Um dos principais acervos do Brasil: Jardim Botânico Plantarum

Autor: Equipe Jardim Botânico Plantarum - Data: 19/04/2018

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum

APRESENTAÇÃO:

Capitular Situado na área urbana de Nova Odessa (Região Metropolitana de Campinas), a cerca de 120 km da Cidade de São Paulo - SP, Brasil, o JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM (JBP) é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. Foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi.

Com objetivo de conhecer a flora brasileira para sua popularização e poder contribuir para a sua conservação, o pesquisador percorreu, por mais de 40 anos, a maior parte dos ecossistemas do Brasil, em expedições científicas patrocinadas por sua Empresa, o Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, destinadas ao levantamento, catalogação e coleta de plantas nativas, principalmente com potencial econômico e ameaçadas de extinção. Como resultado de seu trabalho, publicou a quase totalidade dos livros sobre identificação de plantas em estilo popular no Brasil nos últimos 35 anos e sentiu-se motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto de suas pesquisas e coletas, hoje com mais de 4 mil espécies.

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum

PESQUISA:

"Jardim botânico" é uma coleção organizada de plantas, no qual grupos botânicos específicos são cultivados em uma determinada área, de forma esteticamente aceitável e devidamente identificados. No JBP esses requisitos são rigorosamente seguidos, contendo até o presente momento mais de 4.000 espécies vegetais dos mais diferentes grupos botânicos (principalmente da flora brasileira), organizados na forma de diversos jardins temáticos sobre uma área de cerca de 80 mil m² e cuidadosamente identificadas.

Alguns grupos botânicos são bem representados no JBP através do cultivo de quase todas as espécies conhecidas da ciência e ocorrentes em território brasileiro. Nesse particular destacam-se as plantas das famílias Arecaceae (Palmae), Araceae, Acanthaceae, Cactaceae, Gesneriaceae, Amaryllidaceae, Begoniaceae e Zingiberales (Heliconiaceae, Marantaceae, Costaceae e Zingiberaceae). Como grupos não formais, o JBP cultiva a maior coleção de espécies arbóreas do país, uma significativa coleção de plantas aquáticas, plantas medicinais e aromáticas, trepadeiras ou lianas, gramíneas ornamentais, além de uma interessante coleção de plantas alimentícias não convencionais (PANC).

Tendo como principal objetivo a conservação da flora brasileira, o JBP tem particular preocupação com grupos e espécies de plantas ameaçadas de extinção, tendo no seu acervo cerca de 165 espécies citadas como "em perigo" na lista oficial de plantas ameaçadas de extinção, havendo inclusive algumas já extintas na natureza.

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum

LINDOS JARDINS:

Mas não é só de acervo científico que é composto o JBP. Visando proporcionar também lazer contemplativo de qualidade a todos os visitantes, os mais lindos jardins do Brasil são encontrados aqui: jardins temáticos de grupos específicos de plantas ornamentais, jardins aquáticos, lagos ornamentais, jardins rupestres, jardins verticais, bosques e amplos gramados bordados por canteiros extremamente coloridos com espécies floríferas anuais e perenes.

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum



Curso VII Plantarum

Veja também

  • Da série Jardins da América Latina: Jardim Botânico de Medellin
  • Treepedia, a possibilidade de encontrar a cidade mais verde do mundo
  • As torres Jean Nouvel em Sydney têm jardins verticais e um grande refletor de luz solar
  • O belíssimo paisagismo do centro comunitário de Toronto
  • Conheça o Kenroku-en Garden, um jardim que possui muita história para contar


    Compartilhar:





  • ---
    Paisagismo digital: Tudo sobre paisagismo e Jardinagem
    Conheça os softwares da AuE
    Guia: Destaque-se no mercado de paisagismo
    AuE Network - descubra como usar o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE como vitrine de seus produtos !
    Porque você precisa começar a utilizar um software para paisagismo agora!

    Inclua seu banner aqui

    Enquete
    Qual é o seu perfil?






     

    Todas as enquetes


    Conversar no Whatsapp