É tempo de floração dos Ipês
Autor: Diego R. Gonzaga - Data: 09/08/2013
Em todo canto que se olhe nas ruas, não há como não notar a presença dos ipês. Ao longo do ano, essas árvores se passam desapercebidas aos nossos olhos pelas copas totalmente providas de folhas bem verdes, e quando suas folhas começam a cair, pela proximidade do outono e inverno, é o sinal de que as flores estarão por surgir. De julho a setembro, os ipês estarão florescendo por toda parte, sua floração se torna vistosa devido a ausência de folhas.
De diferentes cores, muitas espécies são usadas na arborização urbana, ao longo de ruas, ou como elementos isoladas em praças e parques.
As três cores mais vistas são as de flores amarelas, rosas e brancas. Em sua maioria os ipês-amarelos, estão em maior abundância pelas cidades pelo fato de ter a flor símbolo do Brasil.
Tabebuia roseoalba
Foto: Guilherme Motta
Desde 1961 tem como sua flor-símbolo, o Ipê-amarelo (Tabebuia sp.) pertencente à família Bignoniaceae, que desabrocham suas flores no inverno entre os meses de julho a setembro, ficando totalmente desprovida de folhas, dando espaço a belas flores. Encontrada em todas as regiões do Brasil, tolera diversos tipos de climas. Suas flores são visitadas por aves, e em especial por beija-flores.
Produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.
Handroanthus chrysotrichus
Foto: Guilherme Motta
Handroanthus impetiginosus
Foto: Guilherme Motta
Leia também: As plantas que são símbolos nacionais no Brasil, Argentina e Portugal.
Anterior Próximo