AuE lança novo software para implantação e gestão de áreas verdes

Autor: Viviane Rodrigues - Data: 19/04/2016



O software une em um só sistema gerenciamento de equipes, funcionários, equipamentos, máquinas e insumos, tudo o que é necessário para executar tarefas no jardim e áreas verdes.

Após dois anos de trabalho, a AuE Software lança, no dia 1º de maio de 2016, um programa que promete revolucionar a forma como o profissional gerencia e organiza seus projetos: o LandMANAGER. Trata-se de um software multitarefas, capaz de auxiliar profissionais de paisagismo e irrigação em todos os processos de gerenciamento de projetos, desde a fase inicial até sua conclusão. Além disso, o software aprimora ainda mais a experiência dos usuários dos já conhecidos AutoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE, isso porque o LandMANAGER, que também é totalmente em português, permite a integração com tais softwares, de modo que, exportando um projeto de ambos os softwares, o cliente terá uma planta baixa do projeto, que poderá ser utilizada para a implantação ou manutenção da área.

Em entrevista, Guilherme Motta, diretor e desenvolvedor do Software e Inácio Júnior, Analista de Sistemas da AuE Software contam detalhes sobre algumas ferramentas oferecidas pelo Software.



AuE Software: Qual o objetivo do software?

Guilherme: O AuE LandMANAGER pretende promover a gestão profissional da implantação e manutenção das áreas verdes.

O desafio dos profissionais e empresas de implantação e manutenção é otimizar o uso dos recursos disponíveis (mão de obra, ferramentas, máquinas e insumos) para atender melhor os clientes e ainda diminuir desperdícios visando obter mais lucro. Somente uma gestão estruturada e profissional pode conduzir as empresas ao sucesso e ao ganha-ganha, onde clientes e fornecedores ficam satisfeitos no final.

AuE Software: Como e por que surgiu a ideia de desenvolvê-lo?

Guilherme: A ideia de integrar o desenho do projeto à manutenção é antiga na AuE. Acompanhamos o trabalho de nossos clientes e sabemos dos seus desafios. Nosso objetivo sempre foi ajudar o setor a crescer, por isso a partir do projeto técnico feito com o nosso primeiro software (AutoLANDSCAPE) percebemos a necessidade do profissional vender o serviço e criamos o PhotoLANDSCAPE, depois integramos o banco de dados ao www.PaisagismoDigital.com para incentivar o comércio de itens e a localização de plantas diferenciadas e raras. Sabemos que o sucesso de um jardim depende do projeto, mas também depende de encontrar a planta certa (paisagismodigital.com) depende da irrigação (HydroLANDSCAPE) e da manutenção (agora com o LandMANAGER).

Quando vemos um belo jardim, este é o sucesso de um profissional que projetou e de toda a cadeia produtiva do setor, desde o produtor que entregou plantas saudáveis e de qualidade, passando pelo fabricante de vasos e objetos, da irrigação e às empresas de manutenção.

Queremos crescer junto dos nossos clientes e junto do mercado de paisagismo e áreas verdes como um todo


AuE Software: Quanto ele vai otimizar o trabalho dos clientes?

Guilherme: O LandMANAGER também integra os projetos feitos com os programas da AuE, HydroLANDSCAPE e AutoLANDSCAPE, ao planejamento da obra e controle de manutenção, assim o profissional consegue clicar numa planta e saber quem plantou, quando adubou, quando podou, a história inteira de cada item do projeto.

Numa irrigação funciona de forma semelhante, é possível ver no projeto quais aspersores tiveram de ser trocados, apresentaram problemas, quais problemas, o funcionário que fez o serviço e com isto embasar decisões para diminuir prejuízos.

AuE Software: Que tipos de profissionais/empresas podem se beneficiar com o software?

Guilherme: Os usos são amplos, as empresas que cuidam de gramados esportivos, condomínios com grandes áreas verdes (como Alphavilles por exemplo), empresas específicas de manutenção de áreas verdes, empresas de irrigação que implantam e continuam fazendo a manutenção da irrigação.

Também acreditamos que muitos paisagistas podem evoluir seus negócios para incorporar os serviços de implantação/manutenção para valorizar seus projetos.
O LandMANAGER é um software gerencial, para empresas. Gerencia equipes de funcionários, equipamentos, máquinas e insumos necessários para executar tarefas no jardim/área verde.

AuE Software: O que esperar do software no futuro?

Guilherme: Temos muitas idéias, os programas da AuE estão sendo aprimorados com muito vigor nos últimos anos e vamos investir muito no crescimento de toda nossa família de softwares de forma integrada: Nosso sistema AuE Paisagismo, com AutoLANDSCAPE, HydroLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE, CalcLANDSCAPE e LandMANAGER.

