Dr Garden: o criador do Amantikir, jardins que falam

Autor: Regina Motta - Data: 12/03/2016

Em nossa Revista de Janeiro, 2016, publicamos uma matéria sobre o Jardim Amantikir. O que descobrimos, pesquisando na internet, deixou-nos encantados e não resistimos: Fomos a Campos do Jordão para conhecê-lo. E o que vimos nos surpreendeu grandemente pela criatividade, beleza, organização.

"Todo o projeto Amantikir está apoiado sobre três ideias que o parque busca transmitir a todos: Diversidade, Sustentabilidade e Educação. Assim, nosso objetivo é que todos os visitantes saiam do parque melhores do que entraram, levando consigo uma nova maneira de ver e se relacionar consigo mesmo e com a natureza." Dr. Garden

Dr Garden Amantikir



Nosso desejo de conversar com o criador deste paraíso, que é um exemplo de realização de um sonho, de empreendedorismo, de um Brasil que dá certo, amor à natureza e às pessoas, foi satisfeito.

Temos a certeza de que nossos leitores, que ainda não puderam conhecer o Amantikir, certamente procurarão conhecê-lo, depois desta entrevista que o DR. GARDEN, Walter Vasconcelos, nos concedeu.

foto Amantikir



AuE Paisagismo: Poderia nos contar um pouco de sua história? Como nasceu o Dr Garden?

Como Engenheiro Agrônomo, sempre desejei trabalhar em fazendas, porém voltando para Campos do Jordão, minha cidade natal, após estudar no Paraná, não encontrei grandes oportunidades na área agrícola.

Iniciei no paisagismo no ano de 1986, auxiliando na implantação de jardins de outros profissionais.

Na década de 90, já trabalhando em meu próprio escritório de paisagismo, notei que não gostava tanto de projetar ou implantar jardins. Meu verdadeiro prazer estava em encontrar soluções para os "problemas" dos jardins.

Assim criei o Dr. Garden, uma consultoria especializada em diagnosticar e corrigir os problemas dos jardins que, graças a Deus, foi um grande sucesso.

foto Amantikir



AuE Paisagismo: Como desenvolveu esta missão de "salvar os jardins"?

Minha formação agronômica foi muito sólida, assim detenho grandes conhecimentos sobre pragas, doenças, problemas de solo, manejo ou problemas físicos e fisiológicos das plantas.
Desse modo foi relativamente fácil "colocar a técnica a serviço da beleza".

Apesar de grandemente difundida a jardinagem no Brasil, a maior parte dos profissionais não possuem grandes conhecimentos sobre a Biologia de jardim e como prevenir ou corrigir boa parte dos problemas.

Foto Amantikir



AuE Paisagismo: O Amantikir é um sonho realizado e que ainda vai crescer muito. Como foi o início desta UTOPIA? Quais as principais dificuldades na trajetória?

Uma de minhas maiores paixões é viajar. Assim, tive a oportunidade de conhecer muitos jardins espetaculares em todo o mundo. Mas inevitavelmente, em cada um deles sempre me ocorria um pensamento: "Campos do Jordão merece ter um espaço assim".

Esse sonho ficou em incubação por muitos anos, até que em 2006, ano em que completei 45 anos, decidi que se não iniciasse a realização do sonho naquele momento, provavelmente ele nunca aconteceria.

Como não tinha os recursos necessários, busquei investidores que topassem a empreitada, e no início de 2007, com o apoio de 3 dos principais clientes do Dr. Garden, o sonho começou a se materializar.

Durante minha carreira trabalhei em mais de mil jardins, mas nunca havia feito ou participado de um projeto de jardim aberto ao público. Foram 4 anos (de 2007 a 2011) de aprendizado e formação de equipe, enfrentando dificuldades inexistentes em um jardim particular.

Foto Ivilea Andrade



Foto Ivilea Andrade

AuE Paisagismo: Quais as próximas metas para ele?

Em 2016 devemos abrir para visitação o espaço em homenagem a Rubem Alves que, além de amante dos jardins, foi um grande amigo; Também esperamos inaugurar em Julho o Jardim Arquitetônico, com elementos não vegetais que valorizam a estética paisagística.

