Projetando espaços livres

Autor: Paisagista Marcos Malamut - Data: 12/07/2016


Há cerca de 10 anos, sem que me desse conta imediatamente, fui inoculado pelo vírus do ensinar... Foi quando descobri o prazer de compartilhar minha experiência profissional com um público bastante diverso - de curiosos e amantes da natureza e dos jardins, a estudantes e profissionais das áreas de arquitetura, paisagismo, design de interiores, biologia e agronomia.

Hoje, através da Proflora, sigo atuando no desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Paisagismo, mas não deixo de ministrar cursos intensivos em todo o país, especialmente no Norte-Nordeste.

Proflora



Nossos cursos se distinguem pela abordagem profissional e pela abrangência do conteúdo, associados a uma linguagem simples e direta, o que torna efetiva a comunicação com pessoas das mais diversas formações e experiências.

Como resultado da permanente preocupação de ir além das regras e fórmulas prontas e demonstrar que Paisagismo é assunto que abarca outras questões além das ligadas à jardinagem e à ornamentação dos espaços externos, passamos a oferecer um de nossos cursos mais bem sucedidos: Projetando Espaços Livres.

Proflora



Nesse curso, apresentamos objetivamente métodos e critérios para o desenvolvimento de projetos de paisagismo através de aulas expositivas e, principalmente, de exercícios que estimulam a percepção espacial e a sensibilidade dos alunos. Ao final do curso, a parte mais aguardada: o processo de aprendizado se completa com a realização de um projeto monitorado.

Para o espanto de alguns, o foco deste curso não são as plantas, embora elas sejam importantes elementos de composição dos espaços O que de fato importa em Projetando Espaços Livres é a compreensão dos fatores que interferem na concepção de um projeto de paisagismo.

Proflora



O aprendizado ocorre no sentido de orientar a aplicação desses fatores de modo a obter projetos que modifiquem de maneira mais rica, profunda e significativa os espaços externos e a paisagem, elevando-os a outro patamar de qualidade.

Além disso, o conteúdo explicita as fortes relações do paisagismo com a arquitetura e com o desenvolvimento sustentável de áreas urbanas, de maneira a provocar mudanças que possam interferir diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Proflora



A modificação da forma de perceber o Paisagismo, ao tornar evidente seu potencial transformador e a abrangência de suas competências, é uma das principais características do curso, que abre novos horizontes aos seus participantes.

Ao mesmo tempo, ao desenvolver suas sensibilidades e seu senso critico, o curso transforma as experiências presentes e futuras dos alunos em oportunidades contínuas e permanentes de aprendizagem.

É interessante citar que Projetando Espaços Livres é também bastante procurado por arquitetos, interessados em preencher lacunas de seus cursos de graduação.

Proflora



É fundamental para o arquiteto saber lidar com paisagismo, mesmo que ele não pretenda oferecer esse serviço em seu portfolio. Isso porque, inevitavelmente, ao planejar uma edificação, o arquiteto definirá também os espaços não edificados e, portanto, entrelaçará os espaços construídos aos que restarão livres.

A própria forma de conceber a edificação, que corresponde ao projeto de arquitetura propriamente dito, se modifica pelo entendimento pleno das relações que se pretende estabelecer entre os espaços edificados e os não construídos, enriquecendo o resultado do projeto de forma bastante significativa.

Proflora




DO CURSO AO LIVRO

Como desdobramento da proposta do curso Projetando Espaços Livres, surgiu um livro: Paisagismo - Projetando Espaços Livres (Editora Livro.com, 2011) que, da mesma maneira que o curso, propõe uma leitura do paisagismo que ultrapassa sua superfície mais imediata e visível, as plantas e seu papel decorativo.

O livro se distingue da maior parte das publicações na área ao apresentar uma visão do Paisagismo construída a partir da percepção espacial dos usuários. Essa abordagem permite resultados mais transformadores, além de valorizar o papel do profissional da área ao definir uma maior abrangência para a sua atuação.

Proflora



A publicação se organiza em 12 capítulos, onde procuro explicar e desmitificar temas como a importância da paisagem, o espaço como objeto de trabalho, as relações entre percepção e espaço, as possibilidades de configuração espacial, a preocupação com estilos e com linguagem.

O livro aborda, ainda, temas como a lógica e a importância de se planejar os espaços livres, os vazios, já que é neles onde a vida acontece. Mais adiante, no capítulo Paisagismo para pessoas e não para plantas, destaco a importância da noção de que projetos de paisagismo tem como objetivo fundamental criar espaços para as pessoas, ainda que frequentemente construídos com plantas.

É uma grande satisfação saber que a publicação tem sido de extrema utilidade, sobretudo para estudantes e profissionais, por apresentar de forma prática os fundamentos que efetivamente norteiam o desenvolvimento de um projeto de paisagismo, com linguagem simples e o apoio de ilustrações didáticas.

