Cláudia Casella fala sobre paisagismo para ambientes notunos

Autor: Anita Cid - Data: 08/03/2008

Com quinze anos de carreira como paisagista profissional, Claúdia Casella tomou gosto pelo ofício bem cedo, logo após a morte de sua mãe, que a introduziu no gosto pela natureza e no cultivo de jardins e pomares. Antes mesmo de se formar, recebeu um desafio e, desde então, vem acumulando expressivas obras no currículo. Com vários clientes famosos, como o Chitãozinho - da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó - Luciano Huck e Alexandre Frota, a paisagista se tornou referência em projetos para bares, boates e casa noturnas no interior paulista, sobretudo em Campinas. Segundo ela, a receita do sucesso é brincar de trabalhar, já que para ela o trabalho é tão prazeroso que se torna uma verdadeira diversão. Seus projetos ganharam destaque tanto nacionalmente quanto internacionalmente e ao todo já somam 255 publicações.


AuE Soluções: Na sua opinião, qual é a característica principal que um profissional paisagista deve ter?

Cláudia: É fundamental que o paisagista tenha extrema sensibilidade. Esta característica é necessária para que ele consiga resgatar no cliente seus anseios e desejos e transpô-los ao projeto paisagístico de modo que o jardim seja um local utilizado no dia-a-dia.

AuE Soluções: Qual é o seu principal objetivo quando você cria um jardim?

Cláudia: Meu principal objetivo é resgatar o sonho do meu cliente e recria-lo da maneira mais real possível.

AuE Soluções: Como é seu processo de criação de um projeto?

Cláudia: Primeiramente eu realizo um entrevista, na forma de um bate papo bem informal mesmo, e nesta conversa eu costumo detectar seus anseios e gostos. A partir daí, crio um jardim com estas características. Sempre procuro respeitar em tudo o gosto do meu cliente e, por isso, deixo minhas preferências pessoais de lado. Mas é claro que o profissional tem que orientar sobre o que é apropriado ou não, naquilo que combina, ou seja, fazendo com que o jardim seja equilibrado. Por exemplo, não seria viável eu trabalhar com plantas tropicais misturadas com um projeto europeu. Se o cliente, por exemplo, gosta de coníferas e ao mesmo tempo ele gosta das palmeiras é claro que eu vou orientá-lo para não colocá-las no mesmo ambiente. Isso pode ser feito em espaços separados para que não haja nenhum conflito visual.

AuE Soluções: O paisagista deve dialogar constantemente com outros profissionais como engenheiro, arquitetos, etc. Como que você vê este diálogo?

Cláudia: A gente procura sempre trabalhar em equipe. No meu caso, eu sempre trabalho com engenheiro civil, arquiteto, outros paisagistas e com decoradores. Hoje em dia um não trabalha sem o outro, um não sobrevive sem o outro, é uma grande equipe. Não adianta você querer fazer tudo, cada um tem o seu lugar e devemos respeitar isso. Por exemplo, quando quero fazer um trabalho que ressalte a iluminação do local, eu chamo um profissional específico de luminotécnica. Claro que o paisagista pode indicar qual parte da vegetação merece ser destaque e o que deve ser iluminado para que o trabalho final tenha um melhor resultado. O projeto paisagístico nunca deve se sobrepor ao projeto da arquitetura e sim complementar a paisagem externa previamente projetada.

AuE Soluções: Como que o paisagismo contribui na qualidade de vida das pessoas?

Cláudia: Atualmente o paisagismo está sendo muito procurado exatamente por isso, por contribuir para a qualidade de vida das pessoas. O corre-corre do dia-a-dia impede que as pessoas tenham contato com verde, o que, indiretamente, contribui para que elas fiquem mais stressadas. Atualmente eu percebo que as pessoas estão mais conscientes em relação à necessidade desta convivência com a vegetação, por isso a grande demanda por paisagismo. As pessoas querem ter maior contato com a natureza, por isso buscam inserir o paisagismo na vida cotidiana, como se ela fosse um verdadeiro refúgio para se livrar das tensões diárias. E até as pessoas que moram em apartamento estão procurando ter uma maior contato com o verde. Esta nova geração está muito envolvida com essa preocupação em relação ao meio ambiente, sobre poluição, desmatamento e até sobre o aquecimento global, o que só tende a aumentar o espaço do paisagismo.

Paisagismo não se trata apenas de planta e sim de todo um projeto para áreas externas.


AuE Soluções: Uma das suas especialidades é o paisagismo para casas noturnas. O que não pode faltar em um projeto de paisagismo para este tipo de ambiente?

Cláudia: É importante sempre pensarmos no foco ao elaborarmos o projeto. Geralmente este tipo de ambiente é construído para recepções de casamento. Por isso, a parte externa normalmente remete ao romantismo. È importante ressaltar que o paisagismo não se trata apenas de planta e sim de todo um projeto para áreas externas. Para este tipo de ambiente sempre devemos pensar na segurança, que vai desde a infra-estrutura do local até o cuidado de não usar plantas tóxicas e venenosas. Existem algumas plantas que atraem cachorros e outros animais que devem ser evitadas neste tipo de projeto. Outro ponto importante é procurar trabalhar com vegetação que não exige muita manutenção e que seja de fácil manuseio. Também sempre devemos pensar na iluminação. A iluminação ressalta o que há de mais bonito no ambiente, que não necessariamente tem que ser uma planta. A iluminação deve ser um elemento a mais e pode ser simplesmente uma luz diferente, ou pode iluminar uma escultura. A iluminação é a peça chave para a beleza da área externa de um ambiente utilizado à noite.

AuE Soluções: Recentemente você ganhou três prêmios de paisagismo. Conte-nos um pouco sobre eles.

