AutoLANDSCAPE 2018: Inclusão de novos blocos usando o DWGsManager
Autor: Camila Innocêncio - Data: 09/01/2018
O AutoLANDSCAPE 2018 assim como os demais programas de Paisagismo da AuE, possui um banco de dados amplo, com várias opções de representação para os itens cadastrados no sistema. Porém, caso você queira incluir novos desenhos em cad para representar os itens já existentes no banco de dados, é muito simples, e na edição da Revista AuE Paisagismo digital deste mês veremos como realizar este procedimento.
Primeiramente, devemos fazer alguns ajustes no nosso arquivo de CAD que contém o bloco a ser inserido. Digite o comando "Dist" no cad e meça o objeto, para garantir que o mesmo está em metros.
Em seguida, é preciso localizar o ponto central do objeto para definirmos o "Insertpoint" (ponto por onde o bloco será inserido no desenho). Para facilitar, podemos utilizar o comando "xline" clicando nos pontos médios das linhas verticais e horizontais do objeto. Ao realizarmos este procedimento obtemos duas linhas-guia, e no ponto onde elas se cruzam é definido o "insertpoint".
O próximo passo é mover a origem do UCS (coordenadas X e Y do CAD), para o centro do objeto e em seguida excluir as linhas-guia.
Precisamos ainda configurar as coordenadas deste ponto de inserção do objeto no cad e para isso devemos digitar o comando "BASE" e escrever "0,0,0".
Devemos ainda dar dois cliques com o botão "scroll" do mouse para ajustar o zoom no objeto e depois clicar na aba de opções do AutoCAD.
Na janela que foi aberta, devemos selecionar a aba "Open and save" e na opção "File save" escolha a opção "AutoCAD 2010/LT2010 Drawing". Em seguida clique em "Apply" e feche o AutoCAD.
Com o desenho ajustado, o próximo passo é incluí-lo no banco de dados e para isso, na tela inicial do LANDOFFICE 2018, clique na opção "DwgsManager".
No lado direito da tela devemos selecionar o tipo de item e de representação que queremos incluir, neste caso selecionaremos a opção "Mobiliário" e "planta baixa".
Devemos agora digitar no filtro de buscas o código do item existente no banco de dados para o qual queremos associar mais uma representação além daquelas já existentes no sistema. Neste caso digitaremos "EN.MA1" para adicionar um novo bloco ao pergolado referente a este código.
Após selecioná-lo, devemos clicar em "Incluir" e selecionar a opção "Inclui copiando a ficha do desenho atual".
Na janela que será aberta, na aba "Desenho" clique no ícone com o símbolo da pasta e selecione o arquivo de cad com o bloco que ajustamos anteriormente.
Edite o nome do arquivo, confira categoria ( se está correspondendo ao tipo de representação que se quer inserir), e selecione o acabamento ( se o desenho é colorido, preenchido ou em degradê). Por último, no campo "Tema" procure o código do item do banco de dados no qual associaremos mais este desenho. Neste exemplo , selecionaremos novamente o código "EN.MA1".
Para finalizar, escolha a cor do objeto e clique em "Ok".
Pronto! Agora ao buscarmos o item no AutoLANDSCAPE o bloco cadastrado no banco já estará disponível para inserção em seus projetos.
Veja também:
AutoLANDSCAPE e VisualPLAN:Aprenda a utilizar a ferramenta Plantação e inserir hachuras com Polyline
Conheça as hachuras exclusivas do AutoLANDSCAPE e melhore a representação de seus projetos no CAD
AutoLANDSCAPE aliado ao VisualPLAN: Projetos mais realísticos
Como utilizar a nova plataforma VisualPLAN através do AutoLANDSCAPE 2018
AutoLANDSCAPE 2018: Como criar platôs e taludes com o auxílio do VisualPLAN
AuE 2018: Integração de projeto com HydroLANDSCAPE, AutoLANDSCAPE e VisualPLAN
Anterior Próximo