Da série Jardins da América Latina: Jardim Botânico de Medellin

Autor: Maria Paula Cárdenas - Data: 19/04/2018

Jardim Botânico de Medellin


Capitular Fundado em 1972, o Jardim Botânico de Medellín Joaquín Antonio Uribe é um museu vivo de prazer tanto ornamental e científico-educacional, localizado na zona norte da cidade dentro do complexo urbano do Parque del Norte, a Estação Universidade, o Planetário, o Parque Explora e o Parque de Los Deseos.

Jardim Botânico de Medellin


O Jardím tem coleções cientificamente organizadas no Herbario JAUM, onde coleções secas são preservadas; essas coleções documentais estão contidas na Biblioteca Andrés Posada Arango; enquanto coleções vivas de plantas de vários grupos e espécies são encontradas no resto do jardim.

O conjunto de coleções vivas está setorizado para facilitar o tour dos visitantes, em uma classificação simples que permite aproveitar e aprender das plantas. Podem se observar plantas ornamentais para fins de exposição, plantas usadas com elementos estruturais, coleções temáticas e coleções de conservação que se referem a alguma categoria de risco de extinção.

Jardim Botânico de Medellin


No edificio científico funciona a biblioteca, o herbário, os inicios do laboratorio de biotecnología vegetal e os serviços administrativos.
Fonte: Rede diária de bibliotecas, biblioteca Andrés Posada Arango

O conceito arquitetônico usado nas construções do jardim procuram contrastar a dureza do cimento, com a beleza da natureza que se desdobra quando a estrutura é atravessada, fazendo com que desde o edifício de acesso seja levado em conta a dinâmica de interação com o ambiente. O edifício científico de 50 metros de comprimento por 30 de largura e 12,50 de altura, é onde funcionam a biblioteca, o herbário, o início do laboratório de biotecnologia vegetal e os trabalhos administrativos.

Jardim Botânico de Medellin


Orquideograma



O orquideograma surpreende pela estrutura de seu teto de madeira, que a partir de figuras hexagonais se assemelha a união de grandes pétalas ou favos de mel, sendo uma arquitetura que adiciona sentido ao lugar e dá riqueza visual ao jardim. Como um pátio tropical, no interior do grande salão aberto destacam-se várias ilhas, agrupando, entre outras plantas, calateas, orquídeas, antúrios, balas, bromélias, samambaias e palmeiras.

Jardim Botânico de Medellin


De uma arquitetura muito sóbria, o pátio da azaléias preserva uma condição de claustro com amplos corredores, telhados de telha e pátios com azaléias coloridas com nuances como as tradicionais casas de Antioquia. Podem se ver árvores de mogno, guayacán, ceibas, palmas e saman através das rotas de caminho, palcos de teatro ao ar livre e diversidade de fauna dentro do jardim.

Jardim Botânico de Medellin


Vários eventos acontecem dentro do local, como sessões de yoga todos os domingos às 10h, no primeiro domingo de cada mês, um Green Market, onde os moradores vendem seus produtos orgânicos e alguns programas e festivais diferentes que acontecem durante o ano.

Para saber mais sobre este lugar, pode verificar em Botanico Medellin

Todos os direitos autorais das fotos usadas neste artigo são do jardim botânico de Medellín e extraídos do seu site oficial.

Veja também

  • Fatores do Paisagismo que afetam a percepção do ambiente
  • Treepedia, a possibilidade de encontrar a cidade mais verde do mundo
  • As torres Jean Nouvel em Sydney têm jardins verticais e um grande refletor de luz solar
  • O belíssimo paisagismo do centro comunitário de Toronto
  • Conheça o Kenroku-en Garden, um jardim que possui muita história para contar


    Compartilhar:





  • ---
    Paisagismo digital: Tudo sobre paisagismo e Jardinagem
    Conheça os softwares da AuE
    Guia: Destaque-se no mercado de paisagismo
    AuE Network - descubra como usar o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE como vitrine de seus produtos !
    Porque você precisa começar a utilizar um software para paisagismo agora!

    Inclua seu banner aqui

    Enquete
    Qual é o seu perfil?






     

    Todas as enquetes


    Conversar no Whatsapp