Leonardo Pace, gerente da Hunter Brasil fala sobre irrigação
Autor: Regina Motta - Data: 12/05/2015
Leonardo Pace, Gerente de Área - Brasil da Hunter, aceitou, gentilmente, o nosso convite para uma conversa sobre Irrigação.
AuE Paisagismo: Nossos leitores gostarão de conhecê-lo, conte-nos um pouco sobre você.
Leonardo Pace: Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Lavras - MG no ano de 1981. 34 anos de experiência na área de irrigação, tendo foco maior até o ano de 2003 em irrigação agrícola e a partir de 2004 em irrigação paisagística e desportiva. Desde Junho de 2012 sou o Gerente Nacional da Hunter Industries, tradicional fabricante de sistemas de irrigação com sede nos Estados Unidos, duas fábricas no México e atuação em mais de 125 países.
AuE Paisagismo: Qual a importância de um projeto de irrigação, principalmente nas regiões onde enfrentam forte seca no período de inverno ou que estão sofrendo com escassez de água como o Sudeste?
Leonardo Pace: Um bom projeto executado por um profissional capacitado é a melhor ferramenta para a perfeita instalação de um sistema de irrigação, atendendo a todos os requisitos de clima, solo e planta locais, com o objetivo final de se obter uma vegetação exuberante no caso do paisagismo e a garantia de maior produção com melhor qualidade dos produtos finais no caso de sistemas de irrigação agrícola. O objetivo é usar produtos que proporcionem a maior e melhor uniformidade de distribuição, resultando no menor consumo de água e energia elétrica.
AuE Paisagismo: Quais as dificuldades que você apontaria no exercício da profissão?
Leonardo Pace: A falta de capacitação técnica é um dos maiores obstáculos ao crescimento do segmento. Por isso acho fundamental a realização de treinamentos que venham proporcionar a profissionalização do maior número de pessoas possível, aumentando a credibilidade no setor e proporcionando a plena satisfação dos usuários finais.
AuE Paisagismo: Como você vê o panorama da irrigação no Brasil hoje? É um bom momento para os profissionais da área?
Leonardo Pace: A irrigação foi, é e sempre será uma ferramenta fantástica para assegurar o aumento da produção com um produto final de melhor qualidade, além de promover o incremento e a manutenção de áreas verdes, jardins e campos esportivos, garantindo o melhor aproveitamento para os seus respectivos usos e aplicações.
AuE Paisagismo: A sua Empresa Hunter promove cursos e treinamentos para Irrigação, contribuindo para que mais e mais profissionais atuem neste mercado. Quais os cursos previstos para os próximos meses?
Leonardo Pace: Dias 11 e 12 de Junho em Belo Horizonte e Curitiba, Recife e Fortaleza com datas ainda indefinidas.
AuE Paisagismo: Gostaríamos de saber mais sobre o Curso de Irrigação previsto para junho, em Belo Horizonte, onde a Aue Soluções dará uma aula sobre o nosso Software HydroLANDSCAPE.
O Curso terá dois dias de duração:
Dia 13 de Junho de 2015
Dia 14 de Junho de 2015
Aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no dia anterior utilizando-se o software HydroLANDSCAPE.
Para isso os alunos devem levar os seus notebooks já no sábado onde técnicos da Aue Soluções implantarão uma versão demo do software para que no domingo todos estejam aptos para acompanhar o treinamento que será ministrado por um técnico da própria Aue Soluções.
Requisitos básicos para a participação nesse Treinamento:
- Conhecimentos básicos de AutoCAD, desenhar em escala, organizar desenhos em layers, cortar linhas (TRIM), enfim básico 2D.
- Notebook, com 4GB de RAM, Windows7 ou Windos8, 50GB livres no HD e o AutoCAD 2012 ou superior já instalado.
AuE Paisagismo: A irrigação de projetos paisagísticos vem crescendo substancialmente no Brasil. Após revisar um número de opções em potencial para solucionar a escassez de água, conclui-se que a irrigação eficiente fornece benefícios significativos. Um bom projeto faz a diferença. Qual a sua opinião sobre o HydroLANDSCAPE?
Leonardo Pace: O primeiro passo é a capacitação técnica do projetista, onde ele tem que ter conhecimentos de hidráulica, de produtos e seus diferenciais, de botânica, solos e climatologia. O software é um complemento fantástico para agilizar o trabalho do profissional, tornando-o mais rápido na confecção de projetos e orçamentos, resultando em maiores probabilidades de sucesso no fechamento de negócios.
AuE Paisagismo: Com a sua experiência, o que você recomendaria a quem deseja se iniciar na área profissional de irrigação?
- Formação técnica ou universitária na área (Técnicos Agrícolas, Tecnólogos em Irrigação, Engenheiros Agrônomos, Agrícolas ou Civis, etc).
- Treinamento técnico dos Fabricantes
- Estágios com Empresas ou Profissionais já qualificados
- Atualização constante em produtos e recursos
- Participação em algumas instalações a nível de campo para visualizar situações em futuros projetos, fato que só com a prática é possível o sucesso no segmento.
Anterior Próximo