Conhecendo o PhotoLANDSCAPE parte 2

Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 31/05/2008

Na edição anterior da revista, iniciamos a coletânia de informações "Conhecendo o PhotoLANDSCAPE", com uma rápida explicação do software e porque utilizá-lo como ferramenta de trabalho. Vimos também sobre o menu arquivo e duas opções muito importantes no uso do PhotoLANDSCAPE que ficam neste menu, o "Exportar Como", que permite gerar uma imagem (.BMP) ou (.JPG) de sua fotomontagem, e a opção "Exportar lista para arquivo (.LND)" que permite criar e imprimir um relatório com fotos e informações botânicas dos itens utilizados na fotomontagem.

Acesse a matéria Conhecendo o PhotoLANDSCAPE parte 1 e saiba como utilizar estas opções.

Nesta edição vamos conhecer as opções do menu "Editar".

Na parte superior da tela do PhotoLANDSCAPE está a barra de menu principal e a segunda opção da esquerda para a direita é o "Editar".



Ao acessar o menu Editar você percebe que, para cada uma das opções existem teclas de atalho. Essas teclas de atalho foram criadas para simplificar e agilizar o acesso a ferramenta. Dentro do menu Editar, as teclas de atalho são apresentadas do lado direito, logo na frente da opção.

As opções do menu Editar são divididas em quatro partes.

A primeira parte contém as seguintes opções:


  • Desfazer Ctrl + Z
    A opção desfazer é usada para voltar uma ação, caso você erre.

  • Refazer Ctrl + R
    A opção refazer é usada para avançar uma ação, caso você use o "Desfazer Ctrl + Z" por acidente.

    A segunda parte contém as opções:

  • Recortar Ctrl + X
    A opção recortar é usada quando você deseja retirar algum objeto de um determinado local para colar em outro. Obs: Esta opção só funciona com itens inseridos na fotomontagem. Objetos existentes na foto do terreno não são retirados desta forma.

  • Copiar Ctrl + C
    A opção Copiar permite que você crie uma cópia do iten selecionado.

  • Colar Ctrl + V
    A opção Colar funciona em conjunto com as ferramentas Recortar e Copiar. Para colar um objeto, é nescessário copia-lo ou recortá-lo antes.

    Na terceira parte:

  • Selecionar Tudo Ctrl + T
    A opção selecionar tudo permite selecionar todos os objetos existentes na fotomontagem. Esta opção é muito importante, pois, selecionando todos os objetos da fotomontagem é possível agrupá-los ou trancá-los.

    Dica: Use a opção "Selecionar Tudo Ctrl + T" e em seguida clique com o botão direito do mouse escolhendo a opção "Trancar Fotomontagem". Desta forma você ficará livre de mover algum item da fotomontagem por acidente.

  • Fotomontagem Explorer F4
    A opção Fotomontagem Explorer é uma das opções mais importantes do PhotoLANDSCAPE. É uma ferramenta de simples manuseio, porém pouco utilizada.

    Pressione F4 na tela principal do PhotoLANDSCAPE 2002 e o programa irá apresentar a tela do Fotomontagem Explorer. Como teste você pode inserir duas plantas no seu projeto de fotomontagem. Em nosso teste, inserimos a CYRE (Cycas Revoluta). Essa planta possui mais de uma foto no banco de dados original do programa. Este dado é confirmado por um pequeno indicador à esquerda da foto desejada, na barra de fotos. Em seguida Pressione F4 e quando aparecer a janela do Fotomontagem Explorer, clique sobre este item, conforme mostra a figura abaixo:



    À direita aparecem as propriedades do item selecionado, que podem ser alteradas de acordo com as necessidades do projeto. Assim, o usuário pode trocar a foto da planta, bem como trancar e esconder itens, além de alterar a posição vertical/horizontal da foto e as coordenadas x/y na tela da fotomontagem.

    Caso você queira trocar a "Cycas Revoluta" por outra espécie, é possível fazer esta troca pelo Fotomontagem Explorer. Para isso, clique na aba Tabela de Itens e clique na planta a ser trocada. Em seguida, clique no botão Filtro e escolha a planta desejada.

  • Explorar Objeto Selecionado Ctrl + F4
    A opção Explorar o Objeto Desejado abre a tela do Fotomontagem Explorer, porém, mostrando opções de alterar apenas o item selecionado e não a fotomontagem toda.


  • Lixeira Ctrl + L
    O PhotoLANDSCAPE possui um recurso bastante interessante que é a Lixeira, quando uma entidade gráfica (como uma linha ou uma planta) é excluída ela vai para a lixeira do programa e só é realmente apagada quando você abre o arquivo novamente, ou quando você esvazia a lixeira. Por isto as plantas, pisos e equipamentos excluídos continuam aparecendo na listagem até serem realmente eliminados.

    Este recurso é especialmente útil para desfazer aquelas exclusões acidentais sem perder as alterações que foram feitas posteriormente, ou seja, não é preciso desfazer todos os passos realizados depois da exclusão acidental, basta abrir a lixeira e clicar sobre a entidade desejada. Caso você prefira, poderá esvaziar a lixeira e liberar da memória as entidades gráficas apagadas.


    Na quarta parte:

  • Duplicar Ctrl + D
    A opção Duplicar gera o mesmo resultado da opção Copiar, porém, cria uma cópia do item sem precisar de outro comando.

  • Carimbar Cópias Ctrl + B
    A opção Carimbar Cópias gera clones do item selecionado, não tendo limite para o número de cópias. Você pode usá-la para criar bordaduras e cercas vivas.



Na edição que vem, continuaremos explorando o PhotoLANDSCAPE .


Compartilhar:


Anterior Próximo

Cursos online ao vivo da AuE Software!

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
AuE Network
Dicas Técnicas
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 4 No 48 / Maio de 2008

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Parque Urbano Ibitinga SP

Ulisses Uliana Bething

Praça das Colunas Serra ES

Ulisses Uliana Bething

Parque Capivari

Ulisses Uliana Bething

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*