têxtil. Desde 1883, quando a Companhia Fiação e Tecidos Sarmento se instaurou na cidade trazendo novos empregos e melhora na economia, a cidade não parou de seguir nesse ramo até os dias atuais, em que confecções de roupas ainda são a principal fonte de renda e trabalho para a cidade e região. Ainda perdura a preocupação da condição de trabalho e saúde mental e física do colaborador, uma vez que a atividade laboral das indústrias pode ser repetitiva, cansativa, estressante entre outras circunstâncias prejudiciais à saúde.
Nesse sentido, o principal objetivo com o projeto arquitetônico é diminuir esses impactos na vida do colaborador, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho através da arquitetura, juntamente com a biofilia e práticas da psicologia organizacional e do trabalho.
O terreno escolhido está localizado no distrito industrial da cidade, na Avenida Celso Cosme de Castro, inserido em uma área de com potencial de desenvolvimento e tipologias de edificações em comum. O local é importante pois está situado próximo a um novo loteamento no município, significando mais pessoas próximas e consequentemente atraindo outros tipos de serviços para atender melhor todos os moradores e trabalhadores da localidade. O entorno da região conta com diversas atividades e serviços, como: escola, creche, restaurantes, postos de saúde, mercados, farmácias, evidenciando assim possuir suporte para comportar o projeto biofílico.
O conceito do projeto parte da intenção de criar um projeto humano em que vise totalmente o bem-estar e qualidade de vida do usuário final das edificações, o colaborador, fazendo uso da natureza para isso.
Já o partido tange do princípio da biofilia nos ambientes, visando o conforto ambiental, térmico e acústico, resultando em profissionais mais satisfeitos e felizes no ambiente de trabalho.
Outro diferencial será o paisagismo, totalmente projetado para prover boas sensações para as pessoas, podendo assim vivenciar as experiências da natureza e explorar os 5 sentidos através principalmente de duas praças externas.
O projeto também contará com um espaço de descompressão dos funcionários, visando melhorar a saúde mental do trabalhador, princípio da psicologia organizacional e do trabalho.
Como fazer a inserção da biofilia no ambiente?
- Incentivando a introdução de experiências com a Natureza no ambiente;
- Priorizando áreas mais abertas com grandes vãos para maior contato com a iluminação e ventilação naturais;
- Quando não for possível o uso de elementos naturais, utilizar da imitação dos mesmos;
- Utilizar materiais naturais."
Planta Baixa de Paisagismo. Fonte: Milayne Ferraz.
Planta Baixa Jardim Refeitório (5 sentidos) - AutoLANDSCAPE. Fonte: Milayne Ferraz.
Planta Baixa Jardim Loja - AutoLANDSCAPE. Fonte: Milayne Ferraz.
Planta Baixa Humanizada Jardim Loja - VisualPLAN. Fonte: Milayne Ferraz.
Fachada Jardim Loja -VisualPLAN. Fonte: Milayne Ferraz.
Planta Baixa Humanizada Jardim Refeitório - VisualPLAN. Fonte: Milayne Ferraz.
3D do Jardim Refeitório - VisualPLAN. Fonte: Milayne Ferraz.
Perspectivas do Projeto. Fonte: Milayne Ferraz.
Fachada Externa. Fonte: Milayne Ferraz.
Vista Aérea Confecções Lumar. Fonte: Milayne Ferraz.
Praça Interna. Fonte: Milayne Ferraz.
Refeitório e Área de Descompressão. Fonte: Milayne Ferraz.