Cláudia: Eu ganhei o prêmio da Acadêmia Brasileira de Arte, Cultura e História, que é um prêmio nacional. A partir deste prêmio, fui convidada a participar de uma cadeira na Acadêmia Brasileira de Arte, Cultura e História; Ganhei o prêmio "Top of Busness", que é um prêmio internacional. Ganhei este prêmio por um projeto que foi publicado na revista espanhola Paisajismo, uma das maiores no segmento de jardins. Neste projeto eu resgatei a história das Vitórias Régias no jardim e o projeto ocupou seis páginas na revista. E também ganhei o prêmio Latino Americano de Paisagismo. Além disso, meu trabalho foi publicado no Anuário de Paisagismo 2008, editado pela Editora Online, este anuário reúne os melhores profissionais brasileiros no mercado de paisagismo, e no Anuário Casa & Mecado, produzido pela Editorial Magazine.

AuE Soluções: Você ganhou estes prêmios fazendo projetos fora do Brasil?

Cláudia: Não, todos os meus projetos foram feitos para espaços brasileiros, porém estes foram publicados em vários países. Vale ressaltar que a Europa investe muito em paisagismo e mesmo assim, eles vierem buscar um projeto meu, ou seja, é um prestígio e tanto, o que me deixa muito feliz.

AuE Soluções: O que você acha que estes prêmios acarretam na sua carreira?

Cláudia: É o reconhecimento de que sua dedicação gerou resultados e a certeza de que estamos no caminho certo, já que meu trabalho foi destacado tanto nacionalmente como internacionalmente. É uma satisfação muito grande, para qualquer profissional, quando seu trabalho é reconhecido, especialmente no país dele.

AuE Soluções: E neste ano você também vai participar do O Campinas Decor 2008, que é um evento que reúne profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo na cidade de Campinas- SP. Conte-nos um pouco sobre este projeto.

Cláudia: O Campinas Decor 2008 é ambientado no século XIX e o cenário será uma estação ferroviária. Meu espaço chama "Ponto de Encontro", e como o próprio nome já diz, será o espaço para os visitantes se encontrarem e conversarem dentro do evento. Neste espaço eu vou apresentar um projeto de paisagismo e decoração e executa-lo.

Veja o projeto de Cláudia Casella para o Campinas Decor 2006.

Leia também a outra entrevista da paisagista Cláudia Casella cedida à revista AuE Paisagismo Digital.

Outras informações sobre o trabalho de Cláudia Casella em www.claudiacasella.com.br


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Julio - Data: 24/07/2009

Além de linda ela é top em paisagismo.



2 - Autor: Ricardo Bristo - Data: 29/01/2009

fantástica



3 - Autor: couto de barros - Data: 26/04/2008

Cláudia, ja tive a oportunidade de conhecer alguns dos seus projetos, você tem uma sensilidade incrível. Parabéns



4 - Autor: Alexandre - Data: 28/03/2008

na minha opinião esse trecho da matéria foi o que mais me chamou a atenção .

Cláudia: É fundamental que o paisagista tenha extrema sensibilidade. Esta característica é necessária para que ele consiga resgatar no cliente seus anseios e desejos e transpô-los ao projeto paisagístico de modo que o jardim seja um local utilizado no dia-a-dia.



5 - Autor: cristina bittencourt abe - Data: 20/03/2008

achei a matéria de grande valia e muito audaciosa e interessante se tratando de paisagismo,gostaria de obter um dicionário com os nomes de plantas,vc poderia me informar? obrigado cris
__________________________
AuE Responde:A AuE Soluções também mantém o site www.paisagismodigital.com.br, que é um site voltado para pesquisas botânicas.



6 - Autor: Idevanir - Data: 20/03/2008

Boa,simples e fácil entendimento



7 - Autor: Glaucia Felippe - Data: 15/03/2008

Conheço pessoalmente o trabalho dessa paisagista.
Talentosa como ela só, numa olhadinha para um cantinho meio sem graça, ela tranforma este "sem graça" num deslumbrante espaço de cores e plantas.
Parabéns pela matéria, e parabéns Claudia por toda sua premiação durante 2007,...foi merecido!
Em 2008 virão muitos outros, tenho certeza disso.



8 - Autor: danielle c. barros - Data: 14/03/2008

excelente materia



9 - Autor: Felipe Barros - Data: 14/03/2008

vi seu trabalho na vila de paranapiacaba, realmente muito bom, parabens!



10 - Autor: Beto Sanches - Data: 14/03/2008

Essa matéria está ótima... Conheço de perto o trabalho da Cláudia, sei o quanto as óbras dela enriquecem um ambiente! Parabéns pela matéria.



11 - Autor: Clara - Data: 14/03/2008

Nossa...a Claudia é show...para os profissionais da mesma área,vale tentar buscar orientações e se espelhar no trabalho dela.Não é atoa que trabalha para diversos famosos...muito boa a entrevista!Fico orgulhosa de ter tido a oportunidade de conhecer essa moça =)



12 - Autor: Neba - Data: 13/03/2008

Belas palavras!
Excelentes jardins!
Parabéns!



13 - Autor: Gelson de Nápolis - Data: 12/03/2008

Parabens Cláudia, admiro muito seu trabalho desde que iniciou sua carreira



14 - Autor: antonia lima oliveira - Data: 08/03/2008

Gostei muito da entrevista!



15 - Autor: Mário Robson - Data: 08/03/2008

Boa, valeu!




Entrevista
Cláudia Casella fala sobre paisagismo para ambientes notunos
Cláudia Casella fala sobre paisagismo para ambientes notunos

Com quinze anos de carreira como paisagista profissional, Claúdia Casella tomou gosto pelo ofício bem cedo,

Coluna do Usuário
Dicas Técnicas
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 4 No 45 / Fevereiro de 2008

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*