Plantas aquáticas para seus projetos de lagos ornamentais II
Autor: Diego R. Gonzaga - Data: 23/04/2012
Foto: Guilherme Motta
Acerte na escolha das espécies botânicas em seus projetos! A variedade de espécies aquáticas e semi-aquáticas é muito grande, vamos conhecer mais algumas que poderá enriquecer e engrandecer seu projeto. Para ver a primeira publicação deste artigo, acesse através do link abaixo:
Plantas aquáticas para seus projetos de lagos ornamentais
Nymphoides indica, da família botânica Menyanthaceae, é nativa do sul do Brasil e é comumente encontrada e cultivada em climas subtropicais. Conhecida popularmente como ninféia, agrião-do-brejo ou hortelã-do-brejo. Possui folhas flutuantes podendo formar coberturas, com flores solitárias de coloração branca de centros amarelos encanta com a sua delicadeza. A planta é muito utilizada em projetos para lagos mais rasos pois suas raízes são mais superficiais.
Nymphoides indica - Foto: Diego Gonzaga
A família botânica Araceae, muito utilizada no paisagismo de diversos ambientes, possui um representante que tem seu desenvolvimento melhor adaptado a lagos ornamentais e locais alagados: o Thyponodorum lindleyanum, conhecido popularmente como Banana-d`água, é originário de Madagascar. Podendo atingir 3 metros de altura, com folhagens extremamente vistosas, ficam dispostas em rosetas, possuíndo flores de cor branca. Não tolera baixas temperaturas, devendo ser cultiva a sol pleno. Pode ser cultivada isoladamente ou em grupos.
Typhonodorum lindleyanum - Foto: Guilherme Motta
Com uma morfologia totalmente diferente, a Pistia stratiotes da mesma família botânica, recebe popularmente o nome de Alface-dágua ou Erva-de-Santa-Luzia. É uma planta pouco exigente e de fácil cultivo em espelhos d`água e lagos ornamentais, também pode ser utilizada como planta de aquário. Multiplica-se muito rapidamente, por isto, seu cultivo deve ser mantido em dia para não se tornar daninha e prejudicar outras espécies que se encontram no mesmo local. É uma planta flutuante, e não necessita de substrato.
Pistia stratiotes - Foto: Diego Gonzaga
Como representante da família botânica Cyperaceae, se destaca o Cyperus papyrus, conhecido popularmente como Papiro ou Papiro-do-Egito. Nativo da África, é muito adequado a climas quentes e pode atingir 2,5 metros de altura, se desenvolvendo melhor a pleno sol ou sombra parcial. Muito utilizado em espelhos d`água ou lagos ornamentais mais rasos em maciços.
Cyperus papyrus - Foto: Diego Gonzaga
No esquema abaixo, é mostrado como aplicar no seu projeto a escolha das plantas:
1 - Espécies que dependem de um substrato alagado, se desenvolvendo muito bem em locais úmidos. Como exemplo podemos citar a Banana-d`água;
2- São espécies que toleram um nível de água significativo, são mais superficiais e se propagam melhor em espelhos d`água. Papiro é muito utilizado nesse exemplo;
3 - Aquelas espécies que possuem muitas folhas e flores como as Ninféias e a Vitória-regia em águas profundas.
4 - Raízes oxigenadas que flutuam livremente com flores na parte superior sem muitas folhas presentes.
Anterior Próximo