AuE Software: Quais as vantagens do LandMANAGER sobre outros softwares que executam o mesmo trabalho?

Guilherme: É um software vertical, ou seja, um software feito exclusivamente para o público de áreas verdes. Já inclui o banco de dados de itens de paisagismo da AuE (todos os itens que estão no PaisagismoDigital e outros), inclui banco de dados de composições e insumos, a capacidade de incorporar desenhos do AutoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE, dentre outros recursos.

AuE Software: Como uma empresa pode lucrar mais utilizando o LandMANAGER?

Guilherme: Evitando desperdícios, documentando melhor os serviços realizados, oferecendo mais informações aos clientes, adotando uma gestão aprimorada.



AuE Software: Conte-me um pouco sobre sua rotina na empresa, há quanto tempo trabalha na AuE Software?

Inácio:Estou na empresa desde de setembro de 2007, entrei como estagiário técnico no setor de desenvolvimento e suporte. Em 2008 fui contratado como Técnico de Informática, depois como Programador, e agora ocupo o cargo de Analista de Sistemas.

Hoje trabalho na análise, desenvolvimento, e updates dos softwares, sites, e do sistema interno da empresa. Também auxilio nos suportes mais complicados, além de ser o instrutor do curso do HydroLANDSCAPE, já que tenho as certificações dos cursos da Rain Bird em Projetos de Irrigação, e fui um dos desenvolvedores do HydroLANDSCAPE.


AuE Software: Como sua pós-graduação ajudou no desenvolvimento do software?

Inácio: Durante o desenvolvimento do LandMANAGER, eu fiz o MBA em Gerenciamento de Projetos, como já trabalho com desenvolvimento há algum tempo, senti a necessidade de me aperfeiçoar no gerenciamento. 

A área de TI é totalmente voltada ao Gerenciamento de Projetos, eu já havia cursado a matéria de Gerenciamento de Projetos na graduação, o que ajudou no inicio do planejamento do LandMANAGER, porém com o curso de MBA, um conhecimento mais profundo do PMBOK, além do contato com outros softwares de gerenciamento de projetos como o MSProject, me fez visualizar ferramentas e recursos a serem implementados no LandMANAGER.

AuE Software: Quais foram os principais desafios no desenvolvimento do software como um todo?

Inácio: Por se tratar de um novo produto, o principal desafio foi fazer o levantamento dos requisitos. Fizemos contatos com alguns clientes, para identificar quais seriam os requisitos certos a serem desenvolvidos. Durante o desenvolvimento do software, houveram diversas modificações nos requisitos, e o software teve um aumento considerável em seu escopo.

Outro desafio foi fazer a integração do LandMANAGER com o AutoLANDSCAPE, o HydroLANDSCAPE e o CalcLANDSCAPE, pois essa integração nos obrigou a fazer modificações em todos os softwares, mudando o formato do arquivo LND. Mas no final todos os softwares da AuE Software foram beneficiados com as mudanças.

AuE Software: Quanto tempo demorou para desenvolver o software?

Inácio:Entre análise, planejamento, desenvolvimento e testes, foram cerca de dois anos. Nós começamos a análise em março de 2014.

AuE Software: Sobre o futuro do LandMANAGER: o que o cliente pode esperar?

Inácio: Os clientes podem esperar um software estável, de fácil utilização, e cada vez mais otimizado. Todos os recursos do LandMANAGER foram pensados para otimizar o monitoramento e controle de obras de implantação e manutenção de áreas verdes. 

Todos os nossos outros softwares tem integração com o LandMANAGER, o que facilita a implantação de projetos feitos no AutoLANDSCAPE e no HydroLANDSCAPE. Todo o planejamento pode ser feito sobre a planta baixa do projeto, o que por si só já é uma grande vantagem em relação a outros softwares que não trabalham com um banco de dados integrado, como o MSProject.


AuE Software: Quais os principais desafios dos clientes que procuram esse tipo de software?

Inácio: Os clientes desejam otimizar seus processos e serviços, ter mais controle dos recursos como prazos e mão de obra. Planejar é um ponto importante para quem busca um bom resultado em qualquer negócio e isso não é diferente no planejamento e implantação de obras de áreas verdes. 

Um bom planejamento e acompanhamento garantem uma maior eficiência dos serviços, e com um software como o LandMANAGER fica muito mais prático e eficiente fazer este acompanhamento


O acompanhamento dos serviços garante diversos benefícios para a empresa, que vão desde fatores internos, como a redução de custos, até fatores externos, como a melhora no atendimento ao cliente. O planejamento, assim como o acompanhamento, é essencial para que a empresa possa obter ganhos e analisar as possibilidades de implementar outras melhorias em seus processos.