ENTENDENDO O JARDIM: COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM JARDIM

Paralelamente ao curso Projetando Espaços Livres, e de forma complementar a este, oferecemos também na Proflora o curso Entendendo o Jardim. Voltado para um público bastante heterogêneo, esse curso atende a todos que desejam compreender melhor os processos de formação e manutenção de um jardim.

Proflora



O conteúdo programático envolve noções de botânica aplicada, solos, adubação, rotinas de manutenção, além da identificação e controle de pragas. Parte significativa do curso trata de apresentar das características e cuidados de diversas espécies de plantas ornamentais e da relação delas com cada tipo de ambiente, orientando escolhas de forma mais consciente e sustentável.

Um dos objetivos mais importantes do Entendendo o Jardim é aprimorar a forma como nós nos relacionamos com as plantas, a partir do entendimento de que elas são seres vivos e complexos.

Pode parecer óbvio, mas muitas dificuldades cotidianas na formação e cultivo de jardins se originam da falta de entendimento dos mecanismos e das necessidades que as plantas têm para sobreviver, das diferenças entre os ambientes e suas particularidades de cada espécie.

Nesse momento estamos trabalhando num novo desdobramento desse curso que, em breve, será oferecido no formato de ensino à distância, através de videoaulas.

Acompanhando a expansão e as facilidades promovidas pelos avanços tecnológicos, a Proflora agora poderá também a atender aos que, por custo ou dificuldades logísticas, preferem não deslocar-se para participar de um curso presencial, assistindo às aulas no local e no horário de sua conveniência. É mais um grande passo, que nos entusiasma e enche de orgulho!

Para mais informações sobre os cursos Projetando Espaços Livres, Entendendo o Jardim e a compra do livro Paisagismo - Projetando Espaços Livres, acesse o nosso portal proflora.com.br.

*Marcos Malamut é arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade de São Paulo (FAU-USP/1993), especialista em Plantas Ornamentais e Paisagismo (UFLA/2009).

Desde 2005 coordena as atividades da Proflora, desenvolvendo projetos de paisagismo e ministrando cursos e palestras para amadores, estudantes e profissionais de áreas relacionadas ao planejamento dos espaços livres.

www.proflora.com.br

proflora@proflora.com.br

Você gostará também:

Paisagista Marcos Malamut lança seu livro: Paisagismo: Projetando espaços livres

Arquiteto Paisagista Marcos Malamut: projetos e Curso Proflora

Marcos Malamut fala sobre os benefícios dos projetos para o ser humano e o espaço urbano


Compartilhar:


Anterior Próximo

Veja como aliar tecnologia ao ensino de paisagismo e irrigação

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Lançamentos
Visite o estande da Aue Software na Garden Fair!
Visite o estande da Aue Software na Garden Fair!

Com a missão de fomentar o Mercado de flores e plantas, a Enflor Garden Fair se prepara para mais uma edição.

Entrevista
Entrevista: Márcio Garcia e a Água Viva Lagos e Paisagismo
Entrevista: Márcio Garcia e a Água Viva Lagos e Paisagismo

Hoje as pessoas conseguem enxergar no paisagismo uma forma de reintegrar a natureza ao seu estilo de vida.

Ensino de paisagismo
Projetando espaços livres
Projetando espaços livres

Marcos Malamut é arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade de São Paulo (FAU-USP/1993)Desde 2005 coordena as atividades da Proflora

Dicas Técnicas
LandMANAGER 2016 - Detalhando a tela de Planejamento
LandMANAGER 2016 - Detalhando a tela de Planejamento

Veja a tela de planejamento do LandMANAGER e quais são os recursos disponíveis para o planejamento e controle das atividades do projeto.

AutoLANDSCAPE 2016: Como converter linhas comuns em polylines no AutoCAD
AutoLANDSCAPE 2016: Como converter linhas comuns em polylines no AutoCAD

Saiba como converter linhas em polylines no AutoCAD para utilizar alguns dos recursos de paisagismo do AutoLANDSCAPE 2016.

HydroLANDSCAPE 2016 - Aprendendo a utilizar o software - Parte 1

Primeiros passos para uma boa utilização de todos os recursos de irrigação do HydroLANDSCAPE 2016

Sistema AuE Paisagismo: Compatibilizando projetos com Filtro LND
Sistema AuE Paisagismo: Compatibilizando projetos com Filtro LND

Nesta matéria é ensinado com filtrar por arquivos LND nos programas de paisagismo e irrigação da AuE Software

Novidades
Os Modismos no Paisagismo
Os Modismos no Paisagismo

O paisagismo, assim como a moda é influenciado/afetado por um "modismo", uma tendência avassaladora, uso de determinada planta; estilo de jardim, etc.

Notícias
4º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística
4º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística

São Paulo, no Auditório Ariosto Mila da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/FAUUSP.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 13 No 145 / Junho de 2016

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*