Além disso, como o parque Amantikir está aberto a visitação durante todos os dias do ano, temos problemas em épocas de chuvas intensas pois a experiência acaba sendo prejudicada.

Para 2017 estamos planejando a implantação de uma grande área de exposição de plantas e jardins totalmente coberta, como uma grande estufa, onde os visitantes terão garantia de encantamento mesmo em dias muito chuvosos.

Foto Ivilea Andrade



Foto Ivilea Andrade


AuE Paisagismo: São vários jardins temáticos, como foi definido cada tema? E o processo de criação?

Tenho uma ligação muito forte com a energia de cada terreno, assim costumo dizer que não escolho o que fazer no espaço, é o terreno "que diz o que gostaria de ser". Por isso usamos no parque o Slogan: Amantikir - Jardins que falam.

Cada parte do terreno tem um diferente potencial, e analisando essa tendência, acabei implantando em cada um deles um jardim que melhor traduzisse esse potencial. Nesse processo sempre me inspirei em algum dos jardins que havia visto pelo mundo, e assim batizamos os espaços levando em conta os países que os inspiraram.

AuE Paisagismo: Você tem um preferido (ou mais de um) que gostaria de comentar?

Foto aue paisagismo



Foto auepaisagismo

Meu jardim preferido do Amantikir é o Jardins de Capins, pois mesmo sendo completamente despojado, rende visões lindíssimas durante as quatro estações do ano.
Também gosto muito do Espelho Dágua.

foto aue paisagismo



Foto auepaisagismo

AuE Paisagismo: Como é viabilizado e mantido o Amantikir, o Sr. Conhece outros jardins privados abertos ao público, no Brasil ou fora?

Durante os 5 primeiros anos de existência do parque Amantikir a receita de bilheteria foi insuficiente para cobrir todos os custos, assim os sócios tiveram que fazer constantes aumentos no capital. Nos últimos anos, o parque é economicamente viável, porém levaremos ainda muito tempo para o retorno do capital imobilizado.

Mesmo nos momentos mais difíceis, optamos por nunca reduzir a mão-de-obra pois sabíamos que a qualidade dos jardins, principalmente em termos de manutenção, seria o que nos levaria ao ponto em que estamos hoje.

Amantikir


Jardim Inglês

Mantemos a mesma equipe de jardineiros que implantou o parque até hoje. Temos um pessoal envolvido e engajado, que cuida dos jardins como se fossem seus donos e acho que muitos deles se sentem assim.

Jardins de Visitação são uma constante em toda a Europa e Estados Unidos. Os mais notáveis em minha opinião seriam o Butchart Garden na ilha vitória (Canadá) que recebe mais de um milhão de visitantes por ano e o Kew Garden próximo a Londres, um dos mais completos e antigos do mundo.

Amantikir


Labirinto

No Brasil, apesar de termos começado recentemente, já temos diversas iniciativas parecidas. O Jardim Botânico Plantarum, do meu amigo e grande especialista em Botânica Harri Lorenzi seria o melhor exemplo.

AuE Paisagismo: Quantas pessoas, em média, visitam o jardim durante o ano? Qual a época de maior afluência?

Amantikir



Em dias de grande movimento, o parque chega a receber mais de mil visitantes, mas existem também os dias em que são apenas 10 pessoas.Em média, recebemos 50.000 pessoas todos os anos.
Os períodos de maior movimento são as férias escolares, Janeiro e Julho.

AuE Paisagismo: Que conselhos o Sr. daria a quem pretendesse criar um jardim como o Amantikir?

O maior aprendizado que o Amantikir me concedeu foi que a implantação de um grande jardim pode ser rápida, relativamente simples e ter seus custos previsíveis, porém a manutenção pode custar muitas vezes mais do que o imaginado e ser muito mais complicada.


Como o Brasil ainda tem uma cultura incipiente para o paisagismo, sofremos muito vandalismo e furto de flores e até de plantas inteiras, além de pisoteio de canteiros em dias de grande movimento de pessoas.

Uma vez iniciado, um jardim é como um filho, mesmo que a partir de um ponto possa se virar sozinho, ele sempre vai precisar de atenção e carinho. Jardins são para toda a vida.

AuE Paisagismo: O sr. poderia deixar uma mensagem as pessoas que estão iniciando na profissão?

O paisagismo é uma arte que une a sensibilidade e a natureza. Após mais de 30 anos de dedicação a essas "duas senhoras" acredito que devemos usar toda nossa sensibilidade para entender e "atender"" os desígnios da natureza, e não tentar moldá-la.

Foto Ivilea Andrade



Foto Ivilea Andrade

Foto Ivilea Andrade



Foto Ivilea Andrade

Foto Ivilea Andrade



Foto Ivilea Andrade

Foto Ivilea Andrade



Foto Ivilea Andrade

Veja também:
* Um sonho que se tornou realidade: Amantikir - Jardins que falam
* Paisagista Marcio Pottratz e o paisagismo de Gramado RS Parte 2
* Paisagista Marcio Pottratz e o paisagismo de Gramado RS - Parte 1
* Entrevista: Paisagista Mauro Spagnhol: 40 anos da Spagnhol Plantas Ornamentais


Compartilhar:



Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: rogerio ceze maia - Data: 12/12/2018 12:40:00

estou encantado com esse mundo do paisagismo e da irrigação


AuE Responde: Que bom Rogério! O mundo da natureza, jardinagem e paisagismo é maravilhoso mesmo! Quer informações sobre os softwares? Mande seu telefone para comercial@auesoftware.com




Entrevista
Dr Garden: o criador do Amantikir, jardins que falam
Dr Garden: o criador do Amantikir, jardins que falam

Todo o projeto Amantikir está apoiado sobre três ideias que o parque busca transmitir a todos: Diversidade, Sustentabilidade e Educação

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE 2016 - Inserção de legendas e modificação na escala do desenho - parte 5 de 7
AutoLANDSCAPE 2016 - Inserção de legendas e modificação na escala do desenho - parte 5 de 7

Veja a quinta parte do tutorial de desenvolvimento de projeto, passo-a-passo, com o AutoLANDSCAPE 2016: Inserindo a legenda

HydroLANDSCAPE 2016 - Como configurar desenhos para os bocais
HydroLANDSCAPE 2016 - Como configurar desenhos para os bocais

Veja como cadastrar e configurar bocais para os aspersores no HydroLANDSCAPE.

PhotoLANDSCAPE 2016 - Criando uma apresentação de slide e vídeo
PhotoLANDSCAPE 2016 - Criando uma apresentação de slide e vídeo

Nessa matéria, mostramos como criar e exportar através de vídeo uma apresentação de slides usando o PhotoLANDSCAPE 2016.

LandMANAGER 2016 - Importando Arquivos de Projeto
LandMANAGER 2016 - Importando Arquivos de Projeto

Veja como importar arquivos de projetos do AutoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE para o LandMANAGER para fazer o gerenciamento da obra.

Novidades
IV Semana de Arquitetura Paisagista - UTAD 2016
IV Semana de Arquitetura Paisagista - UTAD 2016

A 4ª edição da Semana da Arquitetura Paisagista da Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro que decorrerá de 4 a 7 de Abril de 2016...

Notícias
Colonia del Sacramento, Uruguai, uma cidade que já fez parte do Brasil
Colonia del Sacramento, Uruguai, uma cidade que já fez parte do Brasil

A área onde se localiza a fundação portuguesa faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Resultado do concurso: "Duas Casas nas Ilhas Selvagens, Madeira".
Resultado do concurso: "Duas Casas nas Ilhas Selvagens, Madeira".

Concurso de Arquitetura em Portugal apresenta o resultado final

Parque Estadual Campos do Jordão promove Concurso Cultural

O Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ), completa 75 anos no dia 27 de março.Para celebrar a data preparou um Concurso Cultural.

Edição 2016 Festival Internacional Jardins de Allariz (FIXA)
Edição 2016 Festival Internacional Jardins de Allariz (FIXA)

"Os Jardins do Futuro" é o tema central da edição 2016 do Festival Internacional de Jardins de Allariz (FIXA),

XIII Festa da Primavera e Dia de Cultura em Liberdade
XIII Festa da Primavera e Dia de Cultura em Liberdade

O Jardim Botânico da Ajuda, Portugal, realiza a Festa em 23 e 24 de abril e 25 o Dia de Cultura em Liberdade

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 12 No 141 / fevereiro de 2016

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*