AuE Software: Para finalizar, quais os pré-requisitos necessários para o profissional que deseja adquirir o software? Ele poderá ser adquirido sem que o cliente tenha o AutoLANDSCAPE e o HydroLANDSCAPE?

Inácio: Na verdade não existem pré-requisitos para adquirir o software, basta que o cliente tenha um conhecimento básico de informática. O LandMANAGER pode ser utilizado em conjunto com o AutoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE, a partir da versão 2016, porém ele é um software independente, não é necessário ter nenhum outro software para fazer o planejamento e acompanhamento da obra.

O cliente que tiver o LandMANAGER em seu computador, pode inclusive receber o arquivo de projeto em formato LND de outro cliente, e fazer o planejamento tendo como base a planta baixa do projeto, ou pode criar um projeto diretamente no LandMANAGER, sem precisar do arquivo LND.


Veja abaixo alguns depoimentos de clientes que experimentaram a versão Beta do LandMANAGER:

"Desde a última atualização, ele melhorou muito. Dentro do que estou utilizando, para mim está atendendo 100%. Está perfeito." Marcio Pottratz, Coordenador Técnico do Horto Municipal na Prefeitura de Gramado.

"O processo de instalação foi muito simples não ocorrendo nenhum problema no mesmo. Seguiu tudo de maneira similar aos demais programas da AUE." Alex Moreira, Agrônomo.


Confira aqui outras informações sobre o Software e um vídeo explicativo destacando suas principais ferramentas:


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: ADRIANO RODRIGUES BRAGA - Data: 22/12/2016 16:37:20

Vou experimentar o programa e ver como ele se comporta, depois faço meus comentários, obrigado.


AuE Responde: Adriano, seus comentários serão muito importantes para nós!




Entrevista
Professor Christtianno de Lima Rollemberg: Cursos de Extensão em Paisagismo
Professor Christtianno de Lima Rollemberg: Cursos de Extensão em Paisagismo

Após concluir o doutorado, comecei a lecionar a disciplina de Paisagismo e Arborização Urbana para curso de Agronomia e Engenharia Florestal

Agrônomo Alex Alves Moreira e a SF Ambiental
Agrônomo Alex Alves Moreira e a SF Ambiental

Conhecimento técnico integrado à uma visão artística, buscando um ambiente aconchegante, remeta à natureza a qual nós sempre devemos estar ligados

AuE lança novo software para implantação e gestão de áreas verdes
AuE lança novo software para implantação e gestão de áreas verdes

AuE Software está lançando no mercado um novo software: AuE LandManager, para implantação e manutenção de áreas verdes.

Coluna do Usuário
PhotoLANDSCAPE e a arte da Paisagista Juny Carvalho em um projeto
PhotoLANDSCAPE e a arte da Paisagista Juny Carvalho em um projeto

Projeto para uma residência em Januária, Norte de Minas Gerais, usando o PhotoLandscape

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE - Configuração das penas para impressão e criação de arquivo ".ctb" - parte 6 de 7
AutoLANDSCAPE - Configuração das penas para impressão e criação de arquivo ".ctb" - parte 6 de 7

Veja a sexta parte do tutorial de desenvolvimento de projeto, passo-a-passo, com o AutoLANDSCAPE 2016

HydroLANDSCAPE 2016 - Como encontrar e apagar tubos sobrepostos
HydroLANDSCAPE 2016 - Como encontrar e apagar tubos sobrepostos

Veja como encontrar e apagar tubos sobrepostos no HydroLANDSCAPE.

LandMANAGER 2016 - Criando um projeto passo a passo
LandMANAGER 2016 - Criando um projeto passo a passo

Veja como criar um projeto passo a passo, no LandMANAGER 2016.

PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem noturna usando efeitos
PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem noturna usando efeitos

Nesta matéria ensinamos como usar os efeitos do PhotoLANDSCAPE 2016 para produzir uma fotomontagem noturna.

Notícias
Conferência Internacional da Primavera
Conferência Internacional da Primavera

Associação dos Jardins Mediterrânicos em Portugal organiza mais uma vez a Conferência Internacional da Primavera

AuE Software e o Lançamento do Livro "Guia de Gramíneas do Cerrado"
AuE Software e o Lançamento do Livro "Guia de Gramíneas do Cerrado"

Resultado do esforço e trabalho da Profa Dra Regina Célia de Oliveira e um grupo de alunos de Botânica da UNB, com patrocínio da AuE Software.

Introdução de Espécies Nativas no Paisagismo: Palestra com Amalia Robredo
Introdução de Espécies Nativas no Paisagismo: Palestra com Amalia Robredo

Amalia Robredo - paisagista, pesquisadora e professora da Universidad de la República de Uruguay

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 12 No 142 / Março de 2016

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto em um sítio

ALESSANDRA VILLELA PAISAGISMO LTDA - ME

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*