Anegrid dos Santos: A vencedora do VI Concurso de Fotomontagem
Autor: Jéssica de Souza - Data: 15/06/2021
Este mês a Revista AuE Paisagismo entrevistou a vencedora do 1° lugar do Concurso de Fotomontagem de 2021 Anegrid Lucila Gnich Dos Santos. A agricultora mora na região de Victor Graeff, Rio Grande do Sul, e é proprietária da Delane Floricultura.
Na nossa conversa ela conta um pouco sobre como é o paisagismo na sua região, as etapas que segue na hora de projetar um jardim para seus clientes e como foi participar do concurso.
Confira:
Aue Paisagismo:Para começar, fale sobre como você vê sua trajetória na área de Paisagismo.
Anegrid dos Santos: Venho de uma região bem rural, bem afastada onde as mulheres têm dificuldades de se realizar profissionalmente. E fico muito grata a Deus por eu, uma mulher agricultora, conseguir realizar meu sonho e abrir meu negócio.
Teve uma época que pensei em parar com a floricultura. Mas o apoio dos meus pais, do meu marido, dos meus filhos foi muito importante para me dar forças para continuar e chegar onde estou hoje.
A Delane Floricultura cresceu muito. Hoje temos muitos projetos já realizados onde os clientes estão muito satisfeitos com o resultado e outros projetos em execução.
Aue Paisagismo:Conte como é a questão do Paisagismo em Victor Graeff.
Anegrid dos Santos: A cidade evoluiu bastante se for comparar quando comecei com a floricultura. A evolução partiu do projeto da praça e foi expandindo. Hoje a prefeitura consegue ver que um jardim não é somente ciprestes podados, e sim todo um conjunto de plantas, flores, tudo organizado. Tanto que somos conhecidos pela topiaria nas praças.
E com a praça florida as pessoas se inspiram a levar o jardim para dentro de suas residências também. O interior não é mais somente um pedacinho de grama plantado na frente das casas e o resto plantação de milho e trigo, agora é uma horta mais elaborada, um paisagismo organizado.
O paisagismo está crescendo muito no que diz respeito a locais com jardins e pessoas trabalhando na área.
Aue Paisagismo:E como você vê o paisagismo atualmente no geral, se for comparado a anos atrás?
Anegrid dos Santos:Uma das mudanças que vejo esta questão da escolha dos tipos de flores que as pessoas escolhem ao plantar pois antigamente optaram por plantas anuais e hoje, devido a correria do dia-a-dia, ocorreu a troca pelas permanentes.
Mas a grande maioria das mudanças são positivas no que se diz respeito ao capricho dos jardins, na organização, na qualidade de vida que esses espaços trazem, ser uma fonte de renda.
Se for citar algo negativo eu diria a questão do valor que se dá aos jardins. Algumas pessoas possuem maravilhas em sua casa e não valorizam o espaço, não interagem com a natureza ao seu redor.
Em todos os meus projetos eu crio esse vínculo do cliente com o jardim, para que ele possa cuidar do espaço.
Aue Paisagismo:Para você, o que o paisagismo agrega na vida das pessoas?
Anegrid dos Santos: Quando você reserva um tempo para cuidar do seu jardim, da sua horta, consegue entender o quanto o simples é importante. Observar a planta se desenvolvendo, ajudar nesse processo, isso traz melhorias na qualidade de vida das pessoas. Sabe-se que ajuda até em questões relacionadas à depressão pois você ocupa a sua mente com belas coisas e deixa a tristeza de lado.
Aue Paisagismo:Quais etapas que você segue na hora de projetar?
Anegrid dos Santos:A primeira etapa seria visitar o cliente para poder pensar em um projeto. Ver o espaço que o terreno tem, clima, onde tem bastante sol e sombra, qual o tamanho da casa. Depois é conhecer o cliente, saber sobre ele e a família, sua realidade e gostos.
É pensar no projeto para cliente, que condiga com sua realidade de vida, não somente ali no projeto pronto, mas também na manutenção do mesmo depois. Algo que não gere transtornos.
Com as idéias na mente eu esboço os croquis e repasso para minha funcionária Amarilis. Ela é a responsável por desenhar o projeto no PhotoLANDSCAPE. Através das imagens geradas do projeto eu vou enviando pelo whatsapp ao cliente até, por fim, fechar o contrato.
Aue Paisagismo: Quais são os desafios que você encontra na hora de projetar?
Anegrid dos Santos: Atualmente com o software não tenho muitos problemas com meus projetos. Os problemas que surgem são aqueles básicos de qualquer jardim, ao cavar encontrar entulho e ter que aumentar em mais 2 dias o processo que estava sendo realizado, trocar uma tubulação, etc.
Aue Paisagismo: O que é necessário fazer para conquistar o cliente e fechar o projeto?
Anegrid dos Santos:Para conquistar o cliente você tem que conhecer ele, sua personalidade, e com isso você vai saber quais espécies de plantas poderá usar. Mas o mais importante de tudo é trabalhar com sinceridade, saber dizer ao cliente que o desejo dele não é possível projetar, mas que traremos outras opções semelhantes que façam com que ele se sinta bem no local, um ambiente feito para ele.
Aue Paisagismo:Como usuária do PhotoLANDSCAPE, quais os benefícios que o software te trouxe ao longo desse tempo?
Anegrid dos Santos:Faz 9 anos que possuo o software mas, no início, não utilizava muito por falta de tempo. Quando resolvi continuar com a floricultura contratei uma profissional para trabalhar com o PhotoLANDSCAPE e até hoje a Amarilis está responsável por transformar meus croquis em representações digitais.
Isso facilitou muito para que o cliente conseguisse visualizar melhor minhas ideias e, a facilidade de enviar as imagens por whatsapp, trouxe mais rapidez para fechar projetos.
Projeto Vencedor do 1° Lugar do Concurso de Fotomontagem. Fonte: Anegrid dos Santos
Aue Paisagismo:Como soube do concurso de fotomontagem da Aue?
Anegrid dos Santos: Quem fica mais por dentro dos assuntos das redes sociais e tecnologias do gênero aqui na empresa é a Amarilis. Ela veio conversar comigo sobre a ideia de participar e eu topei.
Aue Paisagismo:E sobre a escolha do projeto vencedor. Por que optou por esse projeto em específico?
Anegrid dos Santos:O projeto da casa da Angélica era um projeto que eu já estava trabalhando na época e estava bem satisfeita, então optei por concorrer no concurso com ele.
Projeto Jardim da Angélica - Fotomontagem. Fonte: Anegrid dos Santos
Projeto Jardim da Angélica - Pronto. Fonte: Anegrid dos Santos
Saiba mais sobre o Projeto Jardim da Angélica.
Veja também
Marcelo Nascimento e sua paixão por orquídeas
Pamela Valdés e seu paisagismo sustentável
Arquiteto Vanderlan Narciso e sua visão sobre a importância do paisagismo
Anterior